Oração de Ana

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 22 views
Notes
Transcript

Introdução

A oração é muito importante para o cristão. É necessário o servo de Deus orar em todos os momentos, mas tristemente a rotina do dia a dia acaba sufocante o crente e ele não reserva tempo para orar e buscar ao Senhor. Todo o cristão necessita de Deus, desse modo, não pode deixar de falar com o Pai Celestial, o qual está atento ao nosso clamor.
A Palavra de Deus irá relatar a história de uma mulher que estava aflita e triste, pois estava passando por uma situação difícil em sua vida. Mas ela teve a atitude de buscar ao Senhor e a sua tristeza foi transformada em alegria.

Contexto

Elcana tinha duas esposas, uma se chamava Ana e a outra Penina. Ele tinha filhos somente com Penina (1 Sm 1.2), pois Ana era estéril (1 Sm 1.5).
Mas a Ana tinha um grande problema em sua vida, além de não conseguir ter filhos, Penina levava Ana a sentir-se raiva, visto que, Penina ficava provocando ela, pois não tinha como ter filhos.
1Samuel 1.6 NVI
E porque o Senhor a tinha deixado estéril, sua rival a provocava continuamente, a fim de irritá-la.

Transição

Ana teve três atitudes impressionantes.

Desenvolvimento

1° Ana orou para a pessoa certa

1Samuel 1.10 (NVI)
e, com a alma amargurada, chorou muito e orou ao Senhor.
Ana buscou a presença do Senhor, pois a sua alma estava profundamente triste e abatida. Essa tristeza estava causando dor muito severa nela. E a razão dessa dor é porque ela era estéril e não conseguia gerar filhos.
1Samuel 1.5 NVI
Mas a Ana dava uma porção dupla, porque a amava, apesar de que o Senhor a tinha deixado estéril.
É nítido ver que o texto deixa claro que ela orou ao SENHOR. Em nenhum momento Ana ficou murmurando ou colocando a culpa em alguém, mas diante de sua aflição e da perseguição de Penina.
APLICAÇÃO
Quando estamos passando por momentos difíceis, a tendência do nosso coração é murmurar. E nós compartilhamos com as pessoas a nossa situação e esquecemos de orar ao Senhor.
1Samuel 1.11 (NVI)
E fez um voto, dizendo: “Ó Senhor dos Exércitos, se tu deres atenção à humilhação de tua serva, te lembrares de mim e não te esqueceres de tua serva, mas lhe deres um filho, então eu o dedicarei ao Senhor por todos os dias de sua vida, e o seu cabelo e a sua barba nunca serão cortados”.
Ana fez um voto ao Senhor e iria consagrar o filho dela ao ministério, ou seja, ela iria entregá-lo a Deus.
Samuel não iria raspar o cabelo da cabeça, esse era um requisito ao voto de Nazireu.
Números 6.1–5 NVI
O Senhor disse ainda a Moisés: “Diga o seguinte aos israelitas: Se um homem ou uma mulher fizer um voto especial, um voto de separação para o Senhor como nazireu, terá que se abster de vinho e de outras bebidas fermentadas e não poderá beber vinagre feito de vinho ou de outra bebida fermentada. Não poderá beber suco de uva nem comer uvas nem passas. Enquanto for nazireu, não poderá comer nada que venha da videira, nem mesmo as sementes ou as cascas. “Durante todo o período de seu voto de separação, nenhuma lâmina será usada em sua cabeça. Até que termine o período de sua separação para o Senhor ele estará consagrado e deixará crescer o cabelo de sua cabeça.

2° Ana cumpre o seu voto

1Samuel 1.27–28 (NVI)
Era este menino que eu pedia, e o Senhor concedeu-me o pedido. Por isso, agora, eu o dedico ao Senhor. Por toda a sua vida será dedicado ao Senhor”. E ali adorou o Senhor.
Após o nascimento de Samuel, Ana cumpre o seu voto e deixa o menino com o sacerdote Eli.

3° Ana louva ao Senhor

1Samuel 2.1–3 (NVI)
Então Ana orou assim:
“Meu coração exulta no Senhor;
no Senhor minha força é exaltada.
Minha boca se exalta
sobre os meus inimigos,
pois me alegro em tua libertação.
“Não há ninguém santo
como o Senhor;
não há outro além de ti;
não há rocha alguma
como o nosso Deus.
“Não falem tão orgulhosamente,
nem saia de suas bocas tal arrogância,
pois o Senhor é Deus sábio;
é ele quem julga os atos dos homens.
Ana adorou ao Senhor, pois Ele tinha ouvido a sua oração.

Conclusão

Ana passou por um momento muito difícil e triste em sua vida. Ela não podia ter filhos e era provocada por Penina. Mas a atitude dela foi de buscar ao Senhor e pedir um filho para Deus.
A história de Ana ensina o cristão a orar e buscar ao Senhor, mesmo estando triste e abatido. Porque Deus pode responder a sua oração, ou seja, conceder o pedido que está dentro do seu coração.
A oração é fundamental para a vida do cristão, por isso precisamos orar e buscar ao Senhor.

Aplicação

Diante das dificuldades ore ao Senhor
Quando os problemas surgirem, ore a Deus e depois pede conselhos
Se Deus conceder a sua oração louve ao Senhor, mas se ele não conceder entenda que Deus está no controle, agradeça a Deus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more