Tito 2.1-10
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 65 viewsNotes
Transcript
Homem, Mulher e Servo
Homem, Mulher e Servo
Oração
Leitura do Texto:
1 Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina. 2 Quanto aos homens idosos, que sejam temperantes, respeitáveis, sensatos, sadios na fé, no amor e na constância. 3 Quanto às mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho; sejam mestras do bem, 4 a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem ao marido e a seus filhos, 5 a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada. 6 Quanto aos moços, de igual modo, exorta-os para que, em todas as coisas, sejam criteriosos. 7 Torna-te, pessoalmente, padrão de boas obras. No ensino, mostra integridade, reverência, 8 linguagem sadia e irrepreensível, para que o adversário seja envergonhado, não tendo indignidade nenhuma que dizer a nosso respeito. 9 Quanto aos servos, que sejam, em tudo, obedientes ao seu senhor, dando-lhe motivo de satisfação; não sejam respondões, 10 não furtem; pelo contrário, deem prova de toda a fidelidade, a fim de ornarem, em todas as coisas, a doutrina de Deus, nosso Salvador.
Contexto:
A Carta de Tito, foi escrita por Paulo(Tt 1.1) para seu discípulo Tito(Tt 1.4) com o propósito de instruir Tito a fortalecer as igrejas na ilha de Creta através do combate aos falsos mestres, formação de uma liderança sadia nas igrejas e o ensino da doutrina de Cristo com aplicações dentro do estilo de vida dos cristãos(Tt 1.5), porem a carta alem do propósito de instrução de Tito ela também indica quem substituiria o próprio Tito nesse trabalho, Zenas e Apolo, (Tt 3.13).
O trabalho de Tito era de extrema importância pois a igreja na ilha de Creta era muito nova na fé e precisava de uma liderança forte para combater os falsos mestres e contra toda a cultura pecaminosa dos cretenses.
A cultura dos cretenses era totalmente infame e comparada varias vezes, por historiadores gregos, com os da cidade de corinto(outra cidade perversa). O historiador grego Polibio afirma que: “Agora seria impossível encontrar, exceto em alguns poucos exemplos, conduta pessoal mais traiçoeira, ou política publica mais injusta, que a de Creta”
Mensagem de Tito, pelo Prof. Carlos Osvaldo Pinto:
“O estabelecimento de igrejas maduras, nas quais a doutrina é confirmada pela vida, depende da presença ativa da liderança espiritualmente qualificada e da pratica de boas obras por parte de cada crente por meio da graciosa capacitação de Deus.”
Proposição:
Ser cristão implica em amadurecimento e abandono de padrões seculares e ser um exemplo de integridade como homem, ou mulher, e servo, para que a palavra de Deus não seja difamada, para que os que se opõem fiquem envergonhados e para que a doutrina de Deus seja atraente.
Transição
Nossa sociedade não esta muito diferente da que Paulo retrata em Creta, vivemos em um mundo de uma confusão política, inclusive o prefeito de Franca foi acusado de corrupção e foi feito um pedido de cassação de seu mandato, os padrões éticos estão totalmente deturpados em nossa sociedade.
Liderança Exemplar: Tito 2.1,7-8
Liderança Exemplar: Tito 2.1,7-8
Explicação
Paulo da a Tito a instrução de ensinar de acordo com a sã(significa: “estar saudável; ser integra”) doutrina(Palavra de Deus, Bíblia) e ser um exemplo de vida/ensino, e com isso Paulo faz um contraste entre o Falso Mestre e o Verdadeiro Mestre.(Tt 2.1,7-8)
Os falsos mestres estavam deturpando a igreja(Tt 1.11), esses homens deveriam ser silenciados e para Paulo só existe uma forma de silenciar esses falsos mestres, Ensinando e Vivendo a doutrina correta. Quando Paulo instrui Tito a formar uma liderança era para essas pessoas ensinem e vivam o ensino de Cristo, essas pessoas tinham acabado de se converter e precisavam crescer na fé cristã e assumirem a responsabilidade de como cristãos de combater os falsos mestres e fortalecer a igreja de Deus.
A Vida de Tito deveria ser o exemplo para que o ensino fosse levado a serio, Tito deveria entender que as verdades pregadas por ele mesmo o levariam a uma pratica de boas obras, e essas praticas seriam a marca de um ensino autentico. Então após um ensino correto e inegociável acompanhado de uma pratica de vida os Falsos Mestres seriam envergonhados(Tt 2.8b).
Aplicação
Ao ler o Texto lembre que Tito é responsável de formar uma liderança para que assim como ele, pregue a doutrina de Deus e viva com integridade. Hoje da mesma forma nossos pastores devem formar essa liderança, mas onde? Quem eles devem Buscar?
Nós, você. Olhe para você hoje e entenda que Deus quer te desafiar a maturidade e formação espiritual para o fortalecimento da Igreja local, seja em Ribeirão, Franca ou qualquer outro local. Igreja não esta aqui para fazer programa, mas sim para edificar vidas através da pregação do evangelho e Deus quer que você viva e ensine as Doutrinas Cristas.
Os Critérios de Presbíteros(Tt 1.6-9) estão estipulados porem não são exclusivos dos presbíteros, mas são indicam um padrão de vida que todos devem ter.
Ao fazer isso vamos nos deparar com situações de dificuldade, afinal vamos sentir oposição dentro ou fora da igreja(Tt 2.8b). Não é fácil mas necessário. Não é um padrão de vida negociável, é nossa responsabilidade, como falei nos somos a igreja que Deus quer amadurecer e quer que se posicione contra todo o ensino errado.
Transição:
Diante de tanta corrupção moral, Paulo instrui a Tito padrões básicos que se tinham perdido como: Homem, Mulher e Servos. Elementos cotidianos da vida familiar inclusive nos dias de Hoje.
O que é ser um homem cristão? O que ser uma mulher cristã? O que é ser um servo cristão e como lidar com autoridades?
A sã doutrina é responsável por moldar a vida crista, como Homem, Mulher e o Trabalhador.
Homem: Tito 2.2,6
Homem: Tito 2.2,6
Explicação:
O Alvo de Tito é formar presbíteros e para isso ele não poderia deixar de lado a instrução aos homens, jovens ou velhos. Eram esses homens agora responsáveis pelo crescimento e defesa da igreja. Os mais velhos devem ser exemplo para os mais novos, inclusive vemos o mesmo foco ao tratar com as mulheres, é bíblico o ensino da geração mais velha para a mais nova e Tito deveria instruir os mais velhos a serem modelos morais e espirituais para a igreja.
Portanto os homens mais velhos deveriam ser os pioneiros a aplicar a sã doutrina, tendo domínio próprio, tendo uma reputação aprovada, equilíbrio nas atitudes e maduros espiritualmente.(Tt 2.2)
Em mesmo peso os homens jovens deveriam ser encorajados a terem domínio próprio.
A palavra usada por Paulo, é bem enfática ao tratar de autocontrole, autodomínio e autodisciplina. John Stott afirma que Paulo trata de um domino dos temperamentos, ambições e especialmente de apetites carnais e compulsões sexuais, de modo que o jovem cristão permaneça dentro do padrão de cristo para o casamento(pré e pós).
Então Tito deveria ensinar aos jovens a serem criteriosos em tudo e deveria existir um encorajamento a uma vida em alto padrão.
Juventude não é sinônimo de imaturidade. O padrão de vida do jovens não era menor, 1Tm 4.12.
Ilustração:
Padrão de Homens entre nós:
Os musculosos malham, brigam, exibem os bicéps e tricéps. Os inteligentes articulam, comandam, estudam, dominam temas complexos e exibem seu conhecimento. Os bons em games acumulam mortes, pontos, rankings, medalhas e os exibem nas comunidades online, notórias pela presença massiva de outros homens. Os ricos gastam, acumulam, vivem experiências de riqueza, se gabam sobre como o que importa não é o que você tem, mas o que você é, e em seguida ostentam o que possuem.
Mas sabem o que esta debaixo dessa força toda? Medo de se demonstrar fraco.
Historia real:
Empresário passa por dificuldades, adquire dívidas que colocam todo seu patrimônio em risco. Mas não abre para a família, nem pede ajuda – por medo de expor sua fragilidade e perder seu posto de homem provedor.
E como consequência desse padrão confuso de masculinidade que temos na sociedade acabamos com um homem que não atende aos padrões bíblicos.
Aplicação:
Pretendo dar 2 soluções para esse problema a luz do texto de Tito.
1. Devemos entender que como homens jovens devemos buscar instrução e modelo dos mais velhos. E digo também aos mais velhos que sejam exemplo para os mais novos e os procurem para ensina-los. A Igreja de Deus é para distintas gerações jovens, adolescentes, adultos, idosos e crianças.
2. Devemos nos abrir para o crescimento espiritual, ou seja, retirar todo o orgulho e admitir que existem áreas em crescimento em nossa vida que dependemos de Deus para sermos exemplo, sabendo que a nossa mudança, em prol de vivermos como modelo bíblico, exige Amor e Perseverança.
A Solução para o Homen frouxo não é se demonstrar forte, ao fazer isso só trabalhamos o exterior e Deus quer moldar nosso coração, o problema do homem não é a fraqueza mas a falta de integridade espiritual.
O Homem Bíblico se preocupa com sua integridade.
Temos na Bíblia exemplos masculinos/integros que podem ser seguidos, homens que entenderam suas limitações e buscaram crescer no amor de Deus e na Perseverança.
José e Daniel.
Mulher: Tito 2.3-5
Mulher: Tito 2.3-5
Explicação:
Paulo não só trata sobre integridade referente aos homens, mas também referentes as mulheres por isso que inicia sua instrução com a palavra “Semelhantemente”(Tt 2.3).
As mulheres mais velhas devem então manter um padrão respeitoso, sensato, moderado e crescente em sua fé, e conforme Paulo afirma a mulher deve ser cuidadosa no seu proceder, em sua vida, por completo.
É interessante os pecados alertados pelo apostolo, maledicência e embriagues. Esses pecados são grandes alertas pois a maledicência ou calunia, significa falar mal de outros, e tal pecado não pode ser cometido por mulher que buscam uma vida cuidadosa a Deus(a língua fere, destrói e mata; Tg 3.1-11), e da mesma forma a embriagues. Tais pecados não exclusivos das mulheres mas devemos notar o grande alerta de Paulo para o cuidado que mulheres devem ter com eles.
As mulheres mais velhas devem ensinar as mais novas, lembrando do mesmo principio que vimos no ensino do homem mais velho ao homem mais novo. A igreja e a família bíblica necessita dos mais velhos e dos mais novos.
A palavra destacada para ensino nesta passagem refere-se não a um ensino formal, mas, sim ao conselho e encorajamento instruindo em particular, pela palavra e pelo exemplo. Vida na Vida.
As mulheres mais novas por sua vez devem escutar as mais velhas neste ensino, e Paulo então da varias áreas de ensino:
Amarem seus maridos e filhos: As jovens recém-casadas não devem negligenciar o marido e os filhos. A felicidade do casamento é fundamentado no amor mutuo, e portanto devemos entender que o homem deve amar a mulher como cristo amou a igreja(Ef 5.25). Atenção que em todos os texto sobre o amor conjugal o amor do marido é o amor sacrificial(ágape) e o amor da esposa é o amor afetivo(philéo).
Serem prudentes: Domínio próprio e auto controle, mesma palavra usada aos homens mais novos.
Serem puras: Puras de mente e coração, implica em fugir de toda a tentação e toda circunstancia perigosa. A pureza sexual do casamento deve ser mantida entre o casal, fugindo de toda imoralidade e adultério extraconjugal(Traições, Pornografias e etc…)
Estarem ocupadas em casa: Paulo aqui esta combatendo uma tendência de ficar ocioso(1Tm 5.13), esse texto não da base para entender que a mulher casada não pode trabalhar, mas sim o papel da mulher dentro da casa como administradora do lar. Voltando Paulo não quer mulheres ociosas e ele as incentiva a assumirem seus papeis no lar.
Serem bondosas: Amáveis no investimentos de vidas
Sujeitas aos maridos: Sujeição ou submissão é uma palavra bem deturpada, mas podemos dizer que ela não implica em inferioridade. O maior problema da submissão esta quando não existe amor entre mulher e homem, porque quando o homem ama a mulher e a mulher ama o marido o conceito de submissão funciona e testifica de que existe uma comunhão entre ambos.
Todas essas instruções são para que a vida integra em Deus testemunhe de seu amor e que o evangelho seja proclamado.
Ilustração:
Panorama geral do que é ser mulher hoje, movimentos feministas:
Declaração dos Movimento de Mulheres e Feministas no Encontro da Sociedade Civil frente à VI Cúpula de Presidentes dos Países BRICS - 18 jul 2014
Repudiamos o crescimento do fundamentalismo religioso e sua influência sobre as políticas públicas que usa argumentos reacionários e conservadores para reiterar a lógica androcêntrica e heteronormativa, coibir a autonomia sexual e auto-determinação reprodutiva das mulheres, limitando as possibilidades de prazer e estigmatizando as identidades sexuais que diferem da norma dominante.
Em muitos casos, o fundamentalismo religioso é um fenômeno moderno, caracterizado pelo senso de esvaziamento do meio cultural, até mesmo onde a cultura pode normalmente ser influenciada pela religião dos partidários. O termo pode também se referir especificamente à crença ou convicção de que algum texto ou preceito religioso seja infalível e historicamente preciso ainda que contrários ao entendimento de estudiosos modernos.
Como cristãos não podemos concordar com o feminismo, não podemos levantar essa bandeira. Preciso destacar aqui que acho valido uma movimentação social contra estupros, sou contra mulheres receberem menos que homens em cargos iguais, mas esses argumentos não me fazem levantar uma bandeira como do feminismo que tem sido contra a bíblia claramente como vimos na declaração do movimento das mulheres e feministas, não concordo com o aborto, não concordo com a ideologia de gênero(presente no feminismo).
Aplicação:
Como solucionamos o feminismo a luz do texto que estudamos?
1. Precisamos entender que mulheres e meninas precisam voltar ao padrão bíblico de feminilidade, padrão que promove a integridade da mulher, cuidando sempre de seu proceder.
2. O papel da mulher na educação e no amor da família, marido e filhos, e em nossa igreja, na instrução as mulheres mais novas, é de vital importância para uma continuidade de ensino das escrituras e da aplicação de vida das mesmas.
3. A mulher bíblica, fiel e temente a Deus, ela faz uma diferença social, pois ela cumpre o papel de manter a palavra de Deus integra, sem difamação.
Servo: Tito 2.9-10
Servo: Tito 2.9-10
Explicação:
Ao trabalhar diversos grupos dentro da igreja Tito deveria também instruir os trabalhadores no trato com seus empregadores e o relacionamento de autoridade, para que então o cristão torne-se vitrine da doutrina cristã.
O comportamento desses servos cristãos deveria ser exemplar, pois assim ajudariam a fazer a mensagem cristã atraente e nobre. Os servos deveriam ser:
Completamente submissos aos seus mestres: Todo o relacionamento com o mestre deveria estar baseado na obediência, porem obvio que tratava da obediência do licito, o ilícito o servo não deveria realizar pois iria totalmente contra ao ornamento e concordância com a doutrina cristã.
Respeitosos: Os servos deveriam trabalhar de boa vontade, de todo o coração, objetivando a satisfação de seus senhores. Isso implica a respeitar sua autoridade como mestre e como a firma o terno na argumentação.
Honestos e fidedignos: Servos deveriam dar prova de honestidade não roubando de seus empregadores. Não deveriam servir fielmente somente quando vistos mas em todo o momento, inteiramente. demonstrando dignidade no serviço.
Ilustração:
Testemunho de como uma empresa cresce na medida que seus funcionários entendem o relacionamento de empregados e mestres.
CASE
Empresa: Porto Brasil.
Incidente: Incendio.
Aplicação:
Hoje é muito fácil viver uma vida dupla diante do seu superior. Na frente dele somos esforçados, mas nas costas reclamamos e levamos o trabalho sem excelência. Esses incidentes ocorrem inclusive dentro da igreja, na juventude, pois temos equipes de trabalho. Mas temos que lembrar que Deus pede a nós um coração de servo e excelência no servir. Ocorre também no casamento e relacionamento entre homem e mulher, submissão deve ocorrer no casamento mas como ja falamos o relacionamento de integridade é essencial.
Segue abaixo 5 aplicações praticas para testemunhar de cristo durante qualquer serviço que realizar:
1. Entenda que a primeira autoridade é de Deus, ele é o Senhor de nossa vida e aplique a submissão a Ele, respeito a Ele, e seja honesto e fiel a Ele. Ele quem é nossa primeira autoridade. Todos as aplicações abaixo podem ser negociáveis mas com Deus nunca.
2. Entenda o papel da autoridade e se submeta verdadeiramente, não olhe somente para a sua parte do trabalho, veja o todo do que você faz parte.
3. Alimente um ambiente de respeito dentro do serviço/trabalho, busque satisfazer as expectativas de seus chefes, implica principalmente no respeito a essa autoridade.
4. Seja Integro e verdadeiro em tudo que fizer, nunca minta ou fuja da verdade(meia verdade), seja honesto. Não olhe para o beneficio pessoal que você tem se atrasar ou se fizer do seu jeito, seja fiel ao seu trabalho.
5. Lembre sempre que parte da pregação do evangelho é o exemplo de trabalho e também não deixe de completar o testemunho pregando do evangelho.
Proposição:
Ser cristão implica em amadurecimento e abandono de padrões seculares e ser um exemplo de integridade como homem, ou mulher, e servo, para que a palavra de Deus não seja difamada, para que os que se opõem fiquem envergonhados e para que a doutrina de Deus seja atraente.
Conclusão
Recapitulando:
1. Olhe para você hoje e entenda que Deus quer te desafiar a maturidade e formação espiritual para o fortalecimento da Igreja local, seja em Ribeirão, Franca ou qualquer outro local.
2. O Homem Bíblico se preocupa com sua integridade.
3. Mulheres e meninas devem se preocupar com o padrão bíblico de feminilidade, padrão que promove a integridade da mulher, cuidando sempre de seu proceder.
4. Deus pede a nós um coração de servo e excelência no servir.
Porem de todas as coisas lembre sempre que nós devemos crescer e amadurecer como homens e mulheres com auxilio mutuo, para servir primeiramente a Deus. E que através de nossa vida possamos defender a palavra, nos opor aos falsos que difamam o cristianismo e pregar o evangelho com o atrativo do exemplo pessoal de uma vida integra.
Oração Final