HINO DE LOUVOR A PROVIDÊNCIA DE DEUS.

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 47 views
Notes
Transcript
VIVA DE FORMA EXCELENTE!
Só o fato de ser escolhido antes da fundação do mundo...
A epístola aos Efésios, teologicamente a mais rico da é considerado o manual da igreja.
“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo” (Ef 1.3)
Na perícope em questão de Efésios
O Comentário do Novo Testamento – Aplicação Pessoal - informa que “esta seção forma uma bênção, chamada berakah, em braico, frequentemente utilizada na liturgia judaica.
É um tributo a Deus e a todas as bênçãos que Ele dá a seu povo”.
O APOSTOLO PAULO AFIRMA: que toda a boa dádiva procede de Deus e que somente Ele deve ser glorificado.
PORTANTO IRMÃOS… Abordaremos nesse capítulo a grandeza, a excelência e a perfeição do projeto divino em conceder bênçãos espirituais aos seus escolhidos.
A compreensão desses aspectos passa pela firme convicção paulina que aprouve a Deus desde a eternidade projetar um plano de restauração e reconciliação à humanidade caída.
I. Temos NOVA POSIÇÃO EM CRISTO É por essas bençãos que ele enaltece a Deus; “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo” (Ef 1.3a).
Essa admirável sentença tem início com o adjetivo grego “Bendito”. Uma expressão rabínica dirigida especialmente para Deus e que significa “digno de louvor”.
O termo hebraico correspondente é barukh e aparece no Salmo 68.19 “Bendito seja o Senhor, Deus, nosso Salvador, que cada dia suporta as nossas cargas.”
. Na versão grega da Septuaginta, o termo “bendito” foi traduzido por eulogetos, que é a mesma palavra usada por Paulo em Efésios. O sentido aqui, portanto, é “Deus seja louvado ou exaltado!”.
A ordem é de extrema importância. O SENHOR FEZ ISSO AO ENSINAR SEUS DISCIPULOS A ORAR.
Contudo, o apóstolo não faz diferente, ele começa com o culto a Deus.
É importante estarmos na presença de Deus tento a compreensão de quem Deus é [...]
O apóstolo insiste na ordem certa e apropriada;
Nessa perspectiva, logo após os versículos de abertura (1.1-2), percebe-se uma longa sequência de um hino de louvor em gratidão pela bondade ativa de Deus (1.3-14).
Não atoa muitos ESTUDIOSOS CONSIDERAM ESSA PASSAGEM COMO UMA DAS PASSAGENS MAIS PROFUNDAS DA BÍBLIA.
Outro aspecto de suma importância presente nessa doxologia é o seu caráter trinitário.
O apóstolo faz notável referência à Santíssima Trindade.
Ao apresentar cada novo argumento, Paulo realça a contribuição de cada uma das três pessoas — o Pai, o Filho e o Espírito Santo:
🎅 O Pai decidiu redimir as pessoas para si próprio (1.3-6);
🧒 O Filho, pelo preço de sua morte sacrificial, também é o Redentor, e aquEle através do qual a Igreja é a escolhida (1.7-12),
❤️ E o Espírito Santo aplica a presença viva e a obra de Cristo à Igreja e à experiência humana (1.13-14).
Além de apontar para a Santíssima Trindade, com ênfase na natureza divina do Filho, “BENEDITO” não é só uma expressão de louvo e adoração, indica que Deus-Pai é a fonte de toda a sorte de bênçãos.
A partir dessa explosão inicial de adoração, Paulo tributo ao Eterno e as suas muitas bênçãos concedidas aos homens.
Trata-se, portanto, de um compêndio teológico de gratidão, com a repetição do refrão ao final de cada sessão:
“para louvor e glória da sua graça” (1.6) e outra vez “para louvor da sua glória” (1.12) e, novamente, “para louvor da sua glória” (1.14).
2. As bênçãos espirituais:
Na sequência do texto, Paulo COMPROVA E SUSTENTA que: Deus “nos abençoou com todas as bênçãos espirituais” (1.3b).
Aqui, o verbo “abençoar” está conjugado no particípio, no tempo aoristo e voz ativa.
O QUE ISSO SIGNIFICA? - O tempo do verbo aoristo indica uma ação acabada, o que sinaliza que fomos COMPLETAMENTE, INTEGRALMENTE, INTEIRAMENTE - DE FORMA PLENA - “abençoados”.
Paulo usa essa expressão cinco vezes nessa epístola sempre indicando o mundo invisível da realidade espiritual (1.2,20; 2.6; 3.10; 6.12).
Isso significa que, no versículo em apreço, “essas bênçãos espirituais são celestiais ORIUNDAS DO CÉU.
- Diante dessa realidade, Matthew Henry - alerta que “deveríamos aprender a reconhecer as coisas espirituais e celestiais como as coisas ECELENTES, as bênçãos espirituais e celestiais como as melhores bênçãos”.
PAULO ESTÁ COM O CORAÇÃO TRANSBORDANDO E RADIANTE PELAS REVELAÇÕES RECEBIDAS.
- O apóstolo descreve que Deus nos elegeu para sermos santos (1.4),
- nos Predestinou para sermos filhos (1.5), fez-nos agradáveis para si (1.6),
- Por meio do sangue de Cristo TEMOS: A REDENÇÃO, PERDÃO DOS NOS NOSSOS PECADOS(1.7), ISSO TUDO SEGUNDO A RIQUEZA DE SUA GRAÇA.
ELE NOS acolheu pela sua vontade redentora (1.8-12),
- Revelou-nos a Palavra da verdade (1.13a),
- Selou-nos com o Espírito Santo da promessa (1.13b)
- Ele é garantia, a validade dessa promessa (1.14).
Todas as bênçãos provêm de Deus, que planejou a redenção, provem do Filho, que a realizou, e do Espírito Santo, que a garante. BENÇÃO É A SALVAÇÃO.
LEMBRA DE JACÓ? - Gn 32.30 “Jacó chamou àquele lugar Peniel, pois disse: “Vi a Deus face a face e, todavia, minha vida foi SALVA”.”
Gn 32.11 “Livra-me, rogo-te, das mãos de meu irmão Esaú, porque tenho medo que ele venha nos atacar, tanto a mim como às mães e às crianças.” VS 9 DIZ QUE JACÓ OROU…
A MAIOR BENÇÃO NA VIDA DE JACÓ FOI ESTÁ FACE A FACE COM DEUS…
- Essas bênçãos conduzem-nos a exclamar como Paulo: “Bendito seja Deus e Pai!”.
3. A nova condição em Cristo:
A expressão “em Cristo” ou o seu equivalente “Nele”, “no Senhor”, “em quem”, etc., ocorre dez vezes na longa sentença já citada (1.1,3,4,5,6,7,9,10,12 e 13); isso significa que é exclusivamente em conexão com Cristo que somos abençoados com todas as bênçãos espirituais.
Nesse sentido, o enunciado refere-se à pessoa de Cristo e à obra que Ele realizou no calvário (Hb 5.9; 9.12); também se relaciona com nossa experiência de união com Ele por meio da conversão.
Gl 3.26-29 “Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus, pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram. Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus. E, se vocês são de Cristo(…)
Em termos gerais, revela que nenhuma dessas maravilhosas dádivas seria possível sem Cristo.
O apóstolo João, NARRANDO O Evangelho, CONFIRMA QUE SEM CRISTO NADA É POSSIVÉL “todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez” (Jo 1.3).
INTERESSANTE: Esses dois vocábulos “em Cristo” aparecem 164 vezes nas epístolas paulinas.
A maioria dos intérpretes concorda que a expressão também indica “comunhão espiritual” e “nova vida” com Cristo e em Cristo.
Escrevendo aos Coríntios, Paulo afirmou: “[...] se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Co 5.17).
Quer dizer que uma “nova condição” é conferida para quem está “em Cristo”, sendo, portanto, o oposto da antiga vida “em Adão” condenada pela prática do pecado.
Rm 5.11-15 “… Nos gloriamos em Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, mediante quem recebemos agora a reconciliação… Pois se muitos morreram por causa da transgressão de um só, muito mais a graça de Deus, isto é, a dádiva pela graça de um só homem, Jesus Cristo, transbordou para muitos!”
CONCLUSÃO:
Desse modo, “em Cristo” estamos libertos das concupiscências do engano de nossa vida passada (Ef 4.22). Não andamos mais em trevas, mas agora somos filhos da luz (5.8). NEle passamos da morte para a vida (2.1). Assim, essa nossa nova posição é caracterizada pela salvação “em Cristo” e por todos os benefícios advindos dessa redenção.
CRISTO EM NÓS - A MAIOR BENÇÃO QUE JACÓ TEVE FOI PRESENÇA DE DEUS EM SUA VIDA…
Cristo em mim:
🤕 Fui encontrado
😅 Fui resgatado
😆 Fui amado
🤓 Fui renovado
🤗 Fui reconciliado
➡️ Viver de forma excelente: É ACREDITAR TANTO EM FUTURO GLÓRIA QUE IMPACTA O MEU PRESENTE - é se apegar as bençãos espirituais de tão intensamente, que pode ser oferecido o mundo inteiro e não trocaria… BENDITO SEJA DEUS-PAI POR NOS SALVAR EM CRISTO E NOS DAR GRANTIA NO ESPIRITO SANTO!

Conta-se que um excelente nadador tinha o costume de correr até a água e molhar somente o dedão do pé antes de qualquer mergulho.
Alguém intrigado com aquele comportamento, lhe perguntou qual a razão daquele hábito. O nadador sorriu e respondeu:
Há alguns anos, numa certa noite perdi o sono e fui à piscina para nadar um pouco.Não acendi a luz, pois a lua brilhava muito.
Quando eu estava no trampolim, vi minha sombra numa parede à minha frente. Com os braços abertos, minha imagem formava uma magnífica cruz.
Em vez de saltar, fiquei ali parado, contemplando aquela bela imagem. Nesse momento pensei na cruz de Cristo e em significado.
Eu não era um cristão, mas quando criança aprendi que Jesus tinha morrido para nos salvar.
Sentei-me no trampolim, enquanto aqueles ensinamentos vinham-me à mente. Não sei quanto tempo fiquei ali parado, mas, ao final, eu estava em paz com Deus.
Desci do trampolim e resolvi apenas tomar um gostoso banho, quando, para meu assombro, descobri que haviam esvaziado a piscina naquela tarde.
Naquela noite a cruz de Cristo salvou-me duas vezes: da morte física e da morte espiritual.
Por isso molho o dedão do pé, antes de saltar.
Related Media
See more
Related Sermons
See more