Confronto e Consolo - Lamentações de Jeremias
Notes
Transcript
1. Livro de Lamentações
1. Livro de Lamentações
5 poemas no contexto do exílio de fato lamentando e refletindo sobre a situação caótica de Judá
2. LIÇÕES DO FUNDO DO POÇO
O preço de ouvir quem não se deve é altíssimo
Que poderei dizer-te? A quem te compararei, ó filha de Jerusalém? A quem te assemelharei, para te consolar a ti, ó virgem filha de Sião? Porque grande como o mar é a tua calamidade; quem te acudirá?
Os teus profetas te anunciaram visões falsas e absurdas e não manifestaram a tua maldade, para restaurarem a tua sorte; mas te anunciaram visões de sentenças falsas, que te levaram para o cativeiro.
Cuidado com amizades que não te confrontam e não te colocam no devido lugar perante Deus.
Precisamos ter sabedoria porque sempre teremos à nossa volta quem aplaude nosso pecado em nome de Deus.
Jeremias profetizando ANTES do exílio já alaertava:
Por que será, então, que este povo se desviou? Por que Jerusalém persiste em desviar-se? Eles apegam-se ao engano e recusam-se a voltar.
Eu ouvi com atenção, mas eles não dizem o que é certo. Ninguém se arrepende de sua maldade e diz: ‘O que foi que eu fiz?’ Cada um se desvia e segue seu próprio curso, como um cavalo que se lança com ímpeto na batalha.
Até a cegonha no céu conhece as estações que lhe estão determinadas, e a pomba, a andorinha e o tordo observam a época de sua migração. Mas o meu povo não conhece as exigências do Senhor.
“Como vocês podem dizer: ‘Somos sábios, pois temos a lei do Senhor’, quando na verdade a pena mentirosa dos escribas a transformou em mentira?
Os sábios serão envergonhados; ficarão amedrontados e serão pegos na armadilha. Visto que rejeitaram a palavra do Senhor, que sabedoria é essa que eles têm?
Por isso, entregarei as suas mulheres a outros homens, e darei os seus campos a outros proprietários. Desde o menor até o maior, todos são gananciosos; tanto os sacerdotes como os profetas, todos praticam a falsidade.
Eles tratam da ferida do meu povo como se ela não fosse grave. ‘Paz, paz’, dizem, quando não há paz alguma.
Os demônios também parecem profetas.
Cuidado com aqueles que incentivam e protegem a maldade; cuidado com amizades que não te confrontam.
Cuidado você para não ser esse amigo. Sabe o que aconteceu com ambos? o exílio e a desgraça. O afastamento de Deus e suas consequencias comunitárias foram terríveis
Você e seus amigos se vigiam contra o mal ou abrem concessões juntos?
Você tem se posicionado em grupo quando percebe que as conversas e as ações estão desandando?
Você só dá ouvidos a quem te incentiva? Você considera posiçoes contrárias? Você considera estar errado?
O povo ouviu maus conselhos pois preferiram ouvir alguém que o ouvir o próprio Deus. Você tem ouvido o Senhor, você tem lido sua palavra, você o tem buscado ou você tem consultado sempre os profetas a sua volta?
2. Deus não trata o pecado com levianidade.
A. O peso da mão de Deus:
“O Senhor se tornou como inimigo” 2.5
“Demoliu com violência o tabernáculo” 2.6
“Deus rejeitou seu altar” 2.7
“O Senhor nos entregou nas mãos do inimigo” 2.7
“Deus me fez andar em trevas” 3.2
“Fez o Senhor o que prometeu; Cumpriu a ameaça que pronunciou” 2.16
O peso da solidão
O Senhor dispersou todos os valentes que estavam comigo; apregoou contra mim um ajuntamento, para esmagar os meus jovens; o Senhor pisou, como num lagar, a virgem filha de Judá.
Por estas coisas, choro eu; os meus olhos, os meus olhos se desfazem em águas; porque se afastou de mim o consolador que devia restaurar as minhas forças; os meus filhos estão desolados, porque prevaleceu o inimigo.
2. O desespero do coração
LM 3.1-20
Eu sou o homem que viu a aflição pela vara do furor de Deus.
Ele me levou e me fez andar em trevas e não na luz.
Deveras ele volveu contra mim a mão, de contínuo, todo o dia.
Fez envelhecer a minha carne e a minha pele, despedaçou os meus ossos.
Edificou contra mim e me cercou de veneno e de dor.
Fez-me habitar em lugares tenebrosos, como os que estão mortos para sempre.
Cercou-me de um muro, e já não posso sair; agravou-me com grilhões de bronze.
Ainda quando clamo e grito, ele não admite a minha oração.
Fechou os meus caminhos com pedras lavradas, fez tortuosas as minhas veredas.
Fez-se-me como urso à espreita, um leão de emboscada.
Desviou os meus caminhos e me fez em pedaços; deixou-me assolado.
Entesou o seu arco e me pôs como alvo à flecha.
Fez que me entrassem no coração as flechas da sua aljava.
Fui feito objeto de escárnio para todo o meu povo e a sua canção, todo o dia.
Fartou-me de amarguras, saciou-me de absinto.
Fez-me quebrar com pedrinhas de areia os meus dentes, cobriu-me de cinza.
Afastou a paz de minha alma; esqueci-me do bem.
Então, disse eu: já pereceu a minha glória, como também a minha esperança no Senhor.
Lembra-te da minha aflição e do meu pranto, do absinto e do veneno.
Minha alma, continuamente, os recorda e se abate dentro de mim.
Todas essas angústias acompanham quem se rebela contra Deus; quem esquece da sua aliança e dos seus estatutos; quem ignora o que Deus tem falado; o que Deus tem feito; quem prefere acreditar nos falsos profetas que dizem “paz” quando não há paz.
3. COMO OLHAR PRA CIMA:
SE LEMBRE DA ÚNICA VERDADE QUE PODE TRAZER ESPERANÇA”
Deus é tão bom que promete a restauração pós disciplina. Deus joga limpo, Deus não brinca conosco.
As atitudes
Lamentações de Jeremias 3.21–57 (ARA)
21 Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. 22 As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; 23 renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. 24 A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto, esperarei nele. 25 Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca. 26 Bom é aguardar a salvação do Senhor, e isso, em silêncio. 27 Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade. 28 Assente-se solitário e fique em silêncio; porquanto esse jugo Deus pôs sobre ele; 29 ponha a boca no pó; talvez ainda haja esperança. 30 Dê a face ao que o fere; farte-se de afronta. 31 O Senhor não rejeitará para sempre; 32 pois, ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão segundo a grandeza das suas misericórdias; 33 porque não aflige, nem entristece de bom grado os filhos dos homens. 34 Pisar debaixo dos pés a todos os presos da terra, 35 perverter o direito do homem perante o Altíssimo, 36 subverter ao homem no seu pleito, não o veria o Senhor? 37 Quem é aquele que diz, e assim acontece, quando o Senhor o não mande? 38 Acaso, não procede do Altíssimo tanto o mal como o bem? 39 Por que, pois, se queixa o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus próprios pecados. 40 Esquadrinhemos os nossos caminhos, provemo-los e voltemos para o Senhor. 41 Levantemos o coração, juntamente com as mãos, para Deus nos céus, dizendo: 42 Nós prevaricamos e fomos rebeldes, e tu não nos perdoaste. 43 Cobriste-nos de ira e nos perseguiste; e sem piedade nos mataste. 44 De nuvens te encobriste para que não passe a nossa oração. 45 Como cisco e refugo nos puseste no meio dos povos. 46 Todos os nossos inimigos abriram contra nós a boca. 47 Sobre nós vieram o temor e a cova, a assolação e a ruína. 48 Dos meus olhos se derramam torrentes de águas, por causa da destruição da filha do meu povo. 49 Os meus olhos choram, não cessam, e não há descanso, 50 até que o Senhor atenda e veja lá do céu. 51 Os meus olhos entristecem a minha alma, por causa de todas as filhas da minha cidade. 52 Caçaram-me, como se eu fosse ave, os que sem motivo são meus inimigos. 53 Para me destruírem, lançaram-me na cova e atiraram pedras sobre mim. 54 Águas correram sobre a minha cabeça; então, disse: estou perdido! 55 Da mais profunda cova, Senhor, invoquei o teu nome. 56 Ouviste a minha voz; não escondas o ouvido aos meus lamentos, ao meu clamor. 57 De mim te aproximaste no dia em que te invoquei; disseste: Não temas.
preste atenção nos verbos
Lembrança - a fé continua vindo pelo ouvir. Ouça, se lembre, que os outros falem pra você. FALAR SOBRE CONSOLO QUE A GENTE RECEBE
Humildade
Pode confiar