Sinal de alerta para o retorno (Apocalipse 2:1-7)
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 931 viewsNotes
Transcript
INTRODUÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO
INTRODUÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO
Os sinais de alerta de Deus em nossa vida cristã são fundamentais! Precisamos sempre identificá-los a fim de corrigir o que for necessário. Este foi um dos motivos que foram escritas as sete cartas do Apocalipse. Observe novamente o v. 1:
1 Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro:
Os candelabros representam as sete igrejas da Ásia que recebem estas cartas contidas nos capítulos 2 e 3 de Apocalipse. Quando Jesus declara conservar as sete estrelas, está Se referindo às sete igrejas, e quanto aos sete candeeiros, também é sobre elas.
A mão direita representa favor e cuidado de Deus, o que significa que, ao serem conservadas pela mão direita de Cristo, é que estão sendo cuidadas, e não apenas isto, Ele caminha sobre cada uma das sete igrejas, não apenas a de Éfeso.
Este cuidado do Senhor para com Sua igreja é, principalmente, no sustento espiritual. Este sustento passa, por vezes, por um sinal de alerta que Ele apresenta na mensagem enviada às igrejas. É o que vemos que Ele realiza na igreja em Éfeso.
O contexto desta cidade é o seguinte: Quando a carta à igreja em Éfeso foi escrita, a cidade já possuía alguns séculos de existência e foi marcada por idolatria.
Pois possuía um templo dedicado à deusa Ártemis, a qual levava milhares de pessoas para visitarem este templo considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo e acomodava cerca de 25 mil pessoas.
PROPOSIÇÃO: SINAL DE ALERTA PARA O RETORNO
Dobradiça: Em que consistiu este sinal de alerta dado aos cristãos desta igreja?
1. ELOGIO À FIRMEZA NO TRABALHO (v. 2-3)
1. ELOGIO À FIRMEZA NO TRABALHO (v. 2-3)
2 Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos; 3 e tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer.
Explicação: Antes da chamada à exortação, esta mensagem inicia com uma palavra de elogio, como era comum nas mensagens de encorajamento da época.
Estes realizam boas obras que demonstram que possuem um compromisso verdadeiro com as Escrituras Sagradas e com a firmeza da doutrina dentro da igreja.
Vemos que esta igreja que preza pela pureza da doutrina, investe na busca pelo conhecimento das doutrinas, visto que pôs à prova os mentirosos, os enganadores e falsos apóstolos que se infiltraram no meio deles.
E como eles agiam? Vemos que Paulo já traz um alerta a respeito deles em:
29 Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho. 30 E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens falando coisas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles.
Nisto eles estão sendo perseverantes e íntegros, realizam um trabalho árduo a fim de não permitir que falsas doutrinas se espalhem na igreja.
Pode-se notar que eles não se deixaram esmorecer, não desanimaram, não perderam a coragem de lutar a fim de manter a ordem e o cuidado com a integridade da igreja. No v. 6, encontramos ainda outro elogio de Jesus sobre o que eles não toleram:
6 Tens, contudo, a teu favor que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
Quem eram os nicolaítas? Era uma seita que se infiltrou na igreja trazendo costumes pagãos como o entendimento de que a liberdade espiritual também seria liberdade para práticas de idolatria e imoralidade.
E podem ser encontrados grupos semelhantes nas igrejas situada nas cidade de Pérgamo:
14 Tenho, todavia, contra ti algumas coisas, pois que tens aí os que sustentam a doutrina de Balaão, o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição. 15 Outrossim, também tu tens os que da mesma forma sustentam a doutrina dos nicolaítas.
Agora, observe a igreja em Tiatira:
20 Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos.
O que se pode perceber é que o que a igreja em Éfeso não tolera entra em Pérgamo e Tiatira. Como é importante estar firme para não cair no erro da idolatria e da imoralidade sexual!
Aplicação: Este combate aos falsos ensinos é muito importante para uma igreja, uma vez que, uma igreja sem o verdadeiro ensino das Escrituras se encontra totalmente perdida, desorientada e não permanece, não resiste por muito tempo.
Igrejas que possuem doutrinas equivocadas precisam de uma coisa que as faça voltar ao caminho: o estudo fiel e sério da Bíblia, de forma compromissada.
Uma igreja bem preparada neste quesito não se vende para mentiras, não se vende para meias verdades, sabe bem combater aos erros daqueles que se levantam para distorcer os ensinamentos.
Será que temos agido desta forma? Não somente ensinar o que é correto, mas também estar atento ao que não condiz com as Sagradas Escrituras.
Vivemos dias de idolatria e imoralidade cada vez mais inserida em nossa sociedade. O que é certo pra nós se tornou errado para este mundo, e o que é errado se tornou certo.
O pudor e a decência deram lugar à promiscuidade, ao pensamento que tudo pode. E há o grande perigo de isto entrar em nossas igrejas. Será que estamos atentos quanto a isso? É um grande desafio para os dias atuais.
Dobradiça: Bem, parece que está tudo bem com a igreja em Éfeso, mas não está. Contra os falsos está tudo ok, eles se mantiveram firmes.
Dobradiça: Mas, e quanto a Deus e ao cuidado com o próximo? Como estão? É aqui que vemos o alerta de Jesus a esta igreja. Se em primeiro lugar vemos o elogio a respeito da firmeza que possuíam quanto à Palavra, em segundo lugar, o que vemos é a:
2. CHAMADA À CORREÇÃO AOS DESORIENTADOS
2. CHAMADA À CORREÇÃO AOS DESORIENTADOS
4 Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. 5 Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.
Explicação: Apesar de eles serem portadores de um bom conhecimento da Palavra de Deus, existe algo que foi se perdendo ao longo do tempo: o amor.
Para Jesus, não basta apenas ser íntegro na maneira que estabelecer a ordem na igreja. Aqueles irmãos haviam abandonado algo que é muito mais precioso: a vida no primeiro amor, a prática das primeiras obras.
E o que é este primeiro amor a que Jesus Se refere? Precisamos pensar na palavra “primeiro” não como o primeiro de muitos amores que uma pessoa pode ter ao longo da vida, mas sim como o mais importante, o amor verdadeiro e único que nos conecta a Deus.
Sem este amor, a igreja em Éfeso se encontra desorientada quanto às primeiras obras que precisam ser praticadas. A prática do amor foi deixada de lado ao longo dos anos. Esta prática que foi ensinada por Jesus:
35 Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.
O amor vindo de Deus e que se espalha na vida dos nossos semelhantes é a base da igreja. Assim somos conhecidos como discípulos de Jesus. Não se pode desprezar alguns por causa dos enganadores e que traziam falsos ensinos ao povo.
E qual seria a consequência de não voltar ao primeiro amor? Jesus afirma que irá mover o candeeiro do seu lugar, ou seja, esta igreja que representava um dos candeeiros dos quais Jesus caminhava seria tirada do seu lugar.
O que poderia ser compreendido como algum evento histórico que faria com que esta igreja não mais existisse, não haveria mais influência alguma.
Aplicação: Queridos, devemos sempre nos lembrar que repreensão sem amor não é verdadeira repreensão. Uma das marcas da igreja de Cristo é saber cuidar e exortar de forma que a pessoa venha a compreender que realmente necessita de correção em alguma área da sua vida.
É bom ver que somos uma igreja que suporta os tempos difíceis e possui conhecimento das doutrinas, conhecimento da Bíblia, mas jamais podemos nos esquecer que, sem santa piedade e amor, não é a mesma coisa. Passa pelo cuidado com os visitantes, por acolhê-los, por fazê-los se sentirem bem em nosso meio.
Somos conhecidos como uma igreja que preza pela sã doutrina, mas somos também conhecidos como membros de uma igreja amorosa? Nosso slogan nos afirma que somos uma igreja acolhedora, então que isso seja sempre verdade, não apenas um discurso.
Participamos de uma comunidade cristã onde há pessoas diferentes, com personalidades e gostos diferentes, várias faixas etárias, todas unidas em um mesmo propósito: servir e adorar a Jesus e se preparar espiritualmente para os desafios da semana.
O perdão também é uma maneira de expressar amor. Se você se sente faltando amor para demonstrar perdão, deixe para trás os problemas do passado, os erros. Há pessoas desanimadas devido a algo que ocorreu há anos atrás. Deus está te chamando para um retorno, para viver no primeiro amor.
O desafio é todos nos amarmos mesmo assim, é estarmos todos unidos no mesmo amor com o qual Cristo derramou em nós, o amor com o qual Ele Se entregou por nós e nos encoraja a dedicarmos ao nosso semelhante. Você está disposto a isso? Está disposto a viver no primeiro amor, nas primeiras obras?
Dobradiça: Ainda há esperança para esta igreja! Se Jesus está chamando para voltar, é porque Ele deseja fazer desta uma igreja que possui os princípios que Ele mesmo deixou. Primeiro foi o elogio às virtudes, depois a chamada à volta ao primeiro amor, e por último, Jesus deixa uma:
3. PROMESSA AOS VENCEDORES
3. PROMESSA AOS VENCEDORES
7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus.
Explicação: Primeiramente, o versículo tem uma frase que se repete em todas as sete cartas às igrejas da Ásia: os “ouvidos para ouvir”. A referência disto está no Antigo Testamento, dos rebeldes que não utilizavam seus ouvidos para ouvirem a repreensão e a correção de Deus, preferiam viver na insensatez:
18 Nada sabem, nem entendem; porque se lhes grudaram os olhos, para que não vejam, e o seu coração já não pode entender.
Quando pensamos no vencedor, é sempre importante lembrar… Para os gregos da Antiguidade os esportes como o atletismo eram muito comuns, visto que surgiram com eles.
O vencedor é aquele que cruza a linha de chegada e conquista a vitória, mas no caso dos cristãos, o vencedor só vence porque Jesus o leva para esta conquista. O vencedor não é aquele que vence por méritos, mas sim aquele que mantém seus pés firmados na Rocha, que é Cristo Jesus.
Envolve perseverança para se manter íntegro e não se perder ao longo do caminho, pois Cristo dá força e vigor para não desistir.
A promessa para o vencedor aqui é receber o direito de se alimentar da árvore da vida, promessa que se estende a todos os cristãos que recebem a vida eterna, no local onde está o Paraíso. O Paraíso se refere ao local onde Deus habita.
Se Adão e Eva desobedeceram a Deus e foram expulsos por comerem da árvore do conhecimento do bem e do mal, agora por toda a eternidade os salvos viverão em um lugar onde poderão se alimentar da vida eterna que há no nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Aplicação: Irmãos, a vida neste mundo é feita de vitórias e derrotas, conquistas e fracassos. Para os cristãos, não é diferente. Mas Cristo nos assegura que a vida eterna será sem nenhum tipo de dor ou frustração. Promessa destinada aos vencedores, aos que não desistem.
Pode ser que você esteja pensando em desistir, mas eu te digo algo bem claro: Hoje Deus te encoraja a continuar, a seguir em frente. Pode ser que frequente os cultos regularmente, mas seu coração está em outro lugar, em outros pensamentos, desejos ou propósitos.
Talvez pense em sair, abandonar tudo na primeira oportunidade. Aparentemente está resistindo às tentações, mas até quando?
O amor e a bondade de Deus são o que nos mantém firmes, nos mantém de pé. Ser um vencedor nem sempre será ter uma vida fácil neste mundo, mas sim é uma vida feliz com Jesus.
Gostaria de contar a história de alguém que teve firmeza na fé, firmeza na Palavra e viveu sua vida inteiramente no primeiro amor, nas primeiras obras:
Uma cantora chamada Helen, da Eritreia, país localizado no norte da África, foi um exemplo de perseverança até o fim. Ela tinha um desejo muito grande por evangelização.
E ela tinha o desejo de pregar em todo lugar por compreender que quanto mais as pessoas se afastavam de Deus mais problemas tinham. Por isso, ela dizia: “Por favor, se volte para Deus”.
Até o dia que ela foi presa pelas autoridades depois de pregar em uma igreja. Ela respondeu aos policiais: ‘Não posso parar de evangelizar, pois Deus pede para pregar o evangelho em toda parte. Eu sou uma seguidora de Jesus, não posso parar’.
Em 2003, ela gravou um vídeo de música cristã secretamente, que foi vendido e virou sucesso entre os cristãos do país. Ela estava feliz porque, apesar de muitas igrejas fechadas, o Evangelho estava sendo propagado. Mas a polícia secreta a estava vigiando, ela foi descoberta e presa.
“Eles me prenderam, mas não me interrogaram, nem me levaram ao juiz. Lá, eu notei a grande quantidade de jovens e procurei ajudá-los. Todos estavam muito doentes.
Por orar pelas pessoas, eles me mandaram para bem longe da cidade. Decidiram me colocar em um contêiner de metal, onde não conseguiria ajudar ninguém”, conta.
Helen foi levada para uma prisão destinada a criminosos perigosos bem longe da capital, Asmara. Ali foi torturada. Ser feliz e perseverar como um vencedor? Parecia impossível, mas ela amava tanto a Jesus e às outras pessoas que não se importava.
Apesar das circunstâncias, ela entendeu que podia vencer, afinal, estava ao lado do vencedor. Helen começou a dar estudos bíblicos e cantar com outras mulheres na prisão. Foi severamente castigada por diversas vezes.
“Apesar de tudo, eu ouvi a voz de Deus muito claramente. Eu perguntei a ele: ‘O que é bom nessa tortura? Na tua palavra está escrito que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que creem em ti. O que é bom nisso?’.” Ela entendeu que sofrer por Cristo pode ser um dom de Deus.
Helen foi uma vencedora, mesmo que não tenha sido pelos padrões humanos de triunfo e vitória. Será que nós teríamos a mesma disposição e motivação desta mulher?
CONCLUSÃO
CONCLUSÃO
Queridos irmãos, o sinal de alerta à igreja em Éfeso foi dado, e o sinal de alerta a nós cristãos foi dado nesta noite. Perseverar e se manter firme na fé não é fácil, mas Jesus prometeu que estaria conosco.
Cada dia é feito para reavaliarmos o que falamos, pensamos, sentimos e fazemos. Podemos passar por bons momentos em que Jesus Se alegra conosco e nos elogia, mas também é necessário que não abandonemos as primeiras obras, o primeiro amor, que é o amor a Deus e às pessoas ao nosso redor.
Com Cristo, podemos perseverar, resistir, e até o fim, seremos os vencedores que viverão com Ele por toda a eternidade. Que nossos corações estejam firmes no Senhor!
Que Jesus abençoe sua vida poderosamente!
