O jejum e o Dia do Senhor
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 13 viewsAs bênçãos advindas do cuidado em guardar o Dia do Senhor.
Notes
Transcript
O verdadeiro jejum e as bênçãso advindas do cuidado em guardar o Dia do Senhor
Introdução
Os judeus costumam guardar o sábado do Senhor em cumprimento ao quarto mandamento. Desde o anoitecer da sexta-feira até o final da tarde de sábado, religiosamente reservam este dia para Deus.
No passado, o povo de Israel também tinha o zêlo religioso pela prática do jejum.
Em ambos os casos, a religiosidade era a regra. Muitas vezes era entendido que as iniciativas do povo seriam suficientes para agradar a Deus. Mais do que isto, as práticas religiosas levavam o povo a querer competir entre si e a estabelecer parâmetros éticos e morais para que um indivíduo do grupo se destacasse.
Pergunta de Transição
O que Deus realmente quer do seu povo?
Desenvolvimento
O profeta Isaías foi chamado para uma dfífil missão. Cabia a ele alertar a um povo estremamente religioso e zeloso que suas atitudades não estavam agradando a Deus.
1.1 Isaías reconheceu que havia aparente boa intenção da parte do povo. Eles buscavam aprender. Ainda assim, suas motivações reais eram pessoais.
2. O povo se achava no direito que questionar a Deus o porquê de seus atos religiosos não serem recompensados.
2.1 Entendiam que seus sacrifícios lhes trariam bênçãos. Assim, dedicavam-se a jejuns sem sentimentos; jejuns egoístas que não agradavam a Deus.
2.2 Nestes atos, havia discórdia, disputa e pretensão. Queriam mostrar-se superiores aos outros.
2.3 Este tipo de ato religioso não porporcionava uma oração genuína a Deus.
3. Os vv 6-7 nos apresentam o verdadeiro jejum a ser seguido. Na versão NVI temos:
Nova Versão Internacional 58.1 O Verdadeiro Jejum
6 “O jejum que desejo não é este:
soltar as correntes da injustiça,
desatar as cordas do jugo,
pôr em liberdade os oprimidos
e romper todo jugo?
7 Não é partilhar sua comida
com o faminto,
abrigar o pobre desamparado,
vestir o nu que você encontrou,
e não recusar ajuda ao próximo?
3.1 As bênçaõs de se guardar o Dia do Senhor e praticar o jejum verdadeiro são então apresentadas ao povo de Deus. Isto acontecerá quando o povo se converter e der evidências de transformação na forma de obras que reflitam um coração genuinamente arrependido.
3.1.1 O povo clamará a Deus e será respondido.
3.1.2 A luz do povo nascerá nas trevas e a sua escuridão será como o meio-dia. Aleluia!
3.1.3 Deus fartará a nossa alma e fortificará os nossos ossos; seremos como um jardim regado, um manancial onde as águas não faltam. Seremos bênção para os que estão famintos e sedentos da verdade.
3.1.4 Nossa descendência, nossos filhos serão a base da revitalização do Povo de Deus, da Igreja do Senhor.
3.1.5 Por fim, o povo de Deus será reconhecido como aqueles que fecham as brechas e restauram os caminhos para que o convívio da nação seja socialmente justo.
Proposição
Quando nossos atos forem consequência de corações transformados, deixaremos de buscar nossos interesses, e iremos nos saciar ao acordarmos diariamente semelhantes a Ele.
Nova Almeida Atualizada Salmo 17
15 Eu, porém, na justiça contemplarei a tua face;
quando acordar, me satisfarei com a tua semelhança.
4 Alcançaremos deleite no Senhor ao reservarmos de coração, a Ele, o que ele nos pede. O Dia do Senhor deve ser observado com o zêlo de um coração que reconhece a Deus como Pai provedor.
4.1 Ao abrirmos mão de nossos planos, de nossas estratégias, de nosso modo pecaminoso de falar e resolver as coisas, receberemos de Deus as orientações espirituais para uma vida próspera e abundante. Uma vida que reflita a alegria da salvação em Cristo Jesus.
Conclusão
Segundo o Rev. John MacArthur, pessoas arrependidas que andam em comunhão com o Senhor experimentam satisfação em suas almas e esta satisfação não vem de bens materiais. Vem da herança bendita de Deus que já estamos usufruindo na presente era.
Aplicação
Que Deus nos ajude a expressar seu amor através do serviço e do compartilhar daquilo que temos com os nossos próximos.
Que nosso maior bem, a salvação em Cristo Jesus, seja graciosamente dividida para com todos aqueles a quem o Espírito Santo de Deus nos der a oportunidade.