Relações Redimidas
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 10 viewsNotes
Transcript
Portanto, como prisioneiro no Senhor, suplico-lhes que vivam de modo digno do chamado que receberam. Sejam sempre humildes e amáveis, tolerando pacientemente uns aos outros em amor. Façam todo o possível para se manterem unidos no Espírito, ligados pelo vínculo da paz.
Pois há um só corpo e um só Espírito, assim como vocês foram chamados para uma só esperança. Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de tudo, o qual está sobre todos, em todos, e vive por meio de todos. Efésios 4:1-6
Quero convidá-los a orar!
Contexto de Efésios;
Paulo é o autor do livro de Efésios, ele escreve de sua prisão em Roma, um pouco depois do ano 60 D.C. É uma carta de teor pastoral um sermão escrito por Paulo para a igreja de Éfeso e outras igrejas próximas.
Os três primeiros capítulos da epístola expressam um conteúdo mais teológico, Paulo traça o perfil do homem remido e ajuda aos cristãos a entenderem sua nova identidade em Cristo.
Como somos remidos pela obra redentora de Deus para o homem através de Jesus.
Enquanto os três últimos possuem um conteúdo mais prático acerca da vida cristã. Nós vamos ver Paulo nos mostrando desafios comuns da vida cristã e como devemos, sendo novas criaturas em Jesus, vive-los na prática.
A partir de Efésios 4 Paulo dá orientações, entre elas, sobre a unidade da igreja de Cristo.
Porque somos tão desafiados em nossas relações?
O apóstolo dedica 3 capítulos para questões ligadas as nossas relações, ele detalha como devem ser as relações do crente, em nível familiar, comunitário e eclesiástico.
Além disso, quando olhamos para nossas próprias experiências é claramente perceptível que nossos maiores desafios se referem a esse tema. Nossas maiores dores e traumas na vida nascem de problemas de relacionamentos, grande parte dos aconselhamentos pastorais nas igrejas são análogas a isso. É um desafio latente e real.
Uma teologia Bíblica sobre relacionamentos destruídos.
Adão e Eva - O Senhor Deus disse: "Não é bom que o homem esteja sozinho. Farei alguém que o ajude e o complete". Gênesis 2:18
Caim e Abel - Gn 4.1-16
Noé e seus filhos Gn 9.20-26
Esaú e Jacó - Gn 32-35
José e seus Irmãos Gn 37.28
Relacionamentos ásperos e difíceis são uma consequência da queda do homem.
Porém Paulo nos aponta que agora, somos redimidos por Cristo, que fazemos parte do plano redentor de Deus para a humanidade, somos novas criaturas. E Deus nos chama a vivermos uma comunhão redimida. Relações também são transformadas pelo evangelho.
Olhando mais atentamente para o texto podemos apontar algumas preciosas lições:
A redenção nos chama a Santidade - Portanto, como prisioneiro no Senhor, suplico-lhes que vivam de modo digno do chamado que receberam. Efésios 4:1
Viver de maneira digna do chamado que receberam significa que Paulo nos mostra como a nossa posição em Cristo determina a nossa prática cristã.
De forma mais clara, Paulo nos chama a uma vida de piedade e santidade; o que nos leva a uma vida prática que aplica a sã doutrina no dia a dia é a nossa compreensão de quem somos em Cristo.
A partir do momento que entendemos o projeto de Deus para o homem, e que fazemos parte dele, isso vai nos constrange a viver e a ver o mundo como Ele deseja.
Deus redimi o homem em toda a sua integralidade, sendo assim, Ele também redimi a forma como se relaciona com outras pessoas. Deus nos chama a viver em santidade e piedade em nossas relações.
Precisamos olhar para as nossas relações e nos desafiar a entende-las como alvo da nossa santificação.
A redenção nos convoca ao esforço diligente - Sejam sempre humildes e amáveis, tolerando pacientemente uns aos outros em amor. Façam todo o possível para se manterem unidos no Espírito, ligados pelo vínculo da paz. Efésios 4:2,3
O próprio texto é auto explicativo, se desejamos viver em santidade, devemos nos esforçar para nutrir relações sólidas e sinceras. O processo de santificação, é um esforço conjunto entre nós e o Espírito Santo, enquanto Ele nos habilita e capacita a desejarmos viver em santidade, nós nos esforçamos para crescer e desenvolver a nossa fé.
Ou seja, se queremos fazer a vontade de Deus em nossas vidas, devemos nos esforçar pra fazer as nossas relações darem certo. Paulo, inclusive, nos ajuda dando dicas de como podemos colocar isso em prática.
Sejam Humildes - que não é vaidoso, tem ou manifesta a virtude de conhecer suas próprias limitações; modesto. Sejam amáveis - delicado, cortes; afável, lisonjeiro, simpático. Tolerem pacientemente em amor - Suporte de forma serena os mais difíceis, amando-os como Jesus te ama. Se esforcem para se manterem unidos no Espírito.
Sabe qual o nosso maior exemplo, Jesus. Em Filipenses 2, Paulo também orienta aquela comunidade a serem amáveis e humildes ,e no versículo 5 ele argumenta que devemos ter o mesmo sentimento que houve em Jesus.
De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; Filipenses 2:5-7
A redenção nos aponta o elo que nos une em meio as diversidades - Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de tudo, o qual está sobre todos, em todos, e vive por meio de todos. Efésios 4:5,6
São muitas as nossas diferenças, cada ser dentro desse Templo é um individuo, formado pelas próprias experiências, descobertas, sucessos e traumas. Somos seres únicos, de personalidade, expectativas e perspectivas diferentes. Pensamos diferente sobre política, sobre futebol, sobre economia, sobre as decisões comuns da igreja; Discordamos dos nossos pastores, líderes, entre nós, e até do irmãozinho que está trazendo essa mensagem.
Mas o que Paulo nos incentiva é que o evangelho nos aponta um Elo, muito mais forte, muito mais profundo e mais sugestivo que as nossas diferenças.
Esse elo é Jesus. Quando olhamos para Jesus, todas as diferenças se dissipam, todas as discordâncias se encerram, porque aos pés de Jesus, todos somos iguais, pecadores que carecem de graça e misericórdia, todos somos aceitos e amados sem merecermos, todos fomos salvos e alcançados com graça e redenção.
O elo que nos une é muito mais forte do que as diferenças que nos dividem.
João 17.20-23,
Minha oração é que todos eles sejam um, como nós somos um, como tu estás em mim, Pai, e eu estou em ti. Que eles estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
"Eu dei a eles a glória que tu me deste, para que sejam um, como nós somos um.
Eu estou neles e tu estás em mim. Que eles experimentem unidade perfeita, para que todo o mundo saiba que tu me enviaste e que os amas tanto quanto me amas.
Quando vivemos em unidade, revelamos a Cristo, revelamos a Deus, revelamos seu evangelho.
Considerações finais
Reconheça o evangelho em sua vida, e seja constrangido por ele ao ponto de transformar suas relações. Se esforce para viver bem com seus irmãos, lute, se falhar, ore, pedindo que Deus aumente sua fé. Que o nosso amor por Jesus seja maior que as diferenças que nos dividem.