PODEMOS VIVER EXPERIÊNCIAS EXTRAORDINÁRIAS SEM TRANSFORMAÇÃO

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript
VIVENDO EXPERIENCIAS EXTRAORDINÁRIAS E TRANSFOMADORAS COM DEUS
Hoje iremos olhar a vida de um profeta que foi e é conhecido como um profeta distinto dos demais. Ele foi o único chamado para pregar fora dos arraiais de Israel, para um outro povo que não era o povo de Deus. Esse profeta é o Jonas.
A minha proposta é olharmos todo o livro de Jonas e aprender que é possível viver experiencias extraordinárias e não ser transformado por Deus, por causa da desobediência, falta de arrependimento, orgulho e falta de abrir mão de justiça própria.
Capítulo 1
¹A palavra do Senhor veio a Jonas, filho de Amitai, com esta ordem: 2 Vá depressa à grande cidade de Nínive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu até a minha presença”.
3 Mas Jonas fugiu da presença do Senhor, dirigindo-se para Társis. Desceu à cidade de Jope, onde encontrou um navio que se destinava àquele porto. Depois de pagar a passagem, embarcou para Társis, para fugir do Senhor.
Jonas é um crente, com um chamado específico, extraordinário. Ele sendo profeta é literalmente boca de Deus. O seu papel é falar e fazer aquilo que Deus lhe ordena.
Temos algumas preciosas lições aqui:
1. Para vivermos experiencias extraordinárias e transformadoras com Deus é preciso OBEDIENCIA RADICAL A SUA PALAVRA
2. Para vivermos experiencias extraordinárias e transformadoras com Deus é preciso CONFIAR NO PLANO DE DEUS
Capítulo 2
¹Dentro do peixe, Jonas orou ao Senhor, o seu Deus.
2 E disse:
6b “Em meu desespero clamei ao Senhor,
e ele me respondeu.
Do ventre da morte gritei por socorro,
e ouviste o meu clamor.
Mas tu trouxeste a minha vida
de volta da sepultura,
ó Senhor meu Deus!
7 “Quando a minha vida já se apagava,
eu me lembrei de ti, Senhor,
e a minha oração subiu a ti,
ao teu santo templo.
9bA salvação vem do Senhor”.
10 E o Senhordeu ordens ao peixe, e ele vomitou Jonas em terra firme.
A morte era o que Jonas desejava. Mas essa não era a vontade do Senhor. Aqui, nós podemos presenciar a súplica de Jonas, enquanto sentia a sua vida esvaindo ao afundar nas águas.
Podemos aprender alguns princípios com o salmo de Jonas:
1. Deus é o agente do extraordinário;
2. A soberania de Deus, não exclui o nosso papel de orarmos por socorro;
3. Nos momentos de maior desespero, precisamos reconhecer que a salvação vem do Senhor;
Capítulo 3
Leremos o capítulo inteiro!
¹A palavra do Senhor veio a Jonas pela segunda vez com esta ordem: 2 “Vá à grande cidade de Nínive e pregue contra ela a mensagem que eu lhe darei”.
3 Jonas obedeceu à palavra do Senhor e foi para Nínive. Era uma cidade muito grande; sendo necessários três dias para percorrê-la. 4 Jonas entrou na cidade e a percorreu durante um dia, proclamando: “Daqui a quarenta dias Nínive será destruída”. 5 Os ninivitas creram em Deus. Proclamaram um jejum, e todos eles, do maior ao menor, vestiram-se de pano de saco.
6 Quando as notícias chegaram ao rei de Nínive, ele se levantou do trono, tirou o manto real, vestiu-se de pano de saco e sentou-se sobre cinza. 7 Então fez uma proclamação em Nínive:
“Por decreto do rei e de seus nobres:
Não é permitido a nenhum homem ou animal, bois ou ovelhas, provar coisa alguma; não comam nem bebam! 8 Cubram-se de pano de saco, homens e animais. E todos clamem a Deus com todas as suas forças. Deixem os maus caminhos e a violência. 9 Talvez Deus se arrependa e abandone a sua ira, e não sejamos destruídos”.
10 Tendo em vista o que eles fizeram e como abandonaram os seus maus caminhos, Deus se arrependeu e não os destruiu como tinha ameaçado.
A ordem do Senhor, foi dada pela segunda vez. Dessa vez, obedecida. Jonas, porém, tentou de tudo para atrapalhar a entrega da mensagem. No hebraico, a mensagem de Jonas, possuía apenas 5 palavras. Mesmo assim, o extraordinário e transformador aconteceu. Uma cidade inteira se rendeu a Deus!
Capítulo 4
Nova Versão Internacional 4.1 A Ira de Jonas

Jonas, porém, ficou profundamente descontente com isso e enfureceu-se. 2 Ele orou ao SENHOR: “SENHOR, não foi isso que eu disse quando ainda estava em casa? Foi por isso que me apressei em fugir para Társis. Eu sabia que tu és Deus misericordioso e compassivo, muito paciente, cheio de amor e que prometes castigar mas depois te arrependes. 3 Agora, SENHOR, tira a minha vida, eu imploro, porque para mim é melhor morrer do que viver”.

Related Media
See more
Related Sermons
See more