Fé genuína para uma vida genuína
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 7 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
Quando tudo acontece, quando eu peço e sou atendido, eu creio.
O problema é quando nõa acontece, quando vc ora e não sente nada, quando vem as dúvidas, quando vc não houve Deus falando?
Tamanho pequeno: Os grãos de mostarda são muito pequenos, geralmente com cerca de 1 a 2 mm de diâmetro.
Vindo do monte da transfiguração com Pedro, Tiago e João, o restante dos discípulos não conseguiram expulsar um demônio de um menino lunático.
mateus 17:20
E, quando chegaram para junto da multidão, aproximou-se dele um homem, que se ajoelhou e disse: Senhor, compadece-te de meu filho, porque é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo e outras muitas, na água. Apresentei-o a teus discípulos, mas eles não puderam curá-lo. Jesus exclamou: Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei? Trazei-me aqui o menino. E Jesus repreendeu o demônio, e este saiu do menino; e, desde aquela hora, ficou o menino curado.
Então, os discípulos, aproximando-se de Jesus, perguntaram em particular: Por que motivo não pudemos nós expulsá-lo? E ele lhes respondeu: Por causa da pequenez da vossa fé. Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível.
Lucas 17:5-6 “Então, disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé. Respondeu-lhes o Senhor: Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar; e ela vos obedecerá.”
Lucas 12:22-34 “A seguir, dirigiu-se Jesus a seus discípulos, dizendo: Por isso, eu vos advirto: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Porque a vida é mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes. Observai os corvos, os quais não semeiam, nem ceifam, não têm despensa nem celeiros; todavia, Deus os sustenta. Quanto mais valeis do que as aves! Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? Se, portanto, nada podeis fazer quanto às coisas mínimas, por que andais ansiosos pelas outras? Observai os lírios; eles não fiam, nem tecem. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais tratando-se de vós, homens de pequena fé! Não andeis, pois, a indagar o que haveis de comer ou beber e não vos entregueis a inquietações. Porque os gentios de…”
Lucas 17:5-6 “Então, disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé. Respondeu-lhes o Senhor: Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar; e ela vos obedecerá.”
Mateus 8:23-27 “Então, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram. E eis que sobreveio no mar uma grande tempestade, de sorte que o barco era varrido pelas ondas. Entretanto, Jesus dormia. Mas os discípulos vieram acordá-lo, clamando: Senhor, salva-nos! Perecemos! Perguntou-lhes, então, Jesus: Por que sois tímidos, homens de pequena fé? E, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar; e fez-se grande bonança. E maravilharam-se os homens, dizendo: Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?”
O grão de mostarda é a semente da planta de mostarda, que pertence à família Brassicaceae. Existem várias espécies de mostarda, como a mostarda-branca (Sinapis alba), a mostarda-preta (Brassica nigra) e a mostarda-marrom (Brassica juncea). Essas sementes são conhecidas por suas diversas características e propriedade:
1- O REINO DE DEUS É COMPARADO AO GRÃO DE MOSTARDA: A parábola do grão de mostarda é encontrada em três dos Evangelhos sinóticos: Mateus (Mateus 13:31-32), Marcos (Marcos 4:30-32) e Lucas (Lucas 13:18-19).
2- Em todas as versões, Jesus se refere a uma pequena semente que cresce e se torna uma grande planta, na qual os pássaros do céu podem se abrigar
3- Isso sugere que a mostarda mencionada na Bíblia provavelmente é uma espécie que pode crescer bastante, como a mostarda-preta ou a mostarda-branca.
Isto indica que a questão aqui nunca foi sobre TAMANHO de fé e sim QUALIDADE da nossa fé!
O cultivo da fé - analogia da mostarda
O cultivo da fé - analogia da mostarda
Adaptação a diferentes solos: As plantas de mostarda podem crescer em uma ampla variedade de solos, desde solos argilosos até arenosos, embora prefiram solos bem drenados e ricos em matéria orgânica. Elas também toleram solos ácidos e alcalinos.
Tolerância à seca: As plantas de mostarda têm alguma tolerância à seca, especialmente depois que suas raízes estão bem estabelecidas. No entanto, a falta de água pode afetar negativamente seu crescimento e produção de sementes.
Crescimento rápido: A germinação e o crescimento das plantas de mostarda são rápidos, o que lhes permite competir com outras plantas por recursos, como luz, água e nutrientes, mesmo em condições adversas.
Resistência a pragas e doenças: As plantas de mostarda têm alguma resistência a pragas e doenças. Os compostos presentes nas sementes, como os glucosinolatos, podem ter efeitos antimicrobianos e repelentes de insetos.
Adaptação a diferentes climas: As plantas de mostarda podem se adaptar a uma ampla gama de climas e são resistentes a temperaturas moderadamente baixas. Elas crescem melhor em climas temperados, mas também podem ser cultivadas em regiões subtropicais e tropicais.
______________________________________
O que Jesus quiz dizer com esta analogia ?
Resistência em tempos e solos ruins:
Resistência em tempos e solos ruins:
A fé resiliente diante das adversidades da vida
A fé resiliente diante das adversidades da vida
Romanos 5:3-5 “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.”
Tiago 1:2-4 “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.”
A planta de mostarda se adapta e prospera em diferentes ambientes
A planta de mostarda se adapta e prospera em diferentes ambientes
Mateus 13:31-32 “Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda, que um homem tomou e plantou no seu campo; o qual é, na verdade, a menor de todas as sementes, e, crescida, é maior do que as hortaliças, e se faz árvore, de modo que as aves do céu vêm aninhar-se nos seus ramos.”
Crescimento e maturidade espiritual:
Crescimento e maturidade espiritual:
A fé começa pequena, mas deve crescer e amadurecer
A fé começa pequena, mas deve crescer e amadurecer
Efésios 4:14-15 “para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,”
2Pedro 3:18 “antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno.”
Aprofundar nosso relacionamento com Deus
Aprofundar nosso relacionamento com Deus
Filipenses 3:10-11 “para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte; para, de algum modo, alcançar a ressurreição dentre os mortos.”
João 15:4-5 “permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.”
Frutos e testemunho:
Frutos e testemunho:
Nossa fé deve produzir frutos em nossas vidas
Nossa fé deve produzir frutos em nossas vidas
Gálatas 5:22-23 “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.”
João 15:8 “Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos.”
Nos tornamos luz e sal para o mundo
Nos tornamos luz e sal para o mundo
Mateus 5:13-16 “Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.”
Filipenses 2:14-16 “Fazei tudo sem murmurações nem contendas, para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo, preservando a palavra da vida, para que, no Dia de Cristo, eu me glorie de que não corri em vão, nem me esforcei inutilmente.”
Conclusão:
Conclusão:
O cultivo da fé como essencial para a vida cristã
A busca contínua pelo crescimento e maturidade espiritual
Confiar em Deus para enfrentar e superar os desafios da vida com fé resiliente