VIDAS TRANSFORMADAS, RELACIONAMENTOS RESTAURADOS

Avulso  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 8 views

VIDAS TRANSFORMADAS, RELACIONAMENTOS RESTAURADOS

Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

Filemom 1
O Cristianismo não é apenas um sistema de doutrinas; é sobre tudo, relacionamento com Deus e com o próximo. Esta carta trata de amor, perdão, restituição, e reconciliação. Embora tenho sido escrita há quase vinte séculos, seus ensinos continuam vivos, atuais e oportunos.
1 Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus, e o irmão Timóteo, a você, Filemom, nosso amado cooperador, 2 à irmã Áfia, a Arquipo, nosso companheiro de lutas, e à igreja que se reúne com você em sua casa: 3 A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. 4 Sempre dou graças a meu Deus, lembrando-me de você nas minhas orações, 5 porque ouço falar da sua fé no Senhor Jesus e do seu amor por todos os santos. 6 Oro para que a comunhão que procede da sua fé seja eficaz no pleno conhecimento de todo o bem que temos em Cristo. 7 Seu amor me tem dado grande alegria e consolação, porque você, irmão, tem reanimado o coração dos santos. 8 Por isso, mesmo tendo em Cristo plena liberdade para mandar que você cumpra o seu dever, 9 prefiro fazer um apelo com base no amor. Eu, Paulo, já velho, e agora também prisioneiro de Cristo Jesus, 10 apelo em favor de meu filho Onésimo, que gerei enquanto estava preso. 11 Ele antes lhe era inútil, mas agora é útil, tanto para você quanto para mim. 12 Mando-o de volta a você, como se fosse o meu próprio coração. 13 Gostaria de mantê-lo comigo para que me ajudasse em seu lugar enquanto estou preso por causa do evangelho. 14 Mas não quis fazer nada sem a sua permissão, para que qualquer favor que você fizer seja espontâneo, e não forçado. 15 Talvez ele tenha sido separado de você por algum tempo, para que você o tivesse de volta para sempre, 16 não mais como escravo, mas, acima de escravo, como irmão amado. Para mim ele é um irmão muito amado, e ainda mais para você, tanto como pessoa quanto como cristão. 17 Assim, se você me considera companheiro na fé, receba-o como se estivesse recebendo a mim. 18 Se ele o prejudicou em algo ou lhe deve alguma coisa, ponha na minha conta. 19 Eu, Paulo, escrevo de próprio punho: Eu pagarei — para não dizer que você me deve a própria vida. 20 Sim, irmão, eu gostaria de receber de você algum benefício por estarmos no Senhor. Reanime o meu coração em Cristo! 21 Escrevo-lhe certo de que você me obedecerá, sabendo que fará ainda mais do lhe que peço. 22 Além disso, prepare-me um aposento, porque, graças às suas orações, espero poder ser restituído a vocês. 23 Epafras, meu companheiro de prisão por causa de Cristo Jesus, envia-lhe saudações, 24 assim como também Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores. 25 A graça do Senhor Jesus Cristo seja com o espírito de todos vocês.

1 - NUNCA PERCA A OPORTUNIDADE PARA ELOGIAR SINCERAMENTE (v. 4-7)

Paulo costumava destacar os pontos fortes das pessoas, ele era um encorajador por natureza e tinha essa habilidade no trato com as pessoas.
Paulo destaca o relacionamento de Filemon com Deus e com seus irmãos. (v. 4-5)
4 Sempre dou graças a meu Deus, lembrando-me de você nas minhas orações, 5 porque ouço falar da sua fé no Senhor Jesus e do seu amor por todos os santos...
O seu relacionamento com Deus tem sido tão profundo a ponto se tornar visível e perceptível aos seus irmãos?
Você tem respeitado a unção que Deus tem derramado sobre a vida de outras pessoas? Qual foi a última vez que você agradeceu a Deus pela vida de uma pessoa e disse isso a ela?
Geralmente temos muita facilidade em destacar apenas os pontos negativos, nos esquecendo de destacar as coisas positivas. Honre o que Deus tem colocado na vida das pessoas ao seu redor!
Paulo destaca que a fé que Filemon tinha eras demonstrada pelas obras. (v. 6)
6 Oro para que a comunhão que procede da sua fé seja eficaz no pleno conhecimento de todo o bem que temos em Cristo.
Precisamos ter uma fé operante assim como Filemon! A Fé de Filemon atuava pelo Amor. A nossa fé é demonstrada através da pregação do evangelho, mas também pode ser demonstrada quando ajudamos os pobres, confortamos os aflitos, libertamos os oprimidos e muitas outras coisas. No caso de Filemon, ele deveria demonstrar sua fé perdoando o escravo fugitivo.
Como Deus pede a você para demonstrar a sua fé ? Ouça a voz do Senhor e seja conduzido pelo Santo Espírito em fazer isso!
Paulo enaltece os feitos do amor de Filemon na vida das pessoas. (v. 7)
7 Seu amor me tem dado grande alegria e consolação, porque você, irmão, tem reanimado o coração dos santos.
Paulo não era aquele tipo de crente que acha perigoso fazer elogios sinceros. E eu quero reforçar e te encorajar a fazer isso. Diga para as pessoas que ela são uma benção, diga que seu ministério e sua vida tem sido abençoado pela vida delas. São muitas as formas de se fazer isso!
A casa de Filemon parecia ser uma Oásis de Refrigério aos que necessitavam.
E sua vida? Tem sido uma benção para as pessoas que vivem ao seu redor?
O amor cristão sempre abençoa as pessoas; demonstra gratidão pelos outros; procura o bem dos outros; lida honestamente com o próximo; torna o fardo dos outros mais leves; crê no melhor das outras pessoas! Viver o evangelho é viver o amor do próximo!

2 - A MAIOR EXPRESSÃO DE GRANDEZA É A HUMILDADE (v. 1,8,9,14,19)

Nestes versículos Paulo não se apresenta como apóstolo, mas como prisioneiro de Cristo
Quando ele vai interceder por um escravo, ele se coloca no nível dele, e em vez de usar sua autoridade de apóstolo, apresenta-se como prisioneiro de Cristo e velho. Paulo estava defendendo a causa de alguém que o mundo considerava apenas um objeto chamando-o de "meu filho" e de "o meu próprio coração".
Nestes versículos também, Paulo pede como favor o que poderia ordenar como direito.
Paulo não usa a autoridade de apóstolo para impor sua vontade a Filemon, mas faz uma solicitação em nome do amor. Se Paulo não tivesse ganhado o coração de Filemon, Onésimo poderia ter tido uma recepção gelada. Paulo prefere apelas em nome do amor a ordenar.
Muitas vezes pode fechar portas em vez de abri-lás quando assumimos uma posição autoritária em vez de uma postura da humildade.

3 - NUNCA PERCA A OPORTUNIDADE DE SER UM PACIFICADOR (v. 7-16)

Paulo usa alguns fortes argumentos para apelar a Filemon, a fim de que recebesse com bom grado Onésimo de volta. Paulo foi um intercessor, um mediador e um pacificador. Foi construtor de pontes.
E nós? O que temos feito? Temos construído pontes ou temos cavado abismos entre nós e as pessoas, e muitas vezes até entre as pessoas?
Nestes versículos vemos Paulo sendo um pacificador quando ele:
Aborda Filemon como um abençoador de pessoas (v. 7-8)
Usa a linguagem do amor em vez da autoridade apostólica para sensibilizar Filemon (v. 9)
Lembra da conversão e mudança de vida de Onésimo (v. 10-14)
Fala sobre o seu amor por Onésimo como irmão em Cristo (v. 12)
A palavra receber aqui, tem um sentido de "receber no seu círculo familiar". Imagine, um escravo condenado ser perdoado e recebido na família de seu senhor. Mais maravilhoso ainda é um pecador perdido ser recebido na família de Deus!
Por isso, acolha as pessoas, os visitantes, se aproxime de quem você não conhece. Sempre é uma oportunidade de Deus usar a sua vida para acolher, pacificar e amar!

4 - NUNCA DESISTA DE VER O PODER DO EVANGELHO PREVALECENDO NA VIDA DA PESSOAS (v. 17-25)

Quando olhamos para o evangelho, precisamos sempre aprender e ter um coração ensinável para colocar em prática. Neste texto, vemos alguns aspectos importantes e temos que aprender:
Que não existem pessoas mais importantes que outras (v. 17)
A nos identificarmos com as falhas das pessoas (v. 18-19)
A exercitar tanto a restituição quanto o perdão (v. 17-20)
Que Jesus tem poder glorioso para salvar (v. 10)
Uma pessoa convertida se torna uma pessoa útil nas mãos de Deus (v.11)
O Evangelho transforma a vida das pessoas.
Precisamos entender que diante de Deus somos todos iguais, inclusive em nossas falhas, o que muda são as consequências dos nossos erros.
Jesus pega uma pessoa convertida e torna ela extremamente útil para sua obras. Sua conduta muda, suas atitudes mudam. Antes aquele que era um problema, agora é um benção nas mãos de Deus. Não deixe o Diabo colocar o contrária em sua cabeça.

CONCLUSÃO

E eu gostaria que você se colocasse de pé neste momento, para que pudéssemos orar!
Guarde em seu coração:
Quando se faz as coisas do jeito de Deus, os resultados sempre transcendem as expectativas.
Tudo que Deus faz, o faz por meio da intercessão de Seu povo. Por isso, vamos orar sem cessar!
A graça deve estar presente desde o começo até o fim da nossa vida.
Related Media
See more
Related Sermons
See more