Atos

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript

Introdução

Atos 1.1-3 “Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar até o dia em que foi elevado às alturas, depois de haver dado mandamentos por meio do Espírito Santo aos apóstolos que tinha escolhido. Depois de ter padecido, Jesus se apresentou vivo a seus apóstolos, com muitas provas incontestáveis, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas relacionadas com o Reino de Deus.”
O livro de Atos é a continuação de Lucas
Não sabemos ao certo quem é teófilo, mas é um nome grego que significa “amigo de Deus”
Em Lc 1.3 “igualmente a mim pareceu bem, depois de cuidadosa investigação de tudo desde a sua origem, dar-lhe por escrito, excelentíssimo Teófilo, uma exposição em ordem,” Lucas chama teófilo de excelentíssimo.
Geralmente essa nomenclatura era dada a alguem da classe de cavaleiros romanos
Naquela época era comum se escrever um livro a uma pessoa de um nível como esse, pois esse tipo de pessoa tinha poder de fazer com que o livro circulasse
A idéia que Lucas passa aqui é que o primeiro livro tratava sobre tudo que Jesus começou a fazer e ensinar enquanto o segundo livro é agora sobre o que Jesus faz por intermédio do E.S.
Atos dos Apóstolos 1.4–8 NAA
E, comendo com eles, deu-lhes esta ordem: — Não se afastem de Jerusalém, mas esperem a promessa do Pai, a qual vocês ouviram de mim. Porque João, na verdade, batizou com água, mas vocês serão batizados com o Espírito Santo, dentro de poucos dias. Então os que estavam reunidos com Jesus lhe perguntaram: — Será este o tempo em que o Senhor irá restaurar o reino a Israel? Jesus respondeu: — Não cabe a vocês conhecer tempos ou épocas que o Pai fixou pela sua própria autoridade. Mas vocês receberão poder, ao descer sobre vocês o Espírito Santo, e serão minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra.
O texto no v15 vai dizer que tem 120 pessoas reunidas aqui, então não sabemos quem fez a pergunta sobre o reino
Jesus pede que eles fiquem em Jerusalem até um tempo determinado, mas que cedo ou tarde eles seriam testemunhas (martyres)
o conhecimento sobre cristo se estenderia a diversos lugares
Jesus não diz que o reino nao vira, muito pelo contrario, o fato de dizer que isso cabe ao pai, é um forte indicio de que vira
Atos dos Apóstolos 1.9–11 NAA
Depois de ter dito isso, Jesus foi elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos. E, estando eles com os olhos fixos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois homens vestidos de branco se puseram ao lado deles e lhes disseram: — Homens da Galileia, por que vocês estão olhando para as alturas? Esse Jesus que foi levado do meio de vocês para o céu virá do modo como vocês o viram subir.
A questão do escapismo, eles tinham que ir em Jerusalem, trabalhar
Atos dos Apóstolos 1.12–26 NAA
Então os apóstolos voltaram do monte das Oliveiras para Jerusalém. A distância até a cidade é de cerca de um quilômetro. Quando entraram na cidade, subiram para o cenáculo onde se reuniam Pedro, João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, filho de Tiago. Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele. Naqueles dias, Pedro se levantou no meio dos irmãos, que formavam um grupo de mais ou menos cento e vinte pessoas, e disse: — Irmãos, era necessário que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo predisse pela boca de Davi, a respeito de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam Jesus. Ele era um dos nossos e teve parte neste ministério. Ora, este homem adquiriu um campo com o preço da iniquidade e, caindo de cabeça, rompeu-se pelo meio, e todos os seus intestinos se derramaram. Isto chegou ao conhecimento de todos os moradores de Jerusalém, de maneira que em sua própria língua esse campo era chamado Aceldama, isto é, Campo de Sangue. E Pedro continuou: — Porque está escrito no Livro dos Salmos: “Fique deserta a sua morada, e não haja quem nela habite.” — E: “Que outro tome o seu encargo.” — Portanto, é necessário que, dos homens que nos acompanharam todo o tempo em que o Senhor Jesus andou entre nós, começando no batismo de João, até o dia em que foi tirado do nosso meio e levado às alturas, um destes se torne testemunha conosco da sua ressurreição. Então propuseram dois: José, chamado Barsabás, também conhecido como Justo, e Matias. E, orando, disseram: — Tu, Senhor, que conheces o coração de todos, revela-nos qual dos dois escolheste para preencher a vaga neste ministério e apostolado, do qual Judas se desviou, indo para o seu próprio lugar. Depois fizeram um sorteio, e a sorte caiu sobre Matias, que foi acrescentado ao grupo dos onze apóstolos.
Aparentemente se reuniram no mesmo lugar que Jesus celebrou a ceia
As mulheres provavelmente sustentavam o ministério, eram provavelmente ricas de acordo com Lc 8.2,3 “Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes; Suzana e muitas outras, as quais, com os seus bens, ajudavam Jesus e os seus discípulos.”
Existem duas tradiçoes falando sobre a morte de Judas, uma está em Mt 27.3-8 “Então Judas, que o traiu, vendo que Jesus havia sido condenado, tocado de remorso, devolveu as trinta moedas de prata aos principais sacerdotes e aos anciãos, dizendo: — Pequei, traindo sangue inocente. Eles, porém, responderam: — Que nos importa? Isso é com você. Então Judas, atirando as moedas de prata para dentro do templo, retirou-se e se enforcou. E os principais sacerdotes, pegando as moedas, disseram: — Não é lícito colocá-las no cofre das ofertas, porque é preço de sangue. E, tendo deliberado, compraram com elas o campo do oleiro, para cemitério de forasteiros. Por isso, aquele campo é chamado, até o dia de hoje, Campo de Sangue.” e a outra é essa que vimos aqui, já é de costume misturar ambas histórias pra contar uma unica.
Sobre a exigencia da escolha, é algo extranho, Pedro diz que o proximo apostolo tem que ser alguem que acompanhou o tempo todo Jesus, porem nem mesmo alguns dos discípulos se enquadrariam nisso. com excessão de pedro e andre mencionados em João 1.40,41 “Ele encontrou primeiro o seu próprio irmão, Simão, a quem disse: — Achamos o Messias! (“Messias” quer dizer “Cristo”.)”
Os discípulos escolheram matias, mas O espírito escolheu Paulo.
Atos não está preocupado com a estrutura mas com a missão!
O próprio fato de Matias nunca mais ser mencionado deve servir de advertencia: não tentemos forçar o espírito a agir de acordo com nossos propósitos
Atos dos Apóstolos 2.1–13 NAA
Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem. Estavam morando em Jerusalém judeus, homens piedosos, vindos de todas as nações debaixo do céu. Assim, quando se fez ouvir aquela voz, afluiu a multidão, que foi tomada de perplexidade, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. Estavam atônitos e se admiravam, dizendo: — Vejam! Não são galileus todos esses que aí estão falando? Então como os ouvimos falar, cada um em nossa própria língua materna? Somos partos, medos, elamitas e os naturais da Mesopotâmia, Judeia, Capadócia, Ponto e Ásia, da Frígia, da Panfília, do Egito e das regiões da Líbia, nas imediações de Cirene, e romanos que aqui residem, tanto judeus como prosélitos, cretenses e árabes. Como os ouvimos falar sobre as grandezas de Deus em nossas próprias línguas? Todos, atônitos e perplexos, perguntavam uns aos outros: — O que será que isso quer dizer? Outros, porém, zombando, diziam: — Estão bêbados!
O nome pentecostes “quinquagésimo” - celebrada ao fim da sétima semana depois da páscoa
Era uma celebração agricola ligada ao fim da colheita e na qual era apresentado um sacrifício simbólico para Deus, consistindo em 2 pães feitos com grãos recem colhidos
Assim como Deus entrega a lei no monte Sinai, agora entrega uma nova lei no espírito
O termo todos sobre quem o espírito desce deve levar em consideração os 120 e nao os 12
Nesse milagre não são necessários tradutores, Lucas não está falando de glossolalia
Aqui, onde eles são reconhecidos como galileus, é num sentido tipo “não são esses galileus ignorantes e obtusos”?
O milagre fica escondido de alguns por isso eles zombam
Os que zombam, são os que de alguma maneira eram favorecidos, isso é um exemplo do que Jesus disse que o primeiro será o último e o último será o primeiro e os que pensam que o reino de Deus pertence a eles, correm o risco de perder
Isso nos ensina uma lição como em 1Co 12.8-11 “Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento. A um é dada, no mesmo Espírito, a fé; a outro, no mesmo Espírito, dons de curar; a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos. A um é dada a variedade de línguas e a outro, capacidade para interpretá-las. Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas essas coisas, distribuindo-as a cada um, individualmente, conforme ele quer.” As vezes julgamos os movimentos por sermos favorecidos com outras coisas e as vezes queremos controlar, como se pudessemos reproduzir o mover do espirito como uma sardinha enlatada
A armadilha em qualquer caso é afirmar uma vantagem, se tem uma coisa que o livro de Atos nos ensina é que a atividade do E.S. é sempre surpreendente e irresistivel.
Comparação de Babel e pentecostes
Atos dos Apóstolos 2.14–36 NAA
Então Pedro se levantou, junto com os onze, e, erguendo a voz, dirigiu-se à multidão nestes termos: — Homens da Judeia e todos vocês que moram em Jerusalém, tomem conhecimento disto e prestem atenção no que vou dizer. Estes homens não estão bêbados, como vocês estão pensando, porque são apenas nove horas da manhã. Mas o que está acontecendo é o que foi dito por meio do profeta Joel: “E acontecerá nos últimos dias, diz Deus, que derramarei o meu Espírito sobre toda a humanidade. Os filhos e as filhas de vocês profetizarão, os seus jovens terão visões, e os seus velhos sonharão. Até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei o meu Espírito naqueles dias, e profetizarão. Mostrarei prodígios em cima no céu e sinais embaixo na terra: sangue, fogo e nuvens de fumaça. O sol se transformará em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e glorioso Dia do Senhor. E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” — Israelitas, escutem o que vou dizer: Jesus, o Nazareno, homem aprovado por Deus diante de vocês com milagres, prodígios e sinais, os quais o próprio Deus realizou entre vocês por meio dele, como vocês mesmos sabem, a este, conforme o plano determinado e a presciência de Deus, vocês mataram, crucificando-o por meio de homens maus. Porém Deus o ressuscitou, livrando-o da agonia da morte, porque não era possível que fosse retido por ela. Porque Davi fala a respeito dele, dizendo: “Eu sempre via o Senhor diante de mim, porque ele está à minha direita, para que eu não seja abalado. Por isso, o meu coração se alegra e a minha língua exulta; além disto, também a minha própria carne repousará em esperança, porque não deixarás a minha alma na morte, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção. Fizeste-me conhecer os caminhos da vida, e me encherás de alegria na tua presença.” — Irmãos, permitam-me falar-lhes claramente a respeito do patriarca Davi: ele morreu e foi sepultado, e o seu túmulo permanece entre nós até hoje. Sendo, pois, profeta e sabendo que Deus lhe havia jurado que um dos seus descendentes se assentaria no seu trono, prevendo isto, referiu-se à ressurreição de Cristo, que nem foi deixado na morte, nem o seu corpo experimentou corrupção. Deus ressuscitou este Jesus, e disto todos nós somos testemunhas. Exaltado, pois, à direita de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vocês estão vendo e ouvindo. Porque Davi não subiu aos céus, mas ele mesmo afirma: “Disse o Senhor ao meu Senhor: ‘Sente-se à minha direita, até que eu ponha os seus inimigos por estrado dos seus pés.’ ” — Portanto, toda a casa de Israel esteja absolutamente certa de que a este Jesus, que vocês crucificaram, Deus o fez Senhor e Cristo.
O discurso é dividido em 3 partes que começam com chamados a plateia At 2.14 “Então Pedro se levantou, junto com os onze, e, erguendo a voz, dirigiu-se à multidão nestes termos: — Homens da Judeia e todos vocês que moram em Jerusalém, tomem conhecimento disto e prestem atenção no que vou dizer.” At 2.22— Israelitas, escutem o que vou dizer: Jesus, o Nazareno, homem aprovado por Deus diante de vocês com milagres, prodígios e sinais, os quais o próprio Deus realizou entre vocês por meio dele, como vocês mesmos sabem,” At 2.29— Irmãos, permitam-me falar-lhes claramente a respeito do patriarca Davi: ele morreu e foi sepultado, e o seu túmulo permanece entre nós até hoje.”
Cada um desses chamados gira em torno de citações bíblicas
O sermão de Pedro tras uma mensagem de niveladora. At 2.17,18 “Até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei o meu Espírito naqueles dias, e profetizarão.” ao mesmo tempo que trás uma mensagem catastrófica At 2.19,20 “O sol se transformará em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e glorioso Dia do Senhor.” e no final um convite At 2.21 “E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.”
Esse texto de Joel é crucial para todo o livro de Atos, tudo se desdobra a partir disso
Depois ele faz menção de 2 textos de salmos, era comum na literatura judaica que todos os textos de salmos que fossem sobre o rei fossem usados para literatura messianica
Por fim no em At 2.32 “Deus ressuscitou este Jesus, e disto todos nós somos testemunhas.” Parece que pedro está dizendo que a promessa acaba de se cumprir, assim como Jesus disse que eles seriam testemunhas quando recebessem o espirito santo, agora pedro está dizendo que somos testemunhas.
Atos dos Apóstolos 2.37–41 NAA
Quando ouviram isso, ficaram muito comovidos e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: — Que faremos, irmãos? Pedro respondeu: — Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos seus pecados, e vocês receberão o dom do Espírito Santo. Porque a promessa é para vocês e para os seus filhos, e para todos os que ainda estão longe, isto é, para todos aqueles que o Senhor, nosso Deus, chamar. Com muitas outras palavras deu testemunho e exortava-os, dizendo: — Salvem-se desta geração perversa. Então os que aceitaram a palavra de Pedro foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas.
Agora aqueles que chamavam os discipulos de galileus, chamam eles de irmãos
A palavra comovidos aqui tem um sentido de dor intensa
No fim 3 mil se somam e são batizados
Existem 3 pontos importantes em todo esse relato
Os últimos dias
Dupla cidadania
O espírito nivelador
Atos dos Apóstolos 2.42–47 NAA
E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por meio dos apóstolos. Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, o Senhor lhes acrescentava, dia a dia, os que iam sendo salvos.
Eles perseveravam em 4 coisas: (1) ensino dos apostolos, (2) na comunhão, (3) no partir do pão e (4) nas orações
Related Media
See more
Related Sermons
See more