Ser - No caminho de Emaús
Final de semana de Páscoa • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 61 viewsNotes
Transcript
Handout
PROPÓSITO: Mostrar que a esperança acaba quando nossa compreensão da Palavra de Deus é rasa.
Texto-base: Lucas 24.13-35
INTRODUÇÃO
- Ontem foi falado sobre a morte de Jesus, bem como a última ceia. E hoje, tendo em vista o cenário atual no qual vivemos, o assunto transmite o mesmo sentimento que os discípulos tiveram após a morte de Jesus. A DESESPERANÇA. E em meio à um mundo polarizado, a falta da esperança de algo melhor, é acometido à quase todos os seres humanos. Dois anos de pandemia, caos político, conflitos de ideias, a frieza do ser humano e a aparente demora da vinda de Cristo, parece minar a nossa esperança. Contudo, a bíblia nos dá uma direção. Por que quando olhamos as histórias bíblicas, os erros do passado não são normativos para nós, mas apontam para princípios pré estabelecidos. E hoje, vamos estudar sobre o que acontece quando a esperança acaba, e como podemos fazer para manter viva a esperança em nós.
- No capítulo 23 é descrito a morte de Jesus, bem como o sepultamento, e no capítulo 24, a ressurreição. Interessantemente, a Bíblia não relata muito a respeito do que aconteceu com os discípulos após a morte de Jesus, especificadamente, no sábado. Mas apresenta que após a morte de Jesus, eles estavam trancados. Imagino eu, que o sábado deles foi horrível, regado pelo luto e medo. Porém, ao relatar o que ocorreu no domingo, notamos que dois discípulos saem de Jerusalém e vão para uma aldeia chamada Emaús. Outros retornaram para sua função de pesca, como se nada houvesse acontecido.
Abram suas Bíblias em Lc 24.13-16
Naquele mesmo dia, dois deles estavam de caminho para uma aldeia chamada Emaús, distante de Jerusalém sessenta estádios. E iam conversando a respeito de todas as coisas sucedidas. Aconteceu que, enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e ia com eles. Os seus olhos, porém, estavam como que impedidos de o reconhecer.
PARTE I - IMAGEM DE CRISTO Lc 24.17-23. O Caminho no caminho
O relato conta sobre 2 homens que estavam caminhando para Emaús.
Se os olhos deles estavam impedidos, é por que alguém impediu.
Por que Jesus não queria que eles não o reconhecessem? ILUSTRAÇÃO
- Jesus queria ser ouvido e não ser visto. Espero que hoje você esteja com os ouvidos abertos, porque Deus tem uma mensagem especial para você.
Puxando assunto - Eles estavam andando no caminho, falando com O Caminho.
Lucas 24.17-23.
Jesus olha para eles e vê seus rostos entristecidos e pergunta o que havia acontecido. E eles pararam e perguntaram “você realmente não sabe? Está vindo de Jerusalém e não soube?” Então Jesus pergunta: “Quais?”
Jesus sabia o que havia acontecido muito bem, mas quem sabiam eram eles. Jesus aqui usa de uma maneira judaica de responder uma pergunta com outra pergunta, fazendo o outro pensar melhor na resposta. Jesus queria que eles se lembrassem o que Ele havia falado nos 3 anos e meio que estavam juntos. Jesus muitas vezes fará perguntas para você, não por que Ele não tem a resposta, mas para que você entenda qual é a resposta.
Estes dois discípulos estavam tão frustados com os acontecimentos que ao apresentar quem era Jesus, eles o apresentam com uma falta de fé. Não mais O descreviam como o Messias, ou Filho de Deus, mas um profeta.
Eles perderam as esperanças porque não tinham evidencias? Eles tinham evidencias, mas a evidencia somente fortalece a fé, não gera fé. Quantos acadêmicos teólogos escrevem inúmeros livros e materiais sobre a bíblia, mas são ateus. Por que a fé não é gerada por evidencias.
Muitas vezes o Jesus que pintamos em nossa mente, não é o Jesus descrito na Palavra de Deus. Os judeus naquele período e até hoje, esperam a vinda de um Messias político-militar, que irá tirar o povo da opressão do império, reconstruir o terceiro templo e ajuntar o povo judeu novamente. E muitas pessoas possuem uma figura de Cristo, como a dos judeus. Um Cristo que veio para libertar o ser humano da opressão social, envolvendo análises socioeconômicas. Ou se não, pintam um Jesus, que veio para dar poder para as mulheres se libertarem do patriarcado. E atualmente, vemos inúmeras figuras de Cristos. Mas qual é o Cristo bíblico? O Cristo que veio para “buscar e salvar o perdido” do pecado.
Primeira lição que vemos na história dos discípulos no caminho de Emaús é: Quando criamos uma imagem de um Deus a nossa imaginação e não o que Ele é, a nossa esperança nesta imagem é frustrada. E esse é a primeira maneira de se perder a esperança. Para que isso não ocorra, precisamos conhecer Quem é o Jesus Cristo descrito nas Escrituras. E isso nos leva a segunda lição.
PARTE II - CONHECIMENTO DA PALAVRA DE DEUS Lc 24.24-27. A Verdade apresenta a verdade
Jesus então apontam para as profecias que falavam Dele.
Os judeus conheciam a Palavra, mas não conheciam o Deus da Palavra.
No caminho Cristo lhes falou sobre a descendência de Gn 3.15, falou sobre A Estrela que procede de Jacó de Nm 24.17, falou sobre a profecia do servo sofredor de Is 53. Entre tantas outras.
Conhecimento da Palavra de Deus, concretiza nossa fé e nossa esperança.
A segunda lição que podemos tirar do texto é: Só conhecemos verdadeiramente quem é Cristo, através de um estudo profundo na Palavra de Deus. E o estudo raso, torna a nossa esperança rasa.
PARTE III - O CONHECIMENTO DE CRISTO QUEIMA DE TAL FORMA QUE NÃO TEM COMO FICAR QUIETO - Lc 24.28-35.
Os discípulos ficaram tão felizes com a explicação dada a eles, que sua esperança voltou que eles não queriam mais sair da presença de Jesus.
Ao reconhecer que era o próprio Mestre, seus corações encheram de alegria.
Ao ver que Cristo não estava mais com eles, não podiam ficam calados. Deixaram a comida intacta, e voltaram todo o caminho para Jerusalém
Terceira lição: quando possuímos um conhecimento de Deus, e de Seu amor. Não dá pra ficar quieto!
CONCLUSÃO
2Pedro 3.9 “Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.”
Apesar do que muitas pessoas dizem por aí a fora. Cristo não quebra Sua promessa. Ele prometeu e Ele virá.
Mas, enquanto Ele não vem, precisamos: conhecer a Ele verdadeiramente e ter aprofundamento do conhecimento da Palavra de Deus. Por que só assim nossa esperança se manterá viva e iremos transbordar esse conhecimento para todos quanto pudermos.
APELO
Você decide hoje reacender a chama da esperança do seu coração, o conhecendo verdadeiramente?
Você decide estudar mais profundamente a Palavra de Deus?