Modelo Base (3)

Eu Sou o pão da vida  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views

Jesus como pão

Notes
Transcript

TEXTO: JO.6.35

INTRODUÇÃO:
É por meio da fé que se chega à vida eterna; isto é, por meio da união íntima com ele, assimilando-o espiritualmente como o pão físico é assimilado fisicamente.
William Hendriksen
PROPOSIÇÃO: Jesus o pão da vida também o com físico pela fé entendemos e cremos que ele é o verdadeiro pão que alimenta toda a nossa alma e nosso espírito teremos neste momento alguns tipos de pessoas e de pães.

O PÃO COMO ALIMENTO FÍSICO:

EXPLICAÇÃO:
John 6:11–12 ARA
Então, Jesus tomou os pães e, tendo dado graças, distribuiu-os entre eles; e também igualmente os peixes, quanto queriam. E, quando já estavam fartos, disse Jesus aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca.
Se tardando Jesus com a grande multidão que estavam famintos sabendo Jesus o que ia fazer chamou Felipe li perguntou como seria para alimentar aquela multidão Felipe disse que 200 denários talvez não daria para alimentar aquela multidão por outro lado levanta André irmão de Pedro informa O Mestre que havia um garoto um rapaz que tinha 5 pães e 2 peixinhos mas assim como Felipe não estava acreditando no milagre mas Jesus manda buscar dos 5 pães e 2 peixinhos e multiplica na frente de todos e todos são saciados e observar um grande milagre porém Jesus estava testando a todos.
Todas as vezes que Jesus efetuava um grande milagre a tendência era o aumento da multidão a perseguia procurava pelos sinais que ele fazia mas Jesus de maneira miraculosa depois de estourando pelo um grande período ser discípulos vão à frente no barco em seguida Jesus vai andando por sobre o mar e o povo de tiberíades não percebe ou não entendi aonde está Jesus e por onde ele saiu sabia que os discípulos tinham saído num barco sozinho sem Jesus e que Jesus estava lá em tiberias outro dia de 3 ou 6 e meia da manhã Jesus aparece em Cafarnaum.
A multidão que estava em tiberíades resolve procurá-lo e saem barcos e vão para Cafarnaum e lá encontram com Jesus e pergunta a eles como foi que ele chegou ali naquela região Jesus não responde à pergunta mas Jesus lhes diz não vieram a mim por conta do sinal que foi operado e sim por conta do pão que comer e vos fartareis.
CONTEXTUALIZAÇÃO:
Contextualizando para os dias de hoje Jesus está dizendo que aquele povo não estava observando verdadeiramente o que Era Para Ser observado o grande sinal que foi feito no meio deles porém estavam preocupados por que agora Jesus era aquele que ia encher a barriga deles o bucho deles mas aquele sinal de Jesus apontava para algo muito maior que eles não observaram apontava para o verdadeiro pão que desceu do céu Jesus de Nazaré
APLICAÇÃO:
João B. A Completa Suficiência da Provisão Divina

O relato narrado por João pode se dividir em três partes:

a. Os discípulos sem Jesus

b. Os discípulos e o Jesus desconhecido

c. Os discípulos e o Senhor a quem conhecem e que lhes traz a paz.

2- O PÃO DO DESERTO MANÁ:

EXPLICAÇÃO:
John 6:30–31 ARA
Então, lhe disseram eles: Que sinal fazes para que o vejamos e creiamos em ti? Quais são os teus feitos? Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Deu-lhes a comer pão do céu.
João 6.22–40

Moisés, como agente de Deus, apenas deu direções ao povo sobre o modo em que o maná deveria ser coletado; Êxodo 16.

1. O Pai celestial sempre é o verdadeiro Doador.

2. Mesmo se Moisés fosse considerado o doador, ainda assim ele não deu o verdadeiro pão do céu. O maná era um tipo; não era o antítipo.

2. O Pai está dando o verdadeiro pão do céu. Esse pão verdadeiro é Jesus, o antítipo.

3. O que o maná provia era sustento (τροφή), visto que descia do céu visível.

3. O que Jesus, o verdadeiro pão da vida, dá é vida (ζωή) (para o significado do termo vida,

CONTEXTUALIZAÇÃO:
Não se engane o verdadeiro pão só existe um e o nome dele é Jesus quantas vezes em nossas vidas esperamos algo e é outro sempre alguém querendo nos enganar mas Jesus é verdadeiro pão que dá vida anti tipo o pão vivo que desceu do céu mas eles estavam preocupados com o pão físico bom que foi multiplicado de um pão da Terra que supre só necessidade física mas eles continuavam vazio e sem direção e incrédulos acho que come o pão da vida permanece para sempre em Cristo Jesus.
APLICAÇÃO:
Só existe um verdadeiro pão e o nome dele é Jesus.

3- O PÃO DA VIDA JESUS:

EXPLICAÇÃO:
John 6:35 ARA
Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede.
John 6:50–51 ARA
Este é o pão que desce do céu, para que todo o que dele comer não pereça. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne.
John 6:58 ARA
Este é o pão que desceu do céu, em nada semelhante àquele que os vossos pais comeram e, contudo, morreram; quem comer este pão viverá eternamente.
João 6.22–40

35–38. Jesus explica o seu pronunciamento misterioso. Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; ou seja, eu sou aquele que transmite e sustenta a vida. Conforme a estrutura da sentença no original, Jesus se identifica completamente com esse pão da vida (τῆς ζωῇς, genitivo qualitativo, referindo-se não a qualquer tipo de vida, mas à vida eterna espiritual). É por meio da fé que se chega à vida eterna; isto é, por meio da união íntima com ele, assimilando-o espiritualmente como o pão físico é assimilado fisicamente. Jesus continua: Aquele que vem a mim de modo nenhum terá fome, e aquele que crê em mim de modo nenhum terá sede. Naturalmente, ele se refere à fome e sede espirituais. Observe também que, aqui, crer em Jesus é definido como vir até ele; isto é, vir como quem nada possui (além do pecado) e precisa de tudo, voltando-se para ele como as plantas viram suas partes verdes na direção do sol

CONTEXTUALIZAÇÃO:
João Síntese de 6.22–71

Veja o esboço inicial. O Filho de Deus rejeitado na Galileia (conclusão).

No dia seguinte à milagrosa alimentação dos cinco mil, a multidão embarcou em barcos vindos de Tiberíades e encontrou Jesus na margem ocidental. O Senhor os repreendeu por sua motivação completamente materialista em procurá-lo. Jesus lhes disse para trabalhar pela comida que permanece. Eles compararam seu milagre àquele que ocorrera muitos séculos antes, no deserto, quando seus ancestrais receberam o maná do céu, enquanto Jesus lhes havia dado apenas pão terreno. Jesus derrubou o argumento deles ao lhes dizer que ele mesmo é “o verdadeiro pão do céu”, do qual o maná era apenas uma sombra. Em um discurso belo e significativo sobre o Pão da Vida, ele se declarou como o dom verdadeiro do Pai. Disse que ele, por sua vez, daria sua carne e sangue pela vida do mundo e que, para alguém ser salvo, era preciso comer sua carne e beber seu sangue.

Ainda que Jesus, é óbvio, estivesse falando sobre a necessidade da aceitação, apropriação e assimilação espirituais, muitos de seus ouvintes interpretaram suas palavras literalmente. Além disso, em seus corações incrédulos, rebelaram-se contra ele e sua mensagem. Jesus enfatiza que só vem a ele quem foi trazido pelo Pai.

A reação da audiência a esse discurso foi quádrupla: a) as massas e seus líderes “religiosos” rejeitaram totalmente a mensagem e menosprezaram o orador. O sentimento deles é sumarizado em 6.42: “Não é este Jesus, o filho de José, cujo pai e cuja mãe nós conhecemos? Como é que agora ele diz: Eu desci do céu?”. b) O grande grupo de seguidores razoavelmente regulares (chamados de “discípulos” aqui) considerou o discurso difícil de aceitar. Quando Jesus demonstrou que a raiz de sua reação era a incredulidade, eles o abandonaram em grande número. c) O grupo mais íntimo de discípulos (chamados de “os doze”) fez uma confissão gloriosa pela boca de Pedro, reconhecendo Jesus como o Santo de Deus. d) Embora se rebelasse contra o orador divino e suas palavras, Judas decidiu permanecer na companhia de Jesus, numa atitude tipicamente traidora!

APLICAÇÃO:
Pedro poderia ter dito pra onde irei se só tu tens o pão da vida mas pedi expandirem só tu tens palavras de vida eterna a palavra de Jesus era pão era alimento o verdadeiro alimento o verdadeiro pão que não só alimenta o físico mas o espiritual e suprir toda a necessidade do homem já disse Mateus.4.4 nem só de pão viverá o homem mas de toda palavra que procede da boca de Deus

CONCLUSÃO:

Temos que entender o verdadeiro significado nas estávamos aqui servindo a Deus Jesus disse que tinha uma vontade vem fazer a vontade não era deles é do pai nós passamos a observar nos irmos incrédulo em ser crente pela fé acreditar o filho de Deus que é o verdadeiro pão de filho verdadeiro pão da vida.

Ele é tão rico e glorioso que apenas uma denominação não pode descrevê-lo, nem uma única metáfora pode fazer justiça à sua grandeza. Ele é vida, luz, pão, água, etc.
William Hendriksen
Related Media
See more
Related Sermons
See more