VOCÊ E A FÉ QUE OLHA PARA JESUS. Pág. 205 – 217

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 8 views
Notes
Transcript
Hebreus 12.1–3 NAA
Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de todo peso e do pecado que tão firmemente se apega a nós e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, sem se importar com a vergonha, e agora está sentado à direita do trono de Deus. Portanto, pensem naquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem desanimem.
Definição: A fé não é um desejo, sonho, esperança incerteza, mas uma convicção, uma certeza. Essa certeza é adquirida através do sexto sentido da visão espiritual que nos capacita a ver que Deus existe, que a Bíblia é a Palavra de Deus e que Cristo é o Salvador.
Importância: É através da fé que agradamos a Deus, que nos apropriamos da salvação, que suportamos as provações, que cumprimos a nossa missão aqui na terra e que chegamos ao céu.
Exemplos: Abel, Enoque, Noé, Abraão, Isaque, Moisés, Juízes, Davi, Samuel, os profetas e os mártires.
Agora, quero ver com você o começo do capítulo 12. Ele inicia com a palavra “portanto”, ou seja, o autor irá propor algo “diante de tudo que aprendemos no capítulo anterior”. E ele propõe que corramos a corrida da fé com perseverança. Precisamos, então, entender que a vida cristã é um constante aprender e praticar. Tiago 1:22
A vida cristã não é só aprender. Ela envolve aprender, pois, como vimos, a verdadeira fé informa a mente, aquece o coração e move a volição. Como diria os puritanos, as verdades de Deus são filhas do seu amor e mães da nossa obediência.
Em Hebreus 12, Deus compara a vida cristã a uma corrida e nós, a atletas : “corramos com perseverança a corrida que nos é proposta...” sendo assim, precisamos perseverar na corrida até o fim, continuar firmes na fé. Problemas virão e oposição também, mas não devemos desanimar e sim perseverar. Diante de tudo isso, quero encorajá-lo mais uma vez a:
16.1. CONSIDERAR A VIDA DAQUELES QUE VENCERAM. Hebreus 12:1
16.1.1 Se o desânimo buscar conquistá-lo, considere a tão grande nuvem de testemunhas que o rodeia. Essa nuvem de testemunhas é grande, porém formada por gente comum, como eu e você. Eles não foram perfeitos e não tiveram uma vida sem erros. Como você, pela fé na graça de Deus, perseveraram, lutaram e venceram.
Por causa da sua fé, obediência a Cristo, você está sofrendo oposição dentro de casa? Lembre-se de Abel, morto por seu irmão mais velho.
Você vai ter de mudar de casa, emprego, escola, igreja ou cidade? Está com medo? Lembre-se de Abraão, peregrino em terra estranha.
Você está sendo acusado falsamente? Lembre-se de Moisés, que, para servir a Deus, abriu mãos das oportunidades de prosperidade no Egito.
16.1.2. Quando sua luta estiver difícil e você for tentado a desistir, considere esses irmãos que já passaram pelo que você está passando e venceram. Eles conseguiram e, pela fé, você também conseguirá.
16.2. CONSIDERE SUA PRÓPRIA VIDA. Hebreus 12:1b
16.2.1. Quando a corrida fica difícil, temos a tendência de culpar os outros, as circunstâncias e o próprio Deus, quando muitas vezes nós mesmos somos os culpados. Há diversas mazelas em nossas vidas que são consequências de nossa negligência. Ore ao Espírito Santo e faça um autoexame.
16.2.2. Primeiro, livre-se de tudo que te atrapalha de andar perto de Deus. Essas coisas podem não ser pecado, mas desnecessariamente o distrai e divide sua atenção. Faça um inventário das coisas em sua vida. Livre-se de tudo o que atrapalha você de andar perto de Deus.
16.2.3. Daí alguém pode pensar: isso significa que não posso mais praticar meu hobby? Não posso mais ter vida social?
Não há nada de errado com hobby ou esporte. Porém, se ele o impede de cultuar a Deus com seus irmãos no domingo, você precisa rever suas prioridades.
Não há nada de errado em ter uma vida social, mas se isso consome todo o seu tempo ao ponto de não ter tempo para parar, estar na presença de Deus, orar, meditar, então você precisa rever suas prioridades.
Algo que não atrapalha não necessariamente é algo pecaminoso, mas se atrapalha sua vida de correr a corrida da fé, você precisa decidir o que é mais importante.
16.2.4. Segundo, livre-se do pecado que te envolve. Você tem caído em pecados como gula (comida em primeiro lugar), avareza (dinheiro e bens em primeiro lugar), ira (vingança em primeiro lugar), inveja (cobiça em primeiro lugar), preguiça (conforto em primeiro lugar), orgulho (status em primeiro lugar), luxúria (desejos em primeiro lugar)?
16.2.5. Ou você tem caído em pecados “mais respeitáveis” em círculos evangélicos, como murmuração, a ingratidão e o orgulho. Tem faltado em sua vida amor, domínio próprio e alegria. Livre-se do pecado que te envolve, abra mão, rejeite! O pecado é atraente e gostoso, mas também passageiro, ilusório e maligno. É uma fraude:
Promete prazer e produz desgosto;
Promete liberdade e escraviza;
Promete vida e mata.
Há três coisas que o pecado faz:
O leva mais longe do que gostaria de ir
O prende por mais tempo do que gostaria de ficar e
Custa um preço mais caro do que você gostaria de pagar.
16.3. CONSIDERE SUA CORRIDA. Hebreus 12:1c
16.3.1. Se você está olhando para o lado e desanimado, você precisa considerar a sua corrida e o seu desafio. O objetivo de Deus para cada cristão é um só: Cristo, seu reino, sua glória, seu amor e sua presença para todo o sempre. Porém, Deus tem uma corrida, uma proposta, uma missão, um desafio específico para cada um de nós.
16.3.2. Os tipos de terrenos, os obstáculos, as oportunidades e as providências variam de pista para pista, então cuidado para não tirar os olhos da sua corrida para observar a trilha dos outros. Muitas pessoas se complicam ao ficar se comparando com os outros. Lembre-se: você foi chamado para corredor e não para ser juiz. Chore com os que choram, mas não inveje os que prosperam. João 21: 18-22
16.4. CONSIDERE O SENHOR JESUS CRISTO. Hebreus 12: 2-3
16.4.1. Em último lugar, se você está cambaleante, eleve seu foco para o Senhor Jesus. Um olhar pode fazer muita diferença. O pecado entrou na raça humana por causa de uma olhada – uma olhada questionadora, perigosa e pecaminosa. Gênesis 3:6
16.4.2. Um olhar, uma decisão e um pecado horrível. “Deus não nos ama, Deus não merece nossa confiança, nós seremos iguais a Deus.” O resultado foi frustração, vazio na alma, crise existencial, egoísmo, problemas, mentiras, ódio, violência, guerras e morte.
16.4.3. Porém, se foi com um olhar que caímos, a salvação também acontece com um olhar. Deus nos chama para olharmos para ele. Pela fé, damos as costas ao mundo e olhamos para Deus, confiando em Cristo, e ele nos salva! Isaías 45:22
16.4.4. Ademais, a vida cristã não só começa com um olhar, mas continua, em nossa jornada terrena, através do olhar focado em Cristo. Ter os olhos fitos em Cristo significa olhar constantemente para Jesus e se concentrar nele. Significa crer, confiar e depender diariamente. I Coríntios 10:13
16.4.5. Todo dia, ouvir sua voz, obedecer a suas ordens e experimentar suas bençãos. Ele é o autor e consumador da nossa fé. É ele quem nos introduz na jornada de fé. É ele quem nos fortalece. Deus está cuidando de nós quando somos provados e tentados. Precisamos nos lembrar disso, pois quando passamos por uma provação, o diabo logo sugere que é porque Deus não nos ama. Hebreus 12:7-13
CONCLUSÃO:
Diante das lutas, problemas e oposições, não desanime e nem pense em desistir. Reformule sua vida para estar mais perto dele. Deus pode mudar as circunstâncias. E se não mudar, Deus pode transformar sua cabeça, coração e visão.
Related Media
See more
Related Sermons
See more