Atos 16:16-40: O Poder Transformador do Evangelho e a Formação da Igreja de Filipos
Atos • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 19 viewsNotes
Transcript
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Qual seria para você a maior evidência do poder da Palavra de Deus? Sem dúvida você deve pensar na Criação do mundo, e nos milagres e prodígios que revelam o poder de Deus. Mas o maior sinal é, sem dúvida, um coração transformado. Não há nada difícil para Deus, mas se pudermos colocar um nível de dificuldade nas coisas, nada é mais complicado do que mudar o coração de um pecador. Isso, só o Evangelho pode fazer.
16-18 >>
espírito adivinhador. Em Filipos havia um santuário de Delfos, de onde se recebiam os oráculos dos deuses. Era dito que lá existiu um demônio chamado Píthon, uma serpente, que protegia o santuário, e Apolo, o deus da profecia, matou a serpente. Essa serpente possuía os homens dando-lhes a capacidade de advinhar o futuro.
grande lucro. A jovem era escrava de satanás e da ganância dos homens. O opressor age em parceria com o diabo.
clamava. a jovem endemoniada falava a verdade enquanto seguia os missionários. O diabo pode falar a verdade, mas com o fim de enganar e prejudicar a obra de Deus.
retira-te. Paulo se irritou e mandou que o demônio saísse. Aquela jovem foi liberta de um espírito maligno, e a Pregação do Evangelho foi protegida.
19-24 >>
a esperança do lucro. Parece que o demômnio saiu da jovem, mas entrou em seus senhores. A cobiça anda com a indiferença, e objetiva o ser humano. Para eles, aquela jovem era apenas uma coisa que eles usavam. Houve portanto, uma tranformação espiritual e uma social a partir daquele exorcismo. O lucro ilícito em detrimento da vida de alguém foi interrompido.
perturbam nossa cidade. Eles mentiram quando disseram que estavam preocupados com os costumes. Sua grande preocupação era o lucro que o diabo lhes trazia.
mandaram açoitá-los. Os pretores, juízes romanos responsáveis por julgar essas situações, atiados pelo povo, passaram por cima do processo legal, e mandaram rasgar as roupas dos missionários, açoitá-los publicamente, e prendê-los sob tortura.
25-26 >>
oravam e cantavam… escutavam. Ao contrário do que se esperava, Paulo e Silas, oravam e louvam a Deus, enquanto os outros prisioneiros testemunhavam. Esse seria outro milagre?! Homes injustiçados e ensanguetados, louvando em alegria. Eles não pareciam estar presos, mas livres. Suas almas estavam livres. O sofrimento não lhes atingia.
terremoto. Deus, por sua providência, abriu as celas e soltou as correntes. Ele não mandou um anjo, mas um terremoto. Deus não age apenas sobrenaturalmente, mas da mesma forma, ele age naturalmente. Seu poder está sobre tudo.
27-28 >>
ia suicidar-se. O carcereiro presumiu que os presos haviam fugido. A lei dizia que ele pagaria no lugar deles. Seu suicídio revelou a justiça, mas revelou o medo. O que lhe restava era a morte. Mas contra esperança, ele foi surpreendido.
todos aqui estamos. Aqui há um milagre moral. Nenhum dos presos fugiu. Todos que ali estavam foram impactados pelo testemunho de Paulo e Silas. Nao era necessário fugir. Dentro em breve eles seriam soltos.
29-34 >>
que devo fazer. Toda essa situação mexeu com o coração do carcereiro. Ele jamais tinha visto algo parecido. Sua pergunta revela não apenas ignorância, mas sede, necessidade. Ele precisava daquilo. Ele queria aquilo.
crê no Senhor Jesus. O cristianismo é completamente diferente de tudo, de todas as religiões. Ele não exige uma série de regras para trazer salvação. Nem mesmo as cerimônias, como a ceia ou o batismo, são capaz de salvar. Apenas Cristo, por meio da fé. É necessário apenas crê.
Tu e tua casa. O livro de atos enfatiza a unidade famliar. A salvação era individual, como é hoje. A família do cacereiro, assim como a casa de Lídia, não seriam salvos pela salvação de seus líderes, mas a unidade familiar implica que o cabeça do lar tem a responsabilidade de entregar essa fé a todos que habitam na sua casa. As regras da casa mudaram. Agora a minha casa pertence ao Senhor. Assim, o Evangelho também foi pregado aos outros. É importante, pensar que muito provavelmente haviam crianças ali e foram batizadas.
Lavou-lhes os vergões. O texto terminando mostrando a transformação do carcereiro. O homem que antes matinha Paulo e Silas sob a prisão, agora limpava suas feridas e os recebia em sua casa. Transformação de caráter e atitude. Conversão. Aquele que antes era inimigo, agora era irmão.
35-40 >>
venham eles. Paulo era um crente, humilde, manso, e simples como uma pomba. Mas era também sagaz como serpente, e tinha fome e sede de justiça. Ele conhecia seus direitos, e sabia o que era injustiça.
possuídos de temor. Aqueles homens também conheciam o seu erro. Sabiam o que era a justiça, por isso temiam, como o carcereiro antes temeu. Não devemos pensar que os ímpios não sabem que estão errados. Sua ignorância na verdade é obstinação. Mas Paulo se foi, exerceu paciência e deu prioridade a obra que tinha para realizar
casa de Lídia. Eles volaram à casa de Lídia. Aquela primeira convertida de Filipos, cuja casa se tornou provavelmente o primeiro local de reunião da igreja de Filipos. Uma igreja estava se formando ali. E futuramente Paulo escreveria àqueles irmãos uma carta inspirada.
APLICAÇÃO
Satanás age pela mentira e pela cobiça. As falsas profecias nas igrejas evangélicas têm arrebanhado multidões. E claramente o objetivo é o lucro. Paulo disse que o amor ao dinheiro é a raiz de todos males. E que a piedade com o contentamento é grande fonte de lucro. Cuidado com o amor ao dinheiro. Talvez por causa disso você esteja fazendo mal a outras pessoas, por causa de interesse, talvez à sua família. Tenha cuidado os maridos e pais que trabalham muito e não atenção à sua esposa e filhos. Depois voces poderão provar um fruto amargo. Cuidado as mulheres que não necessitam trabalhar, mas por ganância negligenciam o lar.
O sofrimento é uma realidade presente na vida de todos. Mas o sofrimento parece ser pior quando se sofre por fazer o bem. Como Paulo e Silas, que foram açoitados e presos por tranformar a vida de uma jovem. Lembre-se: eles oraram e cantaram. Não porque eles eram imbatível, mas porque eles sabiam que era o Deus deles, sabiam que aquele que morreu na cruz havia ressuscitado. Que a morte fora vencida. E eles descansavam na vontade e propósito de Deus. Ele não sabiam por onde iam, mas conheciam o Deus que os guiava.
O evangelho é transformador. E essa transformação pode acontecer a vida de qualquer um, e em qualquer circunstância. Lídia era uma mulher bem-sucedida, que veio da ásia, era judia e piedosa, e foi convertida numa reunião de oração com outras irmãs. Uma jovem grega, pagã, possuída por um demônio, era uma escrava, pobre, mas foi alcançada naquela condição, e teve sua vida transforada enquanto estava no fundo poço. O carceiro, um servidor, de clase média, cidadão romano, era um inimigo declarado e um adorador de César. Sua função era manter os missionários presos e sob tortura. Mas foi apanhado pelo poder do Evangelho, abriu as portas de sua casa aos irmãos, e limpou suas feridas. Toda sua casa foi entregue ao Senhor. É por isso que devemos batalhar, orar e desejar. Que Deus nos ajude nessa missão. Lembrem-se. Todo cristão ou é um missionário, ou é um impostor.