O caminho do ímpio e do Justo

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 16 views
Notes
Transcript

Texto Principal - Salmos 1:3 “Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.”
Intro: — Uma coleção de poesia em grande parte constituída por orações e cânticos louvando a Deus, incentivando a fé ou dando voz às emoções humanas como tristeza, medo e alegria.
Davi Escreveu a maioria, 73 Salmos ao todo
Moisés escreveu 1 - que é o 90
Salomão escreveu 2 Salmos (72 e 127)
e Mais alguns autores…
Alguns generenos dos Salmos:
Louvor * Lamento * Confiança * Hino *Ação de Graças * Sabedoria *Real (Falam da realeza de Deus, embora tratem da realeza do rei humano que age como representande de Deus)
Devemos tomar alguns cuidados para interpretar o livro de salmos, Porque nem tudo pode ser levado ao pé da letra, existem hiperboles, sentimentos, poesia, e como poesia muitas são alegóricas.
Ex: Salmos 137:9 “Feliz aquele que pegar teus filhos e esmagá-los contra a pedra.”
“Às margens dos rios da Babilônia, nós nos assentávamos e chorávamos, lembrando-nos de Sião.
Esse salmos traz lembrança do que eles passaram na babilonia, uma oração expressando seu desejo de vingança no contexto que viviam, mas não necessariamente condiz com a vontade de Deus.
mas podemos aprender aqui muitas formas de Adorar a Deus, de Orar, de nos expressar diante de Deus e virtudes para nossa caminhada na Fé
Nesse 1 Salmos, que é um salmo de Sabedoria, o Autor é anonimo, mas nos traz uma grande verdade sobre a caminhada na fé.
Essa lição vamos ver dois estilos de vida, e quais serão suas bençãos e maldições.
de acordo com esse Salmos, Qual o segredo para se ter uma vida feliz e próspera ?
Está em refletir, meditar e obedecer a palavra de Deus, pois quando aplicamos o caminho de justiça, somos como a arvore que está com as raizes proxima ao rio.
Como o Salmos descreve os impios ?
São como a moinha (palha) que o vento dispersa.. — é uma casca ínutil qua cai das sementes, tambem traduzido como restolho
Tópico 1 - A bem aventurança do Justo:
Bem-aventurado - Feliz, Felicidade, abençoado, mesmo termo usado por Jesus no sermão do monte.
Só podemos ser felizes por causa do favor precioso de Deus. A graça imerecida de Deus que tem nos alcançado desde o princípio do plano de Deus.
2 - O justo não anda, não se detem, nem se acenta:
Essa parte apresenta uma progreção: quem ANDA no conselho dos ímpios acaba se DETENDO no caminho dos pecadores e finamente se ASSENTANDO na roda dos escarnecedores.
O que seria escarnecedores ?
Zombadores, que zombam de tudo que é sagrado.
Quem ouve, passa a estreitar os laços afetivos, e consequentemente passa a escarnecer (zombar) das coisas de Deus
O Salmos nos mostra que isso traz disperção (como a palha), superficialidadem, e juizo divino (Sl 1:4-6)
3 - O prazer do justo em meditar na Lei do Senhor:
Os salmos em geral, nos apresentão dois tipos de pessoas pelos olhos de Deus, os ímpios e os justos, a separação desse grupo existirá no descurso da história de redenção de Deus.
ja vimos os impios são como a palha, representão aquilo que é superficial e esta distante de Deus. Agora...
Quem são os justos ?
São carcterizados pela obediencia e retidão a palavra de Deus e pela separação do munto
Esse Salmos nos mostra que devemos ter PRAZER na Lei do Senhor, e meditar de dia e de noite !!
Se fizermos isso seremos como a arvore plantada junto as águas, que da seu fruto no tempo certo, mas não caem as folhas.
Isso nos traz segurança, firmeza, trás crescimento na vida, e consequentemente maturidade e frutificação.
Se estamos plantados junto as águas, temos sempre a fonte para nossa necessidade, assim como Jesus disse em: João 4:14 “aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.”
2 O perigo do caminho do Impio:
Deter-se no caminho dos pecadores:
* Como jovens estamos com nossas anciedades, e estímulos a flor da pele.
temos curiosidade, emoções, e isso nos leva a muitas questões interiores.
* Isso nos torna vulneráveis as tentações do inimigo, se não meditarmos no senhor sempre.
* Estando vulneráveis, se tornamos sensiveis aos conselhos daqueles que não estão no caminho do Senhor.
* Quanto mais nos permitimos se acostumar com os costumes e pecados de quem está no mundo, mais isso se torna natural pra você
* No começo o Espírito Santo está preenchendo seu coração, e te causa escândalo (constrange)_ quando ouve algo que não agrada a Deus, quando ouve uma mentira, um palavrão, uma ofensa... mas é nesse momento que os pecados do mundo começam a tomar o lugar da presença de Deus
Isso vem de maneira sutil - como um sedativo
Quando ver, estamos sentados com os Escarnecedores julgando e zombando, e despresando coisas de Deus..
Muitas veses olhamos e vemos talves os impios até parecem levar uma vida melhor que a nossa. Devemos lembrar que eles são como a palha Quando as Adversidades vem se tornam instaveis, e não encontro o refrigerio que nos Temos em Deus. a Firmesa que temos em Deus, e no dia do juizo, terão que prestar conta diante de Deus a vida que levaram aqui, e as escolhas. Serão excluidos para sempre dos justos.
Mas porém, isso não significa que devemos nos isolar completamente do mundo, pelo contrário, devemos lhes dár testemunho acerca do pecado, e da justica.
que possam olhar para nós e ver Deus em nossa vida. (Quantos testemunhos ja ouvimos aqui, de Deus prosperando nossa juventude, nisso só vejo uma juventude fortacelida no Senhor, e Muito mais Deus tem pra nos dar)
Dando testemunho, as portas se abrem e podemos conzudir os que nos cercam a CRISTO
O homem bem aventurado é amigo sincero dos ímpios, mas não anda no caminho deles.
Conclusão:
Tem uma promessa nesse Salmo, (1:3) se abandonarmos os conselhos dos impios, e passarmos a ter prazer na Lei de Deus, e viver meditando em Deus, e em suas virtudes. Teremos uma juventude ABENÇOADA e PRÓSPERA.
Deus Prosperará seu caminho.
Isso não significar que nao teremos dificuldades em nosso caminho, mas Sabendo que Deus habita o lugar do teu Coração. Voce conhecera a vontade de Deus na tua vida, e Nunca se sentirá Sozinho.
Related Media
See more
Related Sermons
See more