Sê tu uma benção
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 167 viewsNotes
Transcript
Sê tu uma benção
Sê tu uma benção
Não tenho dúvidas nenhumas que todos sabem a história de Abraão.
Seja por ter lido a Bíblia, seja, por alguma mensagem de desafio missionário, numa escola dominical de Adultos, Jovens ou até mesmo como crianças a famosa musica do pai Abraão.
No entanto muitas vezes ficamos pela questão de ele ser o pai abraão focando a fé e esquecemos o propósito por detrás de tudo isto.
Muitas são as vezes que nos detemos nos ensinamentos de EBD que não perguntamos além desses ensinos, a EBD deve servir para estimular a um desejo maior de conhecer a Bíblia. Não fazemos uso da palavra que muitas vezes usamos com os nossos pais. PORQUÊ?
Tenho visto mais do que queria jovens a abandonar aquele caminho que muitos defendem de fé, mas, uma fé das histórias de uma EBD.
O inimigo anda ao derredor buscando tragar todo aquele que deixa abrir brechas na sua intimidade com Deus.
Temos visto nos últimos tempos a um desaparecer das linhas que devemos defender como limites imprescindíveis para viver, deixamos de defender que quem estabelece os limites é Deus por meio da Sua palavra, não os pais, o pastor ou um livro ,mas, a Palavra de Deus.
Chegamos a um determinado momento em somos chamados a viver a nossa fé e não a fé de outros que nos acompanharam até aqui.
Conheço uma pessoa que depois da morte de um familiar fez de Deus o inimigo. Crescer na igreja ajuda, crescer num lar cristão ajuda, ter amigos crentes ajuda, mas nada disto faz a diferença nos momentos em que temos de decidir a quem damos ouvidos ao eu (que é apresentado de várias formas. Meus desejos, opinião dos amigos, dos que nos dizem o que queremos ouvir,...) ou desejamos ouvir a Deus.
1 Ora, disse o Senhor a Abrão:Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei;
2 de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!
3 Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.
Contexto:
Depois da criação temos a entrada do pecado, e desde aí vemos o relato de tamanha maldade e desobediência a Deus.
O primeiro assassinato, vemos o relato de um período negro onde abundava o pecado a ponto de Deus enviar o diluvio e agora não menos que isso vemos no cap. 11 os homens a quererem se engrandecer e exaltar a si próprios.
Sabemos pelos textos deste capitulo que Abraão teve uma rotura total com as suas raízes.
sair da terra era o abandonar dos bens que podiam dar alguma segurança, aquilo que te pertence ali já não é teu, sair da parentela era deixar para traz uma ligação cultural de anos. sair de casa dos pais era deixar para traz as ligações afetivas.
Não posso dizer o que vai ser o teu futuro, mas, posso te pedir para que faças desta frase ser uma benção, uma frase que te mova para marcar a diferença.
Existem aspetos importantes na nossa percepção da realidade
A missão é de Deus
Não cries a ideia que Deus precisa de ti, Deus começou com Adão, depois foi Noé, encontramos mais tarde uma nação de Israel e agora a igreja, todos como parte da missão de Deus de ser uma benção para os outros.
A missão não começa com a igreja, não começa em nós, começa em Deus.
Percebemos também que todos eles falharam, cometeram atos reprováveis, e para não ir muito longe o grande rei David que mesmo sendo um homem segundo o coração de Deus cometeu adultério e engendrou um plano para fazer chegar Urias mais cedo á eternidade.
é importante perceber que Aquele que chama é o mesmo que capacita
existe um termo que nos ajuda a perceber melhor tudo isto
Missão de Deus ou Missio Dei, tem a ver com a ação da Trindade , o Filho é enviado pelo Pai com um propósito que por Sua vez juntamente com o Pai enviam o Espirito Santo, também Ele com um propósito dentro do soberano plano Redentor de Deus por uma humanidade caída.
A missão de Deus é a Sua ação graciosa, independente, mediador, redentor, restaurador e doxológico do Grandioso Deus.
Doxológico -Louvor e glória
2. Deus é Soberano
3 Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.
Eu te escolhi e te tenho na palma da minha mão, ninguém te pode tocar e arrebatar da minha mão.
28 Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.
29 Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.
Deus chama e capacita, não no nosso tempo, não da nossa maneira, mas na altura e da forma que melhor cumpre a Sua missão, é Ele e não nós, e devemos aceitar que é um enorme privilégio de hoje sermos chamados para fazer parte da história de Deus.
Em Abraão vemos o que ele deixou e podemos ver as bênçãos que Deus vai derramar, pessoais, nacionais e universais.
de ti farei uma grande nação Nacionais, e te abençoarei Pessoais, e te engrandecerei o nome Universais.
várias gerações são registadas de Abraão a Jesus no entanto só 2 nomes sobressaem no inicio de Mateus
1 Livro da genealogiade Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.
são 13 gerações de Abraão a David e 40 segundo lucas de David a Jesus do lado de sua mãe e 30 do lado do pai segundo Mateus
3. Sê tu uma benção
Eu estou a aprender o que esta frase implica. Muitas vezes colocamo-nos mais na posição que compete a Deus, abençoamos quem nos abençoa e amaldiçoamos quem nos amaldiçoa.
Já viram o espaço de manobra que Deus dá SÊ TU UMA BENÇÃO.
Se olharmos bem vemos 2 coisas que são apresentadas por Deus que nos devem dar foco a nossa vida: deixa o que vês para trás e tem fé no que vou fazer contigo. quanto a ti sê uma benção. no que te toca Sê uma benção.
Gênesis 12.2
NTLH Os seus descendentes vão formar uma grande nação. Eu o abençoarei, o seu nome será famoso, e você será uma bênção para os outros.
ARAde ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!
ESVAnd I will make of you a great nation, and I will bless you and make your name great, so that you will be a blessing.
NVI“Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção.
NTLH Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem. E por meio de você eu abençoarei todos os povos do mundo.
ARA Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.
ESVI will bless those who bless you, and him who dishonors you I will curse, and in you all the families of the earth shall be blessed.”
NVI Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados”.
CONCLUSÃO
Vivemos dias em que é olho por olho dente por dente, quero te desafiar a que invistas em amizades que edifiquem o teu relacionamento com Deus.
Busca de Deus orientação para estares dentro da Missio Dei, estar envolvidos é um privilégio, não um peso ou carga.
Aproveitar para aprofundar o conhecimento das escrituras, com essa aprendizagem seremos mais difíceis de ser toldados por doutrinas erradas, nas cartas de Paulo vemos o alerta para as igrejas para terem cuidado com as doutrinas erradas, se já nessa altura havia esse risco imaginem agora.
O mar morto (só para clarificar) não é um mar é mais um lago que tem algumas particularidades, é bastante salgado cerca de 10x mais que a água dos oceanos está a mais de 390 m abaixo do nível do mar Mediterrâneo,e para nós o exemplo é o seguinte, este mar é abastecido pelo rio Jordão que é rico em sais minerais e toda a água que recebe como é guloso fica com toda ela e com a concentração de sais não tem condições para ter vida.
assim como o mar morto a nossa vida pode se tornar igual, o rio Jordão para nós é Deus que é rico em Suas misericórdias, mas, se formos gulosos querendo tudo para nós, não iremos ver vidas no nosso circulo de vida e seremos um mar morto.
Nariz Vermelho
No final o rebuçado
Se Deus te dá limões faz uma limonada e dá de beber aos outros.
Ainda numa de anúncios comerciais
Já comeste fruta Hoje, Já foste uma benção hoje?
Sê uma benção