A Verdadeira Pregação e os verdadeiros ouvintes (Atos 17:1-15)
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 6 viewsNotes
Transcript
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
1-4 >> A BASE DA IGREJA DE TESSALÔNICA
Anfípolis, Apolônica, Tessalônica: Paulo, pegando a via Egnátia, uma via ligava o Império, saiu de Filipos, e atravessando Anfípolis e Apolônia, chegou à Tessalônica, a capital da Macedônia. Ali Paulo, iniciou mais um trabalho de plantação de igreja e foi uma das igrejas pras quais Paulo escreveu duas cartas inspiradas que estão na Escritura, 1ª e 2ª Tessaloniscenses.
Sinagoga de judeus: Paulo seguia uma estratégia. Apesar de ser o Apóstolo dos gentios, sempre que chegava a uma cidade, buscava primeiro pregar aos judeus. No caso de Tessalônica, Paulo pregou aos judeus judeus por três sábados, ou três semanas.
Arrozoou… Expondo e demonstrando: Aqui temos um exemplo da obra de Paulo. Ele debatou com os que se reuniam ali, expondo a Escritura e demontrando, ou seja, colocando lado a lado promessa e cumprimento. Aqui compreendomos qual era a natureza da pregação dos Apóstolos. Não eram histórias para entreter, muito menos piadas, ou pregações temáticas para envolver. Era a exposição fiel, racional e poderosa da Bíblia. A pregação de Paulo era expositiva.
Demontrando ter sido necessário que Cristo padecesse: A palavra demontrar aqui significa literalmente colocar lado a lado. Paulo citava uma profecia ou promessa do Antigo Testamento e mostrava como Cristo cumpriu na sua encarnação, vida, morte e ressurreição. Paulo então expunha a Escritura colocando Cristo e a Sua obra no centro da mensagem. A pregação era a Pregação do Evangelho.
Persuadidos e unidos: O efeito poderoso e real da pregação foi a persuasão, ou seja, um envolvimento intelectual, as pessoas, entenderam e apreenderam em seus corações. E então, uniram-se a Paulo e Silas. O efeito sobre a vida foi um envolvimento com a igreja. Quando entendemos o evangelho, no aproximamos da igreja. Quando nos afastamos, significa que nosso entendimento está obscurecendo. 1Ts 2:1-6
Porque vós, irmãos, sabeis, pessoalmente, que a nossa estada entre vós não se tornou infrutífera; mas, apesar de maltratados e ultrajados em Filipos, como é do vosso conhecimento, tivemos ousada confiança em nosso Deus, para vos anunciar o evangelho de Deus, em meio a muita luta. Pois a nossa exortação não procede de engano, nem de impureza, nem se baseia em dolo; pelo contrário, visto que fomos aprovados por Deus, a ponto de nos confiar ele o evangelho, assim falamos, não para que agrademos a homens, e sim a Deus, que prova o nosso coração. A verdade é que nunca usamos de linguagem de bajulação, como sabeis, nem de intuitos gananciosos. Deus disto é testemunha. Também jamais andamos buscando glória de homens, nem de vós, nem de outros.
5-9 >> OS INIMIGOS DA IGREJA E SEUS MODO DE AGIR
Movidos de inveja: A inveja é uma causa de divisão e destruição. É uma mistura de cobiça e ódio. Porque eu desejo algo que não tenho e odeio aqueles que têm o que eu desejo. O descontetamento deles foi a causa da perseguição, como dos senhores da mulher possessa, que perderam sua fonte de lucro. O diabo não estava contente com aquela pregação. Os judeus, aparentemente homens muito religiosos, foram capazes de pagar a uns vadios para fazerem mal aos irmãos.
Transtornado o mundo: Os crentes foram acusados de sedição e tumulto. A ideia aqui é que eles eram reolucionários. Por um lado, não era mentira. A Igreja foi um moviemnto de transforação drástica da sociedade. Transformação ética e religiosa. Nós devemos ser acusados disso. De tentar transformar o mundo. Mas não somos capazes nem de tentar conversar um única pessoa que está próxima de nós, e quando tentamentos e não conseguimos, achamos que já fizemos muito e que já sofremos muito.
Jesus outro rei: A acusação era de que eles proclamavam Jesus como rei. Isso era muito grave, por aquilo era um Império e só deveria exisitr um senhor, que era César. De fato, a Igrea foi perseguida e continua e continuará sendo perseguida por proclamar apenas um único Rei digno de adoração. Não significa falta de respeito às autoridade. Paulo escreveu defendendo as autoridades. Mas aquele regime problama César como rei digno de adoração. Esse tipo de visão também possuímos hoje. Quando o Estado deseja se elevar a tal ponto que todo cidadão deve prestar obediência absoluta, servil e cega. O Estado se coloca como Deus. E literalmente há uma forma de pensamento que vê o Estado como um deus terreno, e o mundo tem se rendido a isso. O deus que o atual presidente do Brasil professa está incorporado no Estado. O socialismo diz que o Estado deve ter o controle de tudo. Isso está na China, na Coreia do Norte, em Cuba, Venezuela, Nicarágua - e a Igreja é a maior inimigo dessa filosifa, por isso ela deve ser destruída. O socialismo não convive com a Igreja, porque a Igreja, a verdadeira igreja, jamais declarará fidelidade a outro rei. Só Jesus é o Sehor dos senhores e o rei dos reis. Esse é o tema do Apocalise.
10-12 >> A NOBREZA DA IGREJA [DE BERÉIA]
Enviaram Paulo: 1Ts 2:17-18
Ora, nós, irmãos, orfanados, por breve tempo, de vossa presença, não, porém, do coração, com tanto mais empenho diligenciamos, com grande desejo, ir ver-vos pessoalmente. Por isso, quisemos ir até vós (pelo menos eu, Paulo, não somente uma vez, mas duas); contudo, Satanás nos barrou o caminho.
Eram mais nobres… receberam a Palavra com toda avidez… examinando: A igreja de Tessalônica foi a alegria de Paulo. É impressionante ver uma outra igreja que à superava. A igreja de Bereia foi tão fiel que se tornou um adjetivo para todos aqueles que amam estudar a Palavra: “Bereianos”. Sua nobreza se caracterizava assim: Avidez e exame. Eles desejam muito a Palavra, e a examinavam todos os dias para confirmar as Palavras da Pregação. Eles entenderam o que era a Palavra de Deus. Entenderam que a Bíblia é como água que sacia, por isso a avidez. Entenderam que a Escritura é o Juiz de toda crontrovérsia, por isso a examinavam todos os dias para ver se era como lhes falavam. Essa é a nobreza da igreja. O que torna nossa igreja nobre, se não amamos a Escritura, ler a Bíblia e estudar a Palavra?!
13-15 >> A LUTA DA EDIFICAÇÃO DA IGREJA
Foram lá excitar e perturbar: Os inimigos da igreja precisavam impedi-la. Um trabalho promissor precisou ser interropido. Era assim e é assim a vida da igreja. Edificada com muitas lutas.
Levaram-no até Atenas: Paulo foi enviado sozinho para Atenas, à aproximadamente 480 km de Bereia. 1Ts 3:1-2
Pelo que, não podendo suportar mais o cuidado por vós, pareceu-nos bem ficar sozinhos em Atenas; e enviamos nosso irmão Timóteo, ministro de Deus no evangelho de Cristo, para, em benefício da vossa fé, confirmar-vos e exortar-vos,
APLICAÇÃO
Não devemos ouvintes negligentes. Buscando uma pregação que, como disse Paulo, traz coceira aos nossos ouvidos, desejando ouvir aquilo que nos agrada. Devemos buscar uma pregação fiel, que diga aquilo que precisamos ouvir, conforme o que está escrito na Palavra. Como diz nosso Catecismo Maior, “160. Que se exige dos que ouvem a Palavra pregada?
Exige-se dos que ouvem a Palavra pregada que atendam a ela com diligência, preparação e oração; que comparem com as Escrituras aquilo que ouvem; que recebam a verdade com fé, amor, mansidão e prontidão de espírito, como a Palavra de Deus; que meditem nela e conversem a seu respeito uns com os outros; que a escondam nos seus corações e produzam os devidos frutos em suas vidas.”
Não devemos amar a perseguição, mas devemos desconfiar de nós mesmos quando nos damos muito bem com o mundo. O mundo odeia a Palavra, e odeia o estilo de vida da Igreja - ainda que admirem e saibam que a melhor forma de viver. Não faz sentido nos darmos tão bem com pessoas que vivem na dissolução. Pessoas que tem uma conversa imoral, não podem se sentir confortáveis perto de mim. Pessoas que roubam, desonestas, mentirosas, não podem se sentir bem perto de um crente, ou dentro da nossa igreja, a não ser que mudem. Então, se você é fiel de fato, espere o desagrado e o desfavor daquele que não amam a Jesus. Se você não fiel, as pessoas desse mundo irão se sentir muito bem perto de você, porque elas acharam em você alguém como elas. Seja diferente!