A tríade do tempo - Trabalho
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 8 viewsReflexão sobre a tríade do tempo e o trabalho à luz Gn 2.15
Notes
Transcript
Tríade do tempo – Trabalho – Reflexão em Gn 2.15.
O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo.
Gênesis 2:15
Muitos são os pensadores que colaboram para definir o que, de fato, é o tempo.
- “Ninguém se banha duas vezes no mesmo rio.” Heráclito – Porque, uma vez que você sai e entra novamente no mesmo, já são outras águas. O universo é está fluxo constante.
- Parmênides vai dizer que: “Tudo é Uno” – “Tudo o que é real deve ser eterno e imutável e ter uma unidade indivisível”.
- “O tempo é quadro material da existência finita” – Clovis de Barros.
- “O passado não tem existência material. O futuro tão pouco. Nada existe no futuro. O futuro não é. Sobrou-nos o presente. Presente também não é, porque se fosse, permaneceria e seria eternidade. Logo, para que o presente seja tempo, precisa deixar de ser e transformar-se em passado”. Agostinho.
Muitas conjecturas, muitas possibilidades do que é o tempo.
- Cristian Barbosa – autor de um bestseller “A tríade do tempo” – vai dizer que o tempo é trindade. Semelhante a doutrina cristã que afirma que Deus existe eternamente em três pessoas: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, vivendo em plena comunhão e sem divisão quanto a sua essência.
O tempo também é divido em horas, minutos, segundos. Manhã, tarde, noite. Décadas, séculos e milênios.
📷Importante / Urgente / Circunstancial.
importante
📷 📷
- Importante: Todas as atividades que você faz e que têm importância em sua vida. É a esfera da estrada certa, na qual você coloca o seu carro e sabe que na linha de chegada estará realizado.
- Urgente: Todas as atividades na qual o tempo está curto ou acabou. Atividades que chegam em cima da hora, que não podem ser previstas, mas que geralmente causam estresse.
- Circunstancial: Está ligado às tarefas desnecessárias. São os gastos de tempo de forma inútil. É a esfera da estrada que não te leva a lugar nenhum.
E nessa gestão do tempo, você já se perguntou qual a quantidade de tempo você gasta trabalhando?
Para muitas, o trabalho ocupa as esferas do importante, urgente e circunstancial.
Eu fui atras dessa resposta e descobri que o Brasileiro passa, em média, 90.000 horas trabalhando. Isso é algo em torno de 25 anos.
Agora, imagine você passar todo esse tempo fazendo o que você não gosta. O que você não ama. Todo esse tempo fazendo uma atividade que não te dá brilho nos olhos?
Para alguns, o trabalho é visto como um mal necessário ou mesmo a uma maldição (Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão – Gn 3.19).
Já outros vão afirmar que a única coisa da segunda-feira é que ela está longe da outra segunda-feira. Tem gente que vai trabalhar parecendo que está indo como uma ovelha para o matadouro.
“Eu me lembro que em meus anos de trabalho no mercado financeiro, eu já conversei com inúmeras pessoas que compartilhavam da mesma experiência: Trabalhar para pagar conta”.
E a origem da palavra trabalho não é nada animadora – Tripalium – Palavra de origem latina. Seria um instrumento romano de tortura usado para causar sofrimento.
📷
Nenhuma tortura é tão grande o relógio desperta às 05:00 a.m. e você precisa levantar num frio absurdo para trabalhar. E a única coisa que você se pergunta é: “Quem inventou o trabalho?”
Definir trabalho é algo interessante, porque trabalho não é apenas uma atividade remunerada. Qualquer atividade que envolve energia mental, emocional,– quer seja ou não remunerada.
O entendimento sobre trabalho não foi algo comum ao longo da história. Mas Reforma Protestante vai trazer a concepção, de que basicamente, todos os tipos de trabalho até os considerados secular, era algo cúltico. Os reformadores resgataram a ideia de que não há trabalho para o Senhor e trabalho do mundo, mas sim que todo trabalho é do Senhor se assim for feito para o Ele. Lutero vai dizer que você trafega do campo para o templo com a mesma devoção.
Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai. Colossenses 3:17
Pensamos que o trabalho não deve refletir nossa fé. Meio que deixamos nossa vida de crente na calçada, entramos no trabalho, trabalhamos e quando saímos pegamos de volta a vida de crente.
E o que fazer diante dessa tensão? “Vamos todo deixar de trabalhar!” – Mas a verdade é que o trabalho faz parte da vida e quanto a isso não há questionamentos. O trabalho ocupa a maior parte do nosso tempo diário, semanal e grande parte de nossa vidas. Como pensar em espiritualidade no mundo do trabalho? Como unir essas duas esferas?
A resposta é uma só: Olhando para o exemplo de nosso Deus.
Ao olharmos o início de todas as coisas, vemos que Deus é um Deus que trabalha. O Princípio
1 No princípio Deus criou os céus e a terra.
2 Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
3 Disse Deus: “Haja luz”, e houve luz. – Gn 1.1-3
Nosso Deus é um Deus que trabalha!
Disse-lhes Jesus: "Meu Pai continua trabalhando até hoje, e eu também estou trabalhando". João 5:17
Deus constrói um jardim à partir do caos. Em outras palavras, Deus cria, dá inteligência, significado e propósito àquilo que era irracional, fútil e aleatório. E do Caos Deus constrói um Jardim.
Daí vem a narrativa de quando o pecado entra no mundo é como se aquele jardim voltasse para a possibilidade do caos.
Mas o texto em que nós lemos, nos sugere que nós somos os cooperadores de Deus na manutenção do seu jardim. Nós somos as mãos que irão contribuir na manutenção do jardim!
O nosso trabalho deve ser justamente um meio pelo qual propagamos os valores do Reio de Deus em nosso ambiente e cultura.
A.T – Porque, mesmo diante do caos é possível a construção de jardins.
E a experiência do trabalho não precisa mais ser uma experiência com o caos, mas sim uma colaboração na construção de um jardim! Porque enquanto o mundo não é transformado em um jardim, nós construímos alguns jardins no mundo.
Deus nos convida a vivermos o nosso trabalho na perspectiva do céu! Na perspectiva do jardim! Porque construir jardins é cooperar com Deus para colocar ordem ao caos.
E como construir jardins?
E diante desse contexto, olhando para a Palavra de Deus eu quero trazer aqui 4 sugestões sobre como cooperar na construção de jardins à partir do trabalho.
1 – Trabalhe para amar a Deus
Nós construímos jardins quando trabalhamos para amar a Deus. Jesus disse que o maior dos mandamentos é “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento” Mateus 22:37
Nós devemos amar a Deus através do nosso trabalho e por meio dele. Não importa onde Deus nos tenha colocado para trabalhar neste momento, quando trabalhamos para amar a Deus à partir do nosso trabalho, a perspectiva muda.
“obedeçam a seus senhores terrenos com respeito e temor, com sinceridade de coração, como a Cristo. Obedeçam-lhes não apenas para agradá-los quando eles os observam, mas como escravos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus. Sirvam aos seus senhores de boa vontade, como ao Senhor, e não aos homens”. Efésios 6:5-7
Nós não precisamos de permissão para fazermos um bom trabalho para Deus. O nosso amor a Deus deve nos motivar a trabalhar.
Se você é dona de casa – trabalhe nisso com todo o seu coração como sendo para o Senhor;
- Se você é estudante – trabalhe nisso com todo o seu coração como sendo para o Senhor;
- Se você é concerta carros – trabalhe nisso com todo o seu coração como sendo para o Senhor;
- Se você é motorista de aplicativo – trabalhe nisso com todo o seu coração como sendo para o Senhor;
- (Pedreiro / engenheiro / psicólogo / médico / Empresário / advogado / pastor / assistente comercial) – Trabalhe nisso com todo o seu coração como sendo para o Senhor. PORQUE VOCÊ REALMENTE ESTÁ! – Você ama a Deus? Trabalhe com todo o seu coração.
2 – Trabalhe para amar as outras pessoas
Jesus nos convida a pensar na dimensão do amor como no sentido do outro também. Se amarmos a Deus é o primeiro mandamento, logo em seguida está:
E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’.
Mateus 22:39
Assim como nosso amor a Deus nos motiva a fazer um trabalho bem-feito, também motiva o nosso amor por outras pessoas. Pera aí:
“ Você está dizendo para eu amar o meu chefe e orar por ele? Você está dizendo para eu amar aquele meu professor de matemática? Você está dizendo para eu amar aquele colega de trabalho que não vai muito com minha cara?”
Sim, porque se nós não tivermos essa postura de construirmos jardins nesses ambientes, o caos prevalecerá. E amando essas pessoas, nós ajudaremos que essas pessoas também venham construir jardins junto da gente!
3 – Trabalhe para refletir o caráter de Deus
Parte do propósito e da motivação para o nosso trabalho é refletir o próprio caráter de Deus para o mundo ao nosso redor. Em Gn 1.26 Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”. Gênesis 1:26.
Imagem e semelhança – Imagem (Tselem) x Semelhança (Demut)
בְּצַלְמֵנוּ - Tselem imagem;
כִּדְמוּתֵנוּ – Demut – semelhança
Esses termos querem dizer algo similar, mas não idêntico – ou seja, são os atributos comunicáveis de Deus à nós. (O homem representar Deus – capacidade de amar, sentir, pureza, etc). Então nós podemos refletir o caráter de Deus no ambiente em que nós estamos. À medida em que entendemos isso, nosso trabalho de alguma forma começa a contribuir para a beleza de jardim e não mais do caos.
Porque, no lugar de trevas Deus criou luz.
No lugar de um amontoado de coisas aleatórias Deus trouxe beleza, lógica de funcionamento, ordem.
No lugar de contribuir com o caos, Deus cria uma jardim.
Porque é possível a construção de jardins em meio ao caos.
4 – Trabalhe com fé
A fé independe o quanto você gosta ou não do seu trabalho. Trabalhar com fé é enxergar o trabalho na perspectiva do céu. Trabalhar com fé é confiar no plano de Deus para nós e saber que Deus não erra.
Trabalhar com fé é entender que nós não precisamos do trabalho para sermos felizes, mas Jesus é o motivo de nossa alegria. Trabalhar com fé é saber que naquela reunião de amanhã Deus já está. Trabalhar com fé é saber que o amanhã o amigo do homem, porque Deus já está lá. Trabalhar com fé ter a confiança que Deus tem visto o seu esforço.
Afinal, não é O QUE fazemos que realmente importa, mas é para QUEM o estamos fazendo.
Jesus é o nosso modelo – O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente. João 10:10
Daquele que diante do caos veio construir jardins. Alguns plantam caos em nosso mundo. Nós somos chamados para plantarmos jardins em meio ao caos. Porque, mesmo diante do caos é possível a construção de jardins.