Páscoa
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 12 viewsNotes
Transcript
Celebração da Ceia
Celebração da Ceia
A primeira Páscoa, vemos em Exodo 12.1-14, e ocorre no momento da saída do povo do Egito.
- Ervas Amargas - Lembravam o tempo de escravidão que o povo passou no Egito e como haviam sofrido. Fazia lembrar de como a vida é difícil sem Cristo e que somente através Dele podemos ser libertos.
NM 9. 11 “Devem celebrá-la no dia catorze do segundo mês, no crepúsculo da tarde; devem comê-la com pães sem fermento e ervas amargas.”
Pães sem fermento - Lembravam da velocidade em que precisaram sair as pressas do Egito, sem tempo para que o pão fermentasse. Dt 16.2-4
Sacrifiquem como oferta de Páscoa ao Senhor, seu Deus, um animal do rebanho ou do gado, no lugar que o Senhor escolher para ali fazer habitar o seu nome.
Na Páscoa, vocês não devem comer pão fermentado. Durante sete dias, comam pães sem fermento, o pão da aflição — porque às pressas vocês saíram do Egito —, para que todos os dias da vida vocês se lembrem do dia em que saíram da terra do Egito.
Durante os sete dias nenhum fermento deve ser encontrado com vocês, em todo o seu território. Também da carne do animal que vocês sacrificarem à tarde, no primeiro dia, nada deve ficar até a manhã seguinte.
Outro sentido figurado em que o fermento é citado na Bíblia é como pecado, aquele pouco de pecado que influencia o todo. Paulo deixa isso muito claro em 1 Co 5.6
Na nova aliança, segundo instituído por Jesus, o pão significa o seu corpo, que foi pregado na cruz por nós.
Suco de Uva (vinho) - Não é citado na primeira Páscoa, porém provavelmente foi incrementado em páscoas posteriores. Na Pascoa judaica provavelmente comiam uvas, que simbolizavam alegria, bençãos recebidas por Deus.
Na nova aliança como sabemos, o cálice simboliza o sangue de Cristo, que foi derramado por nós na cruz,