o deus que responde as orações

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 30 views
Notes
Transcript
AGENDA ISLÂMICA- CRISTIANISMO & RAMADÃ
Estudo 23 de março de 2023 Igreja 2 a 8 de abril de 2023
ESTUDO 648
“…Clama a mim e responder-te-ei e anunciar-te-ei, coisas grandes e firmes que ainda não sabes…” Jeremias 33.3

INTRODUÇÃO

Meus amados irmãos, estamos na segunda semana do nosso Currículo Doutrinário da Agenda Islâmica, e desta vez, estamos estudando durante o Ramadã, o qual transcorre durante esta segunda semana também. Nesta série de estudos, estamos contrastando o Cristianismo com o Ramadã, justamente enquanto este último acontece em todo mundo árabe.
Além disto estamos orando e em campanha de Jejum e Oração, para que o Senhor Jesus salve muitos deles, e para que cada um de nós seja útil para a salvação deles.
Hoje veremos como o muçulmano entende a sua oração. Descobriremos o quanto são dedicados a um deus e uma fé, do qual não têm respostas e que os deixa sempre na incerteza se estão sendo ouvidos e até mesmo se serão salvos ou não.
As suas preces são subdivididas ao longo do dia e o horário de cada uma deve ser respeitado para que sejam consideradas válidas.
A prece é o segundo dos cinco pilares do Islã, na qual o fiel precisa prostrar-se diante de Deus. Os muçulmanos repetem a mesma maneira como os profetas oravam: colocando o rosto no chão, pois consideram esta a parte mais nobre do corpo.
No Islã, a adoração é um ato devocional que envolve as partes, física, mental e espiritual. Para realizar uma prece, o fiel também deve ter concentração e prostrar-se em posição de submissão diante de Deus.
E tudo começa com o Salat.
Embarquemos juntos e vamos descobrir mais sobre este assunto.

O QUE É O SALAT?

Salat, é o nome dado às cinco orações obrigatórias que o muçulmano deve fazer diariamente. Para realizá-las, o muçulmano deve fazer o ritual de purificação (wudu) com água, lavando as mãos, braços, rosto, boca, narinas, ouvidos, cabelo ou cabeça, pés e tornozelos.
A prece deve ser feita em direção à Caaba, a Casa Sagrada construída por Abraão, localizada na cidade de Meca, na Arábia Saudita.
Neste momento, o muçulmano deve seguir os movimentos previstos para a oração tal qual ensinado pelo profeta Muhammad, e repetir os passos das preces que por ele foram estabelecidas.
Segundo eles, tentando emprestar crédito da Bíblia Sagrada, ou confirmar através dela os textos que lhes interessam, eles afirmam que: “O gesto de orar com o rosto em terra não é uma invenção do profeta Muhammad, ou dos muçulmanos. Os outros livros sagrados como a Torá e o Evangelho, também mostram os mensageiros de Deus, como Abraão, Moisés e Jesus orando com o rosto em terra.”
Gênesis 24:52 “Quando o servo de Abraão ouviu o que disseram, curvou-se até ao chão diante do Senhor.”
Êxodo 34:8-9 “E Moisés apressou-se, e inclinou a cabeça à terra, adorou, E disse: Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos, vá agora o Senhor no meio de nós.”
Mateus 26:36-39 “Então chegou Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani, e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar. E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se muito. Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo. E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando.”
Nota: A Bíblia ensina que eles oravam três vezes ao dias, os muçulmanos oram cinco, porque segundo eles, Maomé conseguiu desconto pois seriam muito mais orações. Cerca de... você vera isto logo à frente.

OBJETIVO DO SALAT

Segundo a tradição islâmica a maior importância da oração é expressar a adoração e a humildade diante de Deus, mas esta não é a única bênção que o muçulmano pode alcançar durante a reza. O próprio Alcorão cita diversos benefícios que podem ser obtidos deste momento:

1. Invocar Deus

Alcorão 2:153 “Ó crentes, amparai-vos na perseverança e na oração, porque Allah está com os perseverantes.”
O muçulmano deve buscar a orientação do Criador. O Alcorão mostra que a pessoa que tem paciência diante de uma situação difícil e ora a Deus certamente será agraciada com bênçãos.
Mas como isso acontece se Allah (Alá) não responde? Pois ele é muito grande para se envolver com as questões triviais da humanidade e deu ao homem a capacidade para salvar-se a si mesmo? Fica a dúvida.

2. Prática da fé

Acreditar em Deus intelectualmente ou ter certa opinião a respeito dele, não é o suficiente para quem não se esforça para guardar os seus mandamentos ou para seguir os ensinamentos sagrados.
A oração é um dos elementos fundamentais da fé islâmica e cumpri-la é muito importante para os muçulmanos, pois ela também é importante para desenvolver a piedade.
Alcorão 2:3 “Que creem no desconhecido, praticam a oração e gastam daquilo com que os agraciamos; Que crêem no que te foi revelado (ó Muhammad), no que foi revelado antes de ti e estão cientes da outra vida. Estes possuem a orientação do seu Senhor e estes serão os bem- aventurados.”
É interessante que segundo eles, o Salat desenvolve a piedade e não a comunhão? Mas o que queremos e o que o Senhor também requer de nós é que tenhamos cada dia mais intimidade e comunhão com nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

3. Recompensa

Os muçulmanos creem no Dia do Juízo Final, na qual receberão de Deus o julgamento por suas más ou boas ações. No Alcorão, Deus disse que as pessoas serão recompensadas “por todas as orações que fizeram”.
Alcorão 2:277 “Os crentes que praticarem o bem, observarem a oração e pagarem o zakat terão a sua recompensa no Senhor e não serão presas do temor, nem se angustiarão.”
Porém, a questão é que mesmo cumprindo o salat e o zakat (ofertas), isto não lhes garante entrar na eternidade com Alá. Então, como fica esta afirmação contraditória?

4. Conexão divina

Estabelecer uma relação com Deus e perceber as bênçãos que Ele concede é a melhor coisa que alguém pode sentir durante a vida. Ao fazer cinco orações durante o dia, a tendência é que o fiel tenha este sentimento cada vez mais intenso.
Alcorão 4:103 “E quando tiverdes concluído a oração, mencionai Allah, quer estejais de pé, sentados, ou deitados. Porém, quando estiverdes fora de perigo, observai a devida oração, porque ela é uma obrigação, prescrita aos crentes, para ser cumprida em seu devido tempo.”
Mais uma vez, é mencionada a obrigatoriedade de orar, mas não a certeza da resposta de Alá que se obteria da oração, como deveríamos supor.

5. Proteção contra Satanás

Quando o fiel atrai a presença divina para perto de si através da oração, começa a ficar sensível à presença maligna de Satanás. Ao perceber este mal, é capaz de afastá-lo da sua vida. Portanto, a oração é muito importante para se manter no caminho de Deus.
Alcorão 5:91 “Satanás só ambiciona infundir-vos a inimizade e o rancor, mediante as bebidas inebriantes e os jogos de azar, bem como afastar-vos da recordação de Allah e da oração. Não desistireis, diante disto?”
Interessante é pensar que a ação de Satanás é tão simples assim. Que uma vida de oração poderia atraí-lo e que ficamos sensíveis na oração à presença maligna. Na realidade, a Bíblia nos ensina que nos tornamos cheios de graça e unção e poderosos no Senhor e no Seu Espírito para lutar e vencer pelo poder da oração.

6. Proteção contra o pecado

A oração é um dos gestos que fortalece a fé do muçulmano e o ajuda a evitar o mal. Portanto, deve ser cumprida não apenas como mandamento, mas como um precioso ensinamento que Alá concedeu às suas criaturas.
Alcorão 29:45 “Recita o que te foi revelado do Livro e observa a oração, porque a oração preserva (o homem) da obscenidade e do ilícito; mas, na verdade, a recordação de Allah é a (coisa) mais importante. Sabei que Allah está ciente de tudo quanto fazeis.”
Mas uma vez, onde está a resposta de Alá? E a intimidade com ele? Já sabemos. Não está em parte alguma.

O momento do Salat

São cinco momentos de oração durante o dia. Para saber o exato horário em que deve fazer cada prece, os muçulmanos necessitam observar o ângulo do sol no horizonte: Fajr – Deve ser feita durante a alvorada, pelo menos 15 minutos antes do sol nascer. Dhuhr – Deve ser feita quando o sol atinge o ponto mais alto no céu. Asr – Deve ser feita durante a tarde, ou até antes do início do pôr-do-sol. Maghrib – Deve ser feita num período anterior ao total pôr-do-sol.
Ishaa – Deve ser feita durante o anoitecer, após o sol se pôr completamente. Atualmente, há diversos dispositivos online e aplicativos digitais para smartphones que permitem ao muçulmano saber o horário exato de cada oração. No entanto, também é possível se orientar-se de acordo com a luz solar.

POR QUE CINCO ORAÇÕES?

Inicialmente, dizem eles, Deus não estabeleceu cinco orações, porém 50. No entanto, um hadith mostra que este número diminuiu graças à intervenção do profeta Moisés, que orientou o profeta Muhammad durante a milagrosa Viagem Noturna e Ascensão para que o Criador aliviasse o dever dos muçulmanos.

Hadith

Sahih Al-Bukhari 5.227 “Então, as orações foram ordenadas a mim: elas eram cinquenta por dia. Quando eu voltei, passei por Moisés, que perguntou (a mim): O que você foi ordenado a fazer? Eu respondi: Eu fui ordenado a fazer cinquenta orações por dia. Moisés disse: Seus seguidores não irão suportar cinquenta orações por dia e, por Allah, eu testei as pessoas antes de você, e eu tentei do meu melhor jeito com Bani-Israel (em vão). Volte para o seu Senhor e peça uma redução, para diminuir o fardo dos seus seguidores. Então eu voltei, e Allah reduziu dez orações para mim. Então eu retornei a Moisés, mas ele repetiu o mesmo que havia dito antes. Então eu voltei para Allah e Ele reduziu mais dez orações. Quando eu voltei para Moisés, ele disse o mesmo, eu voltei para Allah, e ele me ordenou a fazer dez orações diárias. Quando eu voltei novamente para Moisés, ele repetiu a mesma advertência, então eu voltei para Allah e fui ordenado a fazer as cinco orações diárias.
Quando eu voltei para Moisés, ele disse: O que você foi ordenado a fazer? Eu respondi: Eu fui ordenado a fazer cinco orações por dia. Ele disse, ‘Seus seguidores não irão aguentar cinco orações diárias, não há dúvida alguma. Eu tive experiência com as pessoas antes de você e tentei do meu melhor jeito com Bani-Israel, então volte para o seu Senhor e peça uma redução para diminuir o fardo do seus seguidores. Eu disse: Pedi tanto ao meu Senhor que eu me sinto envergonhado, mas eu estou satisfeito agora e irei me render às ordens de Allah. Quando eu saí, escutei uma voz dizer:  Eu passei a minha ordem e diminuí o fardo dos meus adoradores.”
A lição que tiramos disto e que os muçulmanos oram com desconto de 90% oferecido por Muhammad. Se não fosse a sua intervenção seriam 50 orações diárias que os fiéis deveriam cumprir. Mas esse fardo foi aliviado por uma dica de Moisés!

O DEUS QUE RESPONDE AS ORAÇÕES

Como acabamos de ver no tópico anterior a oração islâmica é  cheia de regras. Mas será que de fato eles tem resposta das orações?
Diferentemente de nós cristãos quando oramos ao nosso Deus, em nome de Jesus, temos garantida a resposta das nossas orações.
João 14:13-14
“…E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei…”
A ORAÇÃO DA FÉ
Para provar que a fé é indispensável na oração vitoriosa, basta repetir o que nos diz expressamente o apóstolo Tiago:
Tiago 1.5-6
“… E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, não duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte…”
EM QUEM CRER QUANDO ORAMOS
Devemos acreditar na existência de Deus:
Hebreus 11.6
"Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.
Muitos acreditam na existência de Deus, mas, não creem na eficácia da oração. Professam sua crença em Deus, mas negam a necessidade ou a influência da oração.
Precisamos crer que receberemos resposta do Senhor, e resposta segundo as nossas petições, segundo a necessidade de nossa alma, de nossa família, ou segundo o que diante Dele apresentamos por meio da oração.
Não devemos pensar que Deus é um ser tal que, se pedirmos por um peixe, ele nos dará uma serpente. Ou se pedirmos pão, nos dará uma pedra. O Senhor nos diz:
Marcos 11.24
“… Por isso, vos digo que tudo o que pedirdes, orando, crede que o recebereis e tê-lo-eis…”
Com relação à fé em milagres, está claro que os discípulos não podiam deixar de acreditar que receberiam exatamente o que pediam, ou que a coisa exata iria acontecer. Era nisso que deviam crer!
ORANDO PELA RESPOSTA DE DEUS
Jeremias 33.3
“…Clama a mim e responder-te-ei e anunciar-te-ei, coisas grandes e firmes que ainda não sabes…”
Não sei em que contexto você está orando a Deus por uma resposta. No entanto, neste versículo Ele nos convida a buscá-lo em oração, a despeito do contexto em que estamos vivendo, e em seguida, nos promete que responderá nossas orações de forma que irá muito além de nossa compreensão. Por isso, precisamos gerar tudo pela oração.
Quais devem ser então, as atitudes de quem ora pela resposta de Deus?
1. Quem ora pela resposta o faz com PERSEVERANÇA a Deus.
Jeremias 33.3 “…Clama a mim…”
“Não existem limites para quem ora com perseverança.”
Nenhuma pessoa vai obter o que precisa se não ousar clamar ao Senhor de maneira perseverante. O próprio Jesus nos motivou a orar com perseverança:
Mateus 7.7,8 “Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta.”
2. Quem ora pela resposta tem EXPECTATIVA que será ATENDIDO por Deus.
Jeremias 33.3 “…e responder-te-ei…”
Deus nunca se cala. Ele está sempre falando conosco, sempre nos respondendo. A expectativa de quem ora está na realidade da promessa de que Deus responde o nosso clamor.
Veja a experiência de Jonas que, mesmo estando em um cenário totalmente desfavorável, foi ouvido por Deus em sua oração:
Jonas 2.1,10 “E orou Jonas ao Senhor, seu Deus, das entranhas do peixe. E disse: Na minha angústia clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz.” “Falou, pois, o Senhor ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra seca.”
3. Quem ora pela resposta verá Deus revelar GRANDES COISAS.
Jeremias 33.3 “… e anunciar-te-ei, coisas grandes e firmes que ainda não sabes.”
O nosso clamor gerado com intensidade é necessário para que o Senhor nos revele as grandes coisas que Ele vai realizar. Precisamos crer que somos uma geração que verá as grandes manifestações de Deus e que estamos aprendendo a gritar diante do Senhor, crédulos de que Ele nos ouvirá e mudará a nossa sorte.
Entenda uma coisa, Deus tem prazer em nos responder e em nos revelar coisas grandes e firmes. Por isso, precisamos ser intensos em nossa maneira de orar e desenvolvermos uma vida de oração é o desejo do Senhor, pois há poder na oração dos servos do Senhor Jesus.
CONCLUSÃO
Portanto devemos encorajar os muçulmanos a orar. A orar ao Senhor Jesus Cristo e dele receber resposta, revelações, orientações, e com o Senhor Jesus desenvolver intimidade.
Devemos deixar isto muito claro quando evangelizarmos nossos amigos muçulmanos. Nós servimos a o único e verdadeiro Deus, um Deus que responde as orações.
Conte-lhes sobre suas experiências pessoais e de quantas vezes você orou ao Senhor e ele ouviu a sua voz e te respondeu. Testemunhe de suas experiências com a oração e da sua intimidade com o Senhor Jesus Cristo.
Lembre-se que o seu testemunho pessoal é muito importante para eles. Conte o que Jesus fez por você e por sua Família.
Há um hino na Harpa Cristã (número 564), que diz assim:
Conta as bênçãos, dize quantas são,
Recebidas da divina mão,
Vem dizê-las, todas de uma vez,
E verás, surpreso, quanto Deus já fez.
Sejamos nós instrumentos do Senhor para que neste Ramadã eles tenham uma experiência extraordinária com o Jesus Cristo!
Deus abençoe a todos em nome de Jesus
Pr. Marcos Germano
ADBelém/Généve-Suisse
BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada
Alcorão
iqaraIslã.fr
Os princípios da oração
Charles G.Finney
Bonhoeffer – Ethics
Spurgeon – Treasure of David
Henry – Comentário Expositivo
Wycliffe – Dicionário Bíblico
Related Media
See more
Related Sermons
See more