PRIVILÉGIOS E RESPONSABILIDADES Colossenses 3.18-4.1

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 30 views
Notes
Transcript
Grande ideia:
Estrutura: nas relações familiares (3.18-21) e nas relações sociais (3.22-4.1)
Esse trecho da epístola parece fazer parte de um espécie de catecismo prático que era usado nas igrejas. É possível encontrar uma lista semelhante em Efésios 5.3-6.9, por exemplo.
“Senhor” (6 vezes): deveres que são parte da devoção ao Senhor.
Observe o caminho que Paulo percorre até chegar à família na epístola aos colosssenses. Ele começa lá do alto e desce, até chegar ao lar, ao casamento. O apóstolo mostra como o cristianismo é prático. Não tem nenhuma área da vida que não esteja debaixo do governo e da soberania de Jesus.
Nova vida em Cristo na família. (3.18-21)
(a) Esposas que se sujeitam ao seus próprios maridos.
(b) Maridos que amam suas respectivas esposas, não as tratando com amargura.
(c) Filhos que obedecem seus pais, “em tudo”, uma vez que isso agrada ao Senhor.
(d) Pais que não irritam seus filhos, não os deixando desanimados.
2. Nova vida em Cristo na sociedade. (3.22-4.1)
(a) Servos (escravizados no contexto original) que obedecem seus senhores aqui na terra em temor ao Senhor.
Augustus Nicodemus:
O Novo Testamento não contesta o sistema de escravidão que permeava tanto a cultura judaica daquela época quanto a greco-romana. As orientação neotestamentárias para os escravos cristãos são sempre de encorajamento, para que exerçam suas obrigações como se estivessem servindo ao próprio Jesus. No entanto, em 1 Coríntios 7.21, a recomendação é para que, caso surja uma oportunidade de conseguir a liberdade, ela deve ser aproveitada. Séculos mais tarde, a influência do cristianismo seria uma das forças decisivas para a abolição desse regime de trabalho desumano.
(b) Paulo dedica quatro versículos aos esravos. Basicamente ele diz que:
Augustus Nicodemus:
É fundamental obedecer a seu senhor de todo o coração, e não somente quanto ele está vigiando. Isso vale em nossos dias, para quem é empregado, pois também deve servir a seu patrão de todo o coração.
O crente precisa ver seu trabalho como algo de caráter espiritual.
O cristão deve esperar a recompensa que vem do Senhor, pois aqui neste mundo nem sempre a receberá.
O escravo deve esperar que a justiça seja feita somente no dia do juízo, pois quem comete injustiça nesta vida será julgado por Deus no dia do juízo.
É dessa maneira que os escravos cristãos deveriam se portar: se tivessem a oportunidade de conseguir a liberdade, deveriam aproveitá-la; se não, que continuassem servindo a Deus da melhor maneira possível.
(c) Senhores que tratam seus servos com “justiça e igualdade”, com a consciência de que têm também um Senhor no céu.
(d) (3.22) “senhores aqui na terra” com (4.1) “Senhor no céu”.
3. Outras aplicações.
Augustus Nicodemus:
O cristianismo de fato não é apenas uma filosofia ou um conjunto de doutrina nas quais devemos crer. Ele demanda uma mudança completa de vida, abrange toda a realidade ao nosso redor. Ou o cristão é comprometido com Deus- e isso fará uma tremenda diferença em todas as áreas de sua vida- ou não é. Ser parcialmente cristão é algo que não existe. Biblicamente falando, ou o indivídulo é de Deus ou não é. Ou serve a Cristo de verdade ou é um hipócrita. A vida cristã não admite meios-termos.
Related Media
See more
Related Sermons
See more