O SENHOR do Egito: A Primeira Praga (2)

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript
INTRODUÇÃO
As pragas são o juízo do próprio Deus soberano. Não são obra do diabo, mas do SENHOR.
As pragas são o início de uma guerra contra os falsos deuses do Egito.
As pragas são o castigo pela desobediência.
As pragas são os meios pelos quais Deus está salvando o seu povo, ao punir seus inimigos.
As pragas seguem um padrão, de 3 ciclos de 3 pragas, e uma ao final. Na primeira praga de cada ciclo Moisés e Arão encontram o Faraó pela manhã no rio, e na segunda de cada ciclo fora do rio. Na terceiro eles estão afastados do Faraó talvez numa ação simbólica.
1. As exigências do SENHOR (vs. 14-16)
Obstinado. Obstinação e a Lei de Deus. A desobediência é não se conformar ao caráter de Deus. A rebeldia revela o coração. O coração obstinado é o coração rebelde e arrogante.
Manhã. Esse é um padrão sempre no inícios das sessões de pragas. Moisés, nas primeiras pragas de cada sessão encontra o Faraó pela manhã no rio.
Bordão. O mesmo bordão que se torna em serpente, é usado para julgar. A “serpente” que tragou as serpentes do Faraó, agora irá ferir as águas do rio Nilo. Deus estabele o meio que ele escolhe para manifestar seu poder.
Deixa ir. Deus não desistirá de seu propósito. Ele não aceita barganha, desobediÊncia, e não demonstra falsa tolerÂncia. Ele fará o que disse que faria, isso é maravilho para alguns, e terrível para outros. O Faraó saberá que a desobediência leva ao juízo, e a culpa era dele.
2. As aflições do Egito (vs. 17-21)
Nisto saberás. O conhecimento de Deus é a finalidade dos seus juízos. A salvação, o juízo e o conhecimento de Deus estão juntos. e não há nada maior do que isto: conhecer ao SENHOR, e prosseguir em conhecê-Lo. E mais, que Deus era o SENHOR do Egito.
Ferirei. As águas do Nilo se tornariam em sangue. Esta é a primeira praga. O rio Nilo era a fonte da subsistência dos egípcios, de onde tiravam seu principal alimento, os peixes, de onde tiravam a água, de onde tiravam sua fonte de renda, e também uma das ou talvez a principal fonte da sua idolatria. Pelo menos 3 deuses estavam associados ao rio: Osíris, Nu e Hapi.
Sangue.
A água tornada em sangue é um sinal claro de que a desobediÊncia leva à morte;
Devemos nos lembrar que, semelhantemente Jesus fez seu primeiro sinal miraculoso transformando água em vinho (João 2:7-9), o sangue da nova aliança, indicando que por seu sangue ele traria salvação;
A praga também deve nos remeter ao juízo final, em que Deus transformará muitas águas em sangue (Apocalipse 16:3-7).
Madeira e pedra. Aqui a palavra vaso não aparece no original. Literalmente ele estaria dizendo que haveria sangue “na madeira e na pedra”. Isso talvez seja uma referÊncia aos falsos deuses, feitos de madeira e pedra. As pragas são um anúncio do conflito e da vitória do SENHOR, o único Deus vivo e verdadeiro, sobre os falsos deuses. Osíris, Nu e Hapi estão sendo derrotados.
3. A obstinação do Faraó e dos Egípcios (vs. 22-25)
Os magos.
Estes homens foram instrumentos para a dureza do coração do Faraó. Paulo os usa como padrão dos falsos profetas (2Tm 3:8)
Satanás também pode fazes sinais, como ele o fará e tem feitos nos últimos dias;
Satanás busca imitar a Deus naquilo que faz, com o fim de enganar;
Endureceu. A dureza do coração chega a tal ponto, e não dar crédito nem mesmo aos sinais miraculsos. Como será no fim (Apocalipse 9:20-21; 16:9)
Os egípcios. Todo o povo, não apenas o Faraó, não se arrependia. Não apenas um homem tirano, mas um povo inteiro está contra os filhos de Deus.
APLICAÇÕES
As Palavras de Deus está viva, e ela é direcionada a nós. Devemos obedecer tudo o que Deus ordenar, e não sermos como o Faraó, que, sendo obstinado, sabendo exatamente o que devia fazer, não obedeceu ao SENHOR e foi tragado, primeiro pelo seu próprio pecado que o dominava completamente, depois pelo poder de Deus;
As aflições podem ser uma mensagem de Deus para que nós abandonemos a nossa postura de rebeldia, e os nossos falsos deuses. Deus talvez esteja gritando ao seu coração através das dificuldades, para que você O obedeça;
Cuidado com as mentiras do diabo, que enche os nossos olhos com sinais e maravilhas. Você pode estar vendo ou vivendo alguma coisa que você está achando maravilhoso, que lhe dê prazer e condição, talvez um trabalho, talvez uma paixão, talvez um programa ou série de televisão, que está na verdade dominando e enganando você e levando você do cativeiro à destruição. Abandone já, não ouça os falsos profetas, os mágicos mensageiros de satanás, não busque o prazer, busque a obediência. Busque a Deus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more