Exposição de 1 Pedro 5:5

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 30 views
Notes
Transcript

A Necessidade da Humildade

Introdução
Se você digitar em algum buscador da internet a seguinte “A maior das virtudes”, prontamente irá receber como resposta a Humildade.
Há quem diga que a humildade é a mãe de todas as virtudes, pois até mesmo para amar ao próximo você precisa, antes, ser alguém humilde.
Nós costumamos achar gestos de humildade como algo muito bonito e valioso.
Ilustrações: - quando minha mãe conheceu Djavan pessoalmente. - quando eu conheci o meu teólogo predileto pessoalmente.
A humildade é algo que todas as pessoas, no mundo todo, em todas as culturas, valorizam.
Eu quero ir além. Neste sermão desejo mostrar que a humildade não deve ser visto apenas como algo bonito, mas como necessário.
Ler 1 Pedro 5:5-7
Recaptulação
Explicação do contexto
Pedro deseja demonstrar a necessidade da humildade em nossas vidas.
Precisamos reconhecer a humildade como uma necessidade.
Para que ela é necessária?
I. A Humildade é Necessária para nosso Relacionamento com os Outros
“Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade”
A. Exposição
Jovens - Utilização de uma divisão comum na sociedade entre idades para se referir a um grupo de pessoas: aqueles que não são presbíteros.
Mais velhos - O texto grego não tras a ideia de “mais velhos”. Mas a palavra é “presbúteros”, que também pode significar os líderes da igreja.
Faz mais sentido no conexto que Pedro não esteja se referindo à relação entre jovens e idosos, mas entre a igreja e seus líderes.
Isso também está marcado pela presença do “igualmente”. Após descrever qual deve ser o papel dos presbíteros/pastores, agora ele descreve qual deve ser o papel da comunidade.
Os papeis
Pastores devem “pastorear o rebanho de Deus que há entre vós”. E isto não pode ser uma relação de poder, mas de guia, de modelo. O papel do pastor é guiar o rebanho ao apontar o caminho.
A comunidade deve ser “submissa”. Submissão significa aceitar a ordem vigente. Se for uma relação de poder, como a do estado com o cidadão, é aceitar isso. No caso, a ordem pastoral é guiar as ovelhas. Portanto, ser submisso aos pastores é aceitar a sua orientação.
Todos - a segunda parte do versículo, no texto grego, começa com a palavra Todos. Isto sugere ênfase. Agora, ele vai resumir como deve ser a relação entre pastores e ovelhas: uma relação de humildade.
O que seria humildade?
A Bíblia tem duas palavras traduzidas por “humilde”.
A primeira deles é traduzida em Mateus 5:3 “Bem aventurado os humildes”. Esta é a palavra usada para se referir a uma humildade mais de classe, uma espécie de pessoa pobre.
A outra, utilizada em nosso texto, é a união de duas palavras no texto original que remete a alguém que tem uma atitude de se abaixar para ajudar. Portanto, a humildade aqui refere-se a alguém que se coloca à disposição de outra para resolver um problema, uma dificuldade, ou fazer algo que outra pessoa muito precisa. Palavra usada para a atitude de Jesus de “humilhar-se” em Filipenses 2:5.
Cingindo-vos - a humildade deve ser uma vestimenta. Deve ser um reflexo de como você deseja que os outros te vejam.
Portanto, Pedro está ensinando que a relação entre pastores e ovelhas deve ser marcada por humildade. Por uma disposição de fazer o que o outro precisa.
B. Contextualização
Imagine alguém andando com o cadarço do sapato desamarrado. Há três pessoas. A primeira olha, pensa e comenta com outros sobre o cadarço desamarrado e, até mesmo, fica esperando pelo tombo. A segunda, apenas avisa que o sapato está desamarrado. Mas uma terceira pessoa se abaixa e ela mesma amarra o cadarço. Qual destas agiu em humildade?
Uma relação de humildade é quando existe uma disposição mútua de fazer o que o outro precisa para facilitar algo que está dificultando a vida do outro.
ILUSTRAÇÃO: Certo dia, um famoso músico chamado Niccolò Paganini estava se apresentando em um concerto para uma plateia de milhares de pessoas. Em certo momento, uma das cordas do violino que ele estava tocando se rompeu, e ele ficou em um dilema, pois não tinha outra corda de reserva para substituir a que se quebrou.
Então, um humilde músico chamado Giuseppe Tartini, que estava na plateia, ofereceu seu próprio violino para que Paganini pudesse terminar a apresentação. Paganini ficou impressionado com a generosidade de Tartini e aceitou o violino. Ele terminou a apresentação com o violino de Tartini e depois agradeceu ao músico pela gentileza.
Algum tempo depois, Paganini devolveu o violino a Tartini e ofereceu-lhe uma grande quantia em dinheiro como forma de agradecimento. No entanto, Tartini recusou o dinheiro e disse: "Eu não emprestei meu violino a você para ganhar dinheiro, mas para ajudá-lo a encantar a plateia com sua música". (retirado do chatgpt)
O oposto de uma relação de humildade é uma relação de poder. Em uma relação de poder, um manda, o outro obedece. Não há o elemento do desejo de ajudar envolvido, mas apenas quem tem o poder.
Quando Pedro diz que a relação entre pastores e ovelhas deve ser de humildade, ele está, portanto, dizendo que os pastores precisam se dispor a fazer o que as ovelhas precisam, e as ovelhas precisam se dispor a fazer o que os pastores precisam.
O que a ovelha precisa? - Direcionamento.
O que o pastor precisa? - Que suas ovelhas aceitem o direcionamento.
A Crise de Autoridade
Pastores que não sabem qual o seu papel. São gestores de instituições, mas não de pessoas.
Ovelhas que não aceitam o papel de guia de seus pastores. Preferem psicólogos para aquilo que seus pastores poderiam ajudar. Ou então, são dificultadores do trabalho pastoral.
C. Aplicações
Como ser humilde em minha igreja? Encare os problemas de sua igreja como cadarços desamarrados. Seja a pessoa que vai lá e amarra.
Queira ser conhecido em sua igreja como uma pessoa sempre pronta a ajudar, e não a pessoa sempre pronta a dificultar as coisas.
II. A Humildade é Necessária para nosso Relacionamento com Deus
A. Exposição
Quatro Razões para a humildade no relacionamento
Deus resiste ao soberbo - Ideia retirada de Provérbios 3:34, a ideia é que Deus zomba de quem é soberbo, orgulhoso. Deus zomba de quem só pensa em si, pois Deus zomba de quem se acha Deus.
Deus dá graça aos humildes - Deus recompensa a humildade. O Senhor abençoa e presenteia pessoas que se colocam à disposição de ajudar a outras. (Normalmente são as pessoas que mais sentem felicidade em viver).
Deus exaltará àqueles que se humilham - A nossa relação com Deus é uma relação de poder. Aceitar o domínio de Deus sobre a sua vida é um ato de humilhação. Deus promete que aqueles que se humilham diante dele serão exaltados no futuro.
Deus cuidará dos que se humilham - lançar sobre Deus a ansiedade é um ato de humildade pois a ansiedade é um forte indicador da presença de orgulho. A ansiedade exibe um forte desejo de controle, um forte senso de que o cuidado com a sua vida ou de outros precisa estar sob o seu controle. Por isso, abrir mão da ansiedade é abrir mão do controle e aceitar o cuidado do Senhor. Se você tem problemas de ansiedade, Deus tem um medicamento muito útil que deve ser usado várias vezes por dia: a oração.
O que estas razões tem em comum? A nossa relação com Deus.
Uma relação correta com Deus depende de uma atitude humilde de nossa parte.
B. Contextualização
Por toda a Bíblia, a humildade é um requisito marcante para a correta relação com Deus.
Slm 138:6 O SENHOR é excelso, contudo, atenta para os humildes; os soberbos, ele os conhece de longe.
Is 57:15 Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: "Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito.
Sofonias 2:3 Busquem o Senhor, todos vocês, os humildes da terra, vocês que fazem o que ele ordena. Busquem a justiça, busquem a humildade; talvez vocês tenham abrigo no dia da ira do Senhor.
Lucas 14:11 Pois todo o que se exalta será humilhado, e o que se humilha será exaltado
Acima de tudo, a correta relação com Deus depende da humildade porque Deus é humilde para conosco. O nosso Deus é um Deus que não se priva de servir ao seu povo a ponto de dar o seu melhor por nós, o seu próprio Filho.
Por isso, a humildade precisa ser uma marca muito evidente de que existe uma vida com Deus em nós.
Tome muito cuidado com os sintomas que demonstram a presença de orgulho e soberba em sua vida:
Você não tem uma atitude de servir, ou mesmo só serve quando te pedem.
Você está sempre reclamando dos outros.
Você guarda mágoas e tem amargura em relação a outras pessoas.
Você possui dificuldade em perdoar ou em pedir perdão quando erra.
A presença do orgulho indica uma falha na sua relação com Deus. E uma falha na sua relação com Deus irá conduzir você ao desatre.
À ansiedade
Às más decisões
A relacionamentos desequilibrados.
Portanto, é fundamental que desenvolvamos a humildade em nós, para que tenhamos uma vida com Deus bem sucedida.
C. Aplicações
Ore. A oração é o combustível da humildade.
Sirva. Procure pessoas além de seu ciclo de interesse para ajudar na sua igreja ou na sua comunidade. Servir nos tira do palco e mata nosso orgulho.
Ouça. Ouça e aceite quando alguém apontar orgulho em você. Leve isso a sério e procure sempre melhorar.
Conclusão
Precisamos reconhecer a humildade como uma necessidade
A humildade é necessária para nossos relacionamentos com os outros.
A humildade é necessária para nosso relacionamento com Deus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more