DEVOCIONAL SALMO 51 - O ARREPENDIMENTO E RESTAURAÇÃO DE DAVI

Devocionais de Salmos  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 462 views

O arrependimento sincero leva a confissão, que por sua vez gera o perdão de Deus, e por fim, é acompanhado de uma mudança de atitude evidente.

Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

Como o título explica, esse salmo foi escrito por Davi, quando o profeta Natã o condenou com toda a intrepidez por haver cometido adultério com Bate-Seba e por assassinar Urias (2Sm 12:1-14).
É um dos sete poemas chamados salmos penitenciais (6; 32; 38; 51; 102; 130; 143). Para o crédito de Davi, ele reconheceu quão horrível fora seu pecado contra Deus, não culpou ninguém a não ser a si mesmo e implorou pelo perdão divino.

1. A oraçao deve ser motivada por quem Deus e pelo que faz (Sl 51:1-2)

Mesmo que tivesse pecado horrivelmente, Davi sabia que o perdão estava disponível, baseado naquilo que ele conhecia dos atributos divinos:
Deus é Benigno - v.1
Deus é misericordioso - v.2
Nosso Deus se compraz em perdoar, precisamos confiar na sua fidelidade — 1Jo 1.9
1João 1.9 ARA
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

2. A oração deve ser de confissão (Sl 51:3-6)

V.3 — A conciencia de Davi estava pesada por causa do seu pecado. Isso pode ser uma açao do Espirito Santo em nossas vidas. Se não sentimos trinteza por causa do nosso pecado, temos que avaliar se realmente somos crentes.
V.4 — Todo pecado é uma ofensa contra Deus em primeiro lugar. E uma das consequencias imediatas é qubra da comunhão com Deus (Is 59.1-2)
Isaías 59.1–2 ARA
Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.
Como é que podemos servir a Deus se nem sequuer temos perfeita comunhão com Ele?
V.5 — O homem nasce com essa tendencia ao pecado, é inutil tentar se enganar e enganar a Deus.
V.6 — O que precisamos fazer é confessar com sinceridade, e buscar sabedoria para reconhecer nossos erros.

3. Oração pedindo purificação moral (Sl 51:7-12)

Sacerdotes do Antigo Testamento usavam o hissopo, uma planta frondosa, para borrifar sangue ou água sobre uma pessoa que estava sendo cerimonialmente purificada de impurezas como a lepra ou por tocar em um cadáver (cf. Levítico 14:6; Números 19:16-19).
Davi usa essa imagem e pede para que Deus faça o mesmo por ele. No perdão, Deus lava o pecado (cf. Salmos 103:12; Isaías 1:16; Miqueias 7:19)
Miquéias 7.19 ARA
Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar.
V.10 — Davi pede duas coisas que só Deus pode conceder: Um coração puro e um Espirito Inabalável. O perdão dos pecados devolve a pureza do coração e renova o ânimo do pecador!
V.11 — “Não retires de mim o teu Espirito...” Davi não estava falando de perder sua salvação, ele estava se referindo a unção capacitadora que era dada por Deus aos líderes do povo, concedendo-lhes habilidades especiais de sabedoria e liderança. Saul perdeu essa unção quando foi rejeitado e esta foi passada para Davi.
V.12 — O pecador perdoado volta a ter alegria, ele não precisa mais viver com a consciencia pesada. Espirito voluntario (espirito disposto) ele também se sente motivado e disposto a obedecer para voltar a servir a Deus!

4. A oração de votos para servir a Deus (Sl 51:13-17)

V.13 — Depois de perdoado Davi queria expressar sua gratidão servindo mais a Deus e ajudando outras pessoas: Ensinando os caminhos retos do Senhor!
V.14 — Exaltando a justiça de Deus
V.15 — Louvando a Deus
V.16-17 — Cultuando com sinceridade de coração. Não te deleitas em sacrifícios. O ritual sem o arrependimento genuíno é inútil.
“Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado” Deus se importa mais com a nossa sincera atitude do que com as formalidades e aparencia de santidade!
Davi passou todo aquele tempo sacrificando a Deus, mas com o coração desviado. Era algo inutil perante Deus!
O culto a Deus deve ser precedido de pureza e santidade racional — Rm 12.1-2. É intensional, pensado, buscado com diligencia, isso certamente envolve arrependimento e confissão de pecados.
Romanos 12.1–2 ARA
Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

5. A oração pela restauração nacional (Sl 51:18-19)

Davi sabia da sua responsabilidade com líder da nação escolhida, seu pecado poderia trazer graves consequencias para o povo (como a praga por causa do senso).
Os sacrificios seriam novamente aceitos por causa das obras de justiça do seu lider e de todo o povo.
O arrependimento sincero leva a confissão, que por sua vez gera o perdão de Deus, e por fim, é acompanhado de uma mudança de atidude evidente.
Related Media
See more
Related Sermons
See more