Ser - O que Jesus fez por nós
Semana Santa 2023 • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 6 viewsNotes
Transcript
Handout
PROPÓSITO: Mostrar que Jesus morreu em prol da salvação da humanidade
TEXTO BASE: Gênesis 3.15 “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”
INTRODUÇÃO
Como vimos ontem, a humanidade foi infectada por um vírus, chamado pecado. E agora, alguém precisava morrer. Contudo, sabemos que Adão e Eva não estão mais vivos, porém, não foi naquele mesmo instante, e não era somente dessa morte que Deus falara, mas da morte eterna. Mas para que a humanidade pudesse ter uma chance de salvação. Deus apresenta um plano. O qual em vários lugares da Bíblia podemos ver. Começando no Antigo Testamento e sendo discorrido no Novo Testamento.
O plano da salvação não é uma reflexão tardia, ou seja, dada após a queda. Este plano foi realizado desde a fundação do mundo.
Tanto que logo após a queda, a primeira profecia bíblica que ocorre está em Gen 3.15 “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”
PARTE I - PROFECIAS MESSIÂNICAS NO AT E O CUMPRIMENTO NO NT
Profecia sobre A Semente (Gen 3.15)
Gênesis 3.15 (ARA)
Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
A estrutura do capítulo 3 mostra claramente a intensão do autor de apresentar esse oráculo como ponto central da história:
A. v.1-5 Serpente-mulher, Deus ausente: proibição de comer da árvore
B. v.6-8 Adão-Eva: vestimentas
C. v.9-13 Deus-Adão-Eva
D. v.14-15 Deus-serpente: “Ele […]” (“Esta”]
C’. v. 16-19 Deus-Adão-Eva
B’. v.20-21 Adão-Eva: vestimentas
A. v.22-24 Deus sozinho: proibição de comer da árvore
Esta profecia ecoa em toda o Antigo Testamento, como em Gen 4.25 “Tornou Adão a coabitar com sua mulher; e ela deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Sete; porque, disse ela, Deus me concedeu outro descendente em lugar de Abel, que Caim matou.”
2Sm 7.12-13 “Quando teus dias se cumprirem e descansares com teus pais, então, farei levantar depois de ti o teu descendente, que procederá de ti, e estabelecerei o seu reino. Este edificará uma casa ao meu nome, e eu estabelecerei para sempre o trono do seu reino.”
Sl 110.1 “Disse o Senhor ao meu senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés.” Sl 110.6 “Ele julga entre as nações; enche-as de cadáveres; esmagará cabeças por toda a terra.”
Novo Testamento
No NT há vários textos que fazem alusão à profecia. Gl 3.16 “Ora, as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. Não diz: E aos descendentes, como se falando de muitos, porém como de um só: E ao teu descendente, que é Cristo.” Aponta que o descendente é Cristo.
Rm 16.20 “E o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás. A graça de nosso Senhor Jesus seja convosco.”
Profecia sobre O Servo Is 52.13-53.12
Eis que o meu Servo procederá com prudência; será exaltado e elevado e será mui sublime. Como pasmaram muitos à vista dele (pois o seu aspecto estava mui desfigurado, mais do que o de outro qualquer, e a sua aparência, mais do que a dos outros filhos dos homens), assim causará admiração às nações, e os reis fecharão a sua boca por causa dele; porque aquilo que não lhes foi anunciado verão, e aquilo que não ouviram entenderão.
Quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor? Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse. Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso.
Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca. Por juízo opressor foi arrebatado, e de sua linhagem, quem dela cogitou? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo, foi ele ferido. Designaram-lhe a sepultura com os perversos, mas com o rico esteve na sua morte, posto que nunca fez injustiça, nem dolo algum se achou em sua boca.
Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade e prolongará os seus dias; e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos. Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si. Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos repartirá ele o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores; contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu.
Estrutura poética
A. Exaltação do Servo (Is 52.13-15)
B. Humilhação do Servo (Is 53.1-3)
C. Expiação feita pelo Servo (Is 53.4-6)
B’. Humilhação do Servo (Is 53.7-9)
A’. Exaltação do Servo (Is 53.10-12)
Servo como sacrifício expiatório
O ocultamento do rosto (31 ocorrencias no AT, sendo 8 em Isaías. Com exceção de Ex 3.6, em que Moisés escondeu o rosto, todas são aplicadas a Deus como o sujeito. É Deus quem esconde a face)
O Servo e a ligação com Daniel 12.1-3.
NOVO TESTAMENTO
No NT o Servo sofredor é aludido e aplicado ao Messias em diversas passagens, como:
Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome,
antes, como está escrito:
Hão de vê-lo aqueles que não tiveram notícia dele, e compreendê-lo os que nada tinham ouvido a seu respeito.
Chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados; e ele meramente com a palavra expeliu os espíritos e curou todos os que estavam doentes; para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta Isaías:
Ele mesmo tomou as nossas enfermidades e carregou com as nossas doenças.
Ora, a passagem da Escritura que estava lendo era esta:
Foi levado como ovelha ao matadouro; e, como um cordeiro mudo perante o seu tosquiador, assim ele não abriu a boca.
Na sua humilhação, lhe negaram justiça; quem lhe poderá descrever a geração? Porque da terra a sua vida é tirada.
Então, o eunuco disse a Filipe: Peço-te que me expliques a quem se refere o profeta. Fala de si mesmo ou de algum outro? Então, Filipe explicou; e, começando por esta passagem da Escritura, anunciou-lhe a Jesus.
Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos, o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca;
PARTE II - LIÇÕES DAS PROFECIAS MESSIÂNICAS
Primeiro: Deus está no controle da história
Segundo: Deus apresentou um plano para salvar os seres humanos, e no decorrer de toda a bíblia essa promessa foi ecoada.
Terceiro: Deus enviou Seu Filho para que pudesse expiar os nossos pecados e nos apresentar justos diante de Dele.
Quarto: As promessas aponta que podemos ser adotado pelo Pai
PARTE III - ADOÇÃO DIVINA COMO FILHOS
Nem todos são filhos de Deus. Mas todos são criaturas de Deus.
Como assim?
No AT pode-se notar que Deus escolhe o povo de Israel como sendo Seu povo. Contudo, A adoção romana, no ajuda a entender melhor o sentido de adoração descrito por Paulo.
Adoção romana.
CONCLUSÃO
APELO