A FIDELIDADE DE PAULO NO CUMPRIMENTO DO SEU CHAMADO - Atos 25

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 12 views
Notes
Transcript

Introdução

O contexto anterior fala do retorno de Paulo a Jerusalem e a confusão com os Judeus incitados por aqueles que vieram de outras provincias onde Paulo havia anunciado o evangelhao.
Paulo foi julgado no Sinedrio. Nessa ocasiao ocorre um fato inusitado, Paulo é defendido pelos fariseus, grupo que em outro momento foi opositor do Senhor Jesus (At 23.9)
Atos dos Apóstolos 23.9 ARA
Houve, pois, grande vozearia. E, levantando-se alguns escribas da parte dos fariseus, contendiam, dizendo: Não achamos neste homem mal algum; e será que algum espírito ou anjo lhe tenha falado?
Depois Paulo foi julgado pelo governador Felix, que manteve Paulo preso para agradar aos Judeus, mesmo sabendo que ele era inocente.
Félix foi destituído e chamado a Roma pelo imperador Nero; querendo assegurar o apoio dos judeus para evitar que estes o denunciassem; no entanto, eles enviaram uma delegação a Roma para queixar-se da sua administração.
No seu lugar, Festo foi nomeado como governador.

I. O PLANO DE DEUS SE CUMPRINDO NA VIDA DE PAULO

1. O PLANO DOS JUDEUS É FRUSTRADO (V.1-5)

V.1 — De Cesaréia, capital administrativa, Festo foi quase de imediato para Jerusalém, a capital religiosa, para estabelecer relacionamento com os judeus.
V.2-3 — Os líderes judeus não perderam tempo e foram acusar Paulo perante o novo governador e para armar ciladas contra Paulo.
V.3 — Deus não permitiu que mau in dos judeus prosperasse, Festo disse que Paulo seria julgado em Cesareia.
Quando temos uma missão dada por Jesus, podemos contar com a proteção e provisão de Deus em todas as coisas.

2. PAULO É JULGADO NOVAMENTE EM CESAREIA E APELA PARA CÉSAR (V.6-12)

V.6-7 — Os opositores de Paulo tentaram mais uma vez acusá-lo falsamente. Eles haviam contratado um espécie de “advogado de acusação” contra Paulo, era Tétulo, o orador (At 24.1). Eles estavam realmente empenhados em acabar com a vida do Apóstolo.
V.8-12 — Paulo apresenta sua defesa perante Festo, que sendo o novo governador, buscava agradar aos lideres judeus para ter seu apoio. Paulo, sabendo que em Jerusalém não teria um julgamento imparcial por causa da pressão dos judeus, apela a César (na pessoa do governador, ou na do próprio imperador); era este um direito que lhe cabia como cidadão romano
Paulo havia recebido a confirmação da missão que desde a sua conversão havia sido anunciada e repetida At 23.11.
Atos dos Apóstolos 23.11 (RA)
Na noite seguinte, o Senhor, pondo-se ao lado dele, disse: Coragem! Pois do modo por que deste testemunho a meu respeito em Jerusalém, assim importa que também o faças em Roma.
Isso explica o motivo de Paulo ter apelado para César, o que nos mostra o alinhamento de Paulo com o plano e a confiança dele nas palavras do Senhor.
Precisamos estar alinhados com a vontade de Deus para nossas vidas e confiar nas Escrituras, mesmo nos momentos dificieis. Deus pode nos usar em qualquer circustancia!

3. PAULO É MENCIONADO AO REI AGRIPA (V.13-22)

V.13 — Festo aproveita a visita do rei Agripa e tenta ganhar uns pontos apresentando o caso de Paulo
Agripa: Herodes Agripa II ou Marco Júlio Agripa, filho de Herodes Agripa I (ver At 12:1); havia recebido de César o título de rei sobre alguns territórios situados no Norte da Palestina e autoridade para nomear o sumo sacerdote judeu. Apesar de a família de Herodes ser de ascendência judaica, Agripa havia se colocado do lado dos romanos e quase não praticava a sua própria religião; no entanto, Paulo fala-lhe como a judeu (At 26:3–8,27).
V.14-18 — Festo relata toda a historia ao rei e no fim atesta a inocencia de Paulo.
V.19-22 — Aqui ele menciona o testemunho de Paulo em relação a Jesus, o que provavelmente despertou o interesse de Agripa em ouvir a Paulo.
Estava se cumprindo na vida de Paulo tudo aquilo que Jesus havia falado quando o chamou (At 9.15-16)
Atos dos Apóstolos 9.15–16 ARA
Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel; pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome.
Deus estava providenciando uma oportunudade de ele testemunhar de Jesus diante do rei Agripa.
Paulo sempre dava testemunho a respeito de Jesus, isso era uma marca registrada que todos podiam atestar em sua vida.
E quanto a nós, o que temos falado em nossas conversas? As pessoas podem atestar que nós falamos acerca de Jesus no nosso dia a dia?

4. PAULO PERANTE O REIA AGRIPA (V.23-27)

V.23 — O rei Agripa e sua comitiva ostentava luxo e pompa, tipico daquela familia.
V24-27 — Festo declara a acusação dos judeus contra Paulo e espera que Agripa possa lançar alguma luz ou trazer algum posicionamento, já que se dizia judeu.
No capitulo seguinte Paulo apresenta sua defesa em forma de testemunho, desde a sua vida como fariseu, passando pela sua conversão, ministerio entre os gentios até o momento da sua prisão em Jerusalem.
Novamente ele aproveitou aquela oportunidade para testemunhar de Jesus aquelas pessoas. ele cumpriu cabalmente a missão que Cristo lhe dera (At 26.22-23)
Atos dos Apóstolos 26.22–23 ARA
Mas, alcançando socorro de Deus, permaneço até ao dia de hoje, dando testemunho, tanto a pequenos como a grandes, nada dizendo, senão o que os profetas e Moisés disseram haver de acontecer, isto é, que o Cristo devia padecer e, sendo o primeiro da ressurreição dos mortos, anunciaria a luz ao povo e aos gentios.
Paulo foi fiel ao mestre e ao seu chamado!
Como anda a nossa fidelidade naquilo que o Senhor manda que façamos?
Estamos amando nossos irmãos?
Estamos servindo na Igreja? Orando uns pelos outros?
Como tenho sido como marido ou esposa? Estou ensinando e disciplinando meus filhos?
Sera que estou sendo fiel em contribuir para a obra do Senhor e com Missoes?
Estou anunciando e falando de Cristo a pequenos e grandes como Paulo?
Precisamos ser fieis porque é isso que Deus espera daqueles a quem ele chamou (1Co 4.1-2)
1Coríntios 4.1–2 ARA
Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus. Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel.
Related Media
See more
Related Sermons
See more