O SENHOR do Egito - A Terceira Praga: Piolhos (Êx 8:16-19)

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 11 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

16 -17>> A descriação do Egito
A praga dessa vez veio sem aviso prévio, seguindo o padrão da terceira praga de cada ciclo.
O orgulho é terrível porque nos leva ao erro mesmo sabendo que estamos errados, nos mantém no pecado, mesmo aceitando que ele é ruim e que estamos perecendo.
Dessa vez o milagre da praga pareceu ainda mais sobrenatural, pois Deus criou piolhos a partir do pó da terra. O poder criativo de Deus era claro. Este era o Criador.
A praga trazia um incômodo terrível, nas pessoas e no gado. Piolhos aqui pode também ser traduzido por “mosquitos”. A quandida era tanta quanto o pó da terra. Eram nuvens de insetos que se alimentava do sangue. Ninguém podia escapar. Filo de Alexandria descreveu como esses insetos estravam pelo nariz e pelos ouvidos das pessoas.
Deus estava “des-criando” o Egito. Currid diz que as pragas causaram tamanho caos que Deus estava descriando o Egito:
Quando Deus criou o mundo, ele separou a luz da escuridão, mas na nona praga a luz foi apagada. Quando Deus ciou o mundo, ele reuniu a água num lugar; mas na primeira praga a água foi transformada em sangue. Na criação Deus fez com que a vegetação crescesse na terra; mas na sétima e oita pragas ele destruiu as lavouras do Egito. Na Criação Deus colocou dois grandes luzeiros no firmamento, mas com a nona praga o sol deixou de brilhar. Na Criação Deus encheu as águas com criaturas marinhas, mas a primeira e segunda pragas terminaram com a morte dos peixes e das rãs. Na Criação Deus criou os animais terrestres e as pessoas, mas as pragas de 3 a 6 afligiram homem e animal com pestilência e doença até Deus, finalmente, matar cada filho primogênito no Egito.
Aqui percebemos que “os animais tiveram domínio sobre as pessoas, e assim a ordem da criação foi invertida”.
18-19 >> O Dedo de Deus e a limitação do diabo
Apesar de Deus permitir que Satanás produza sinais e prodígios, ele também coloca limites em seus poderes. Satanás não pode criar, como Deus. Os magos não conseguir criar piolhos a partir do pó da terra.
Deus impõe limites a Satanás. Voce saber que, apesar de Satanás afligir o povo de Deus e trazer muito sofrimento, engano e destruição, seus poderes são limitados. Deus é soberano! Significa que Deus reina sobre Santanás. Satanás não pode vencê-Lo.
Os magos tiveram de reconhecer isso. Havia algo que eles não podiam fazer. E de forma humilhante e temerosa tiveram de confessar ao Faraó.
Phillip Ryken diz:
Satanás tem o poder de rebelar-se (Is 14:12-14), de tentar (Mt 4.1), de enganar (Ap 20.10), e de acusar (Zc 3.1). Ele tem o poder de manter os pecadores presos na iniquidade deles (2Tm 2.26). Em certas ocasiões, ele tem o poder de atormentar os eleitos com diversas aflições (2Co 12.7), incluindo doença (Jó 2.1-7) e prisão (Ap 2.10). Deus deu a Satanás até mesmo o poder de trair seu único Filho (Lc 22.3-5), uma trainção que resultou nos sofrimentos e na morte na cruz de nosso Senhor. Santanás é muito poderoso, mas seus poderes são limitados. Contemple todas as coisas que ele é incapz de fazer: ele não consegue criar; ele só pode destruir. Ele não consegue redimir; ele só pode ser condenado. Ele não consegue amar; ele só pode odiar. Ele não consegue ser humilde; ele só pode ser orgulhoso. Mas o fato mais avassaldor é que ele foi incapaz de manter o Filho de Deus no túmulo. Deus destruiu o poder do diabo ressuscitando Jesus dentre os mortos. A Bíblia diz: “Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo” (1Jo 3.8b), e a maneira como Jesus as destruiu foi por meio de sua crucificação e ressurreição. No fim, Satanás será totalmente derrotado. Todos os seus planos ímpios darão em nada, e ele mesmo será “lançado para dentro do lago de fogo e enxofre” onde ele “será atormentado de dia e de noite, pelos séculos dos ´seculos” (Ap 20.10).
Uma coisa assobrosa acontece com os magos. Ele confessam o poder e a intervenção de Deus quando dizem “este é o dedo de Deus”, mas apesar da sua confissão, eles não se rendem ao SENHOR.
Além disso, é importante entender o dedo de Deus. Essa expressão é usada depois para se referir à ação de Deus ao escrever as tábuas da Lei: foram escritas “pelo dedo de Deus”. Jesus, em Lucas 11:20 diz que ele expulsava demônios pelo dedo de Deus, falando do Espírito Santo. O Espírito é chamado de Dedo de Deus.
Mas há outra forma de entender essa expressão na Bíblia. o texto pode estar destacando o fato de que Deus estava humilhando o Egito porque os derrotava com a força do seu dedo, ou unha, como pode também ser traduzido. Os egípcios estavam sendo humilhados pela força dos piolhos. Estavam sendo derrotados pelos piolohos. Deus é capaz de destruir um exército com seu dedo. Esse é o sentido do Sl 8.3
Salmo 8.3 (ARA): Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, e a lua e as estrelas que estabeleceste,
Por isso nós cantamos a versão que diz “dedo” e não “mão”. A inteção do texto é dizer o que Paulo afirma aos coríntios, que a fraqueza de Deus é mais forte que a força dos homens.
Assim, Jesus derrotou a morte e o diabo por seus sofrimentos. Destriu seu poderoso inimigo ironicamente por suas próprias armas, levando sobre si a culpa e o pecado, e morrendo no lugar de seu povo. Que humilhação! Não a de Jesus, mas a do diabo. A morte foi derrotada pela morte… de Cristo. Esse é o dedo de Deus. Podemos dizer verdadeiramente de Deus, o que Roboão tentou dizer sobre si mesmo: “Meu dedo midinho é mais grosso do que os lombros de meu pai”.
“Porém o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o SENHOR tinha dito”.
APLICAÇÃO
Não tema nem recorra ao diabo. Por seu poder é limitado e ele certamente será derrotado. Ele vai enganar você como se pudesse oferecer o mundo inteiro, quando na verdade não pode. é mentiroso. Ele não pode muita coisa, inclusive salvar você.
Nunca duvide do poder de Deus. Ele pode fazer grandes coisas a partir de coisas minusculas. Não há limites para Deus. Ele é o Criador, Deus dos milagres. Lembre-se que Deus, na sua sabedoria, se agrada em agir usando a fraqueza, para que seu poder seja ainda mais evidente. Por isso não estranhe quando Deus usa seus sofrimentos e limitações. Saiba apenas que a graça dele te basta, que o poder dele se aperfeiçoa na sua fraqueza, e que quando você fraco é que você é forte.
Related Media
See more
Related Sermons
See more