Cartas da Prisão

Cartas da Prisão  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 31 views

Aproximados pelo sangue de Cristo

Notes
Transcript
Nós Judeus, vós gentios, aproximados em Cristo.
Efésios 2.11–22 (ARA)
11 Portanto, lembrai-vos de que, outrora, vós, gentios na carne, chamados incircuncisão por aqueles que se intitulam circuncisos, na carne, por mãos humanas, 12 naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo. 13 Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo. 14 Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade, 15 aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz, 16 e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade. 17 E, vindo, evangelizou paz a vós outros que estáveis longe e paz também aos que estavam perto; 18 porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um Espírito. 19 Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, 20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; 21 no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, 22 no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito.
Preâmbulo
Mensagem apostólica de Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus aos santos que vivem em Éfeso (Ef 1.1). Escrita por volta de 60 d.C. enquanto Paulo estava preso em Roma e aguardando o julgamento de César.
Eclesiologia compatível com Atos 15 (Concílio de Jerusalém - 49 d.C.), na qual as divergências entre cristãos judeus e gentios já havia sido tratada.
A igreja em Éfeso fora fundada por Paulo durante a sua 3a. viagem missionaria. Cidade do templo de Ártemis, local de muita magia e bruxaria, confirmada pela arqueologia.
Esta carta reflete o essencial do pensamento de Paulo, pois trata de muitos temas importantes de sua pregação. É como se fosse um sumário da sua mensagem. (Augustus Nicodemus - PNT).
No âmbito pastoral, Paulo visa exortar os seus leitores a viverem de acordo com os privilégios de pertencerem à igreja de Deus. (Augustus Nicodemus - PNT).
Introdução
Os gentios (estrangeiros) seguidores de Cristo não eram reconhecidos por parte dos judeus como membros do Povo de Israel e coerdeiros da promessa. Tal desprezo era refletido, por exemplo, na parede de separação, no muro que havia para impedir a entrada dos estrangeiros no Templo de Herodes - Soreg. Neste muro a proibição era exposta em 3 idiomas, bem como a punição de morte aos que descumprissem a ordem.
A única forma pela qual um gentio era bem recebido em meio aos judeus era através do judaísmo, mais precisamente, através da circuncisão. O ato exterior era valorizado em detrimento à mudança interior.
Em certo momento, até mesmo o apóstolo Pedro se recusou a comer com os gentios, gerando uma severa reprensão da parte de Paulo.
Desenvolvimento
Atos dos Apóstolos 2.39 ARA
Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar.
Eu serei seu Deus, esta foi a promessa de Deus para o Povo de Israel. Com a morte de Cristo na cruz, uma nova aliança foi concluída, a aliança entre Deus e seu Filho. O exterior perdia a importância. A mudança interior e os frutos produzidos a partir dela passaram a ser as marcas dos seguidores de Cristo, quer judeus, quer gentios. A glória terrena buscada pelos judeus não conversos era finalmente substituída pela glória do Reino de Deus, da qual usufruímos já desde o sacrifício de Cristo, e continuaremos a usufruir na eternidade com Cristo.
v. 12 - Paulo deixa claro que no passado estávamos separados de Deus, distantes de sua promessa; sem esperança.
v. 13 - No sentido espiritual, somos aproximados de Deus através de nosso messias, o Cristo; aproximados pelo poderoso sangue de Cristo. Este sangue é capaz de unir homens e mulheres, conterrâneos e imigrantes, negros e brancos, ricos e pobres, jovens e velhos… a todos quaisquer que sejam.
v.14 - A parede de separação era o muro Soreg, que limitava o ponto mais próximo de onde os gentios podiam se aproximar do Templo de Herodes, delimitando assim a área conhecida como o pátio dos gentios.
vv.15-16 - A lei abolida separava os judeus dos gentios. Esta lei também impedia muitos dos estrangeiros (gentios) seguidores de Cristo de participarem das cerimônias no templo. Os homens e as mulheres gentias não podiam passar adiante do muro de Soreg. Até mesmo os leprosos, altamente discriminados pela sociedade judaica tinham direito de ir adiante e adentrá-lo pela Porta Formosa do templo, chegando ao seu recinto dedicado, a Câmara dos Leprosos. Cristo aboliu em sua carne as leis cerimoniais do templo. Antes mesmo disso, ele já havia expulsado os vendilhões da área dos gentios pois eles estavam abusando nas negociações referentes à venda das pombas e do cãmbio de moedas para aquisição destas. Isso aconteceu logo após Sua entrada triunfal em Jerusalém no domingo de ramos.
vv.17-18 - Por meio dos apóstolos, Cristo pregou paz e reconciliação ao mundo todo (MArtinho Lutero - BER).
v.19-22 - A igreja como templo de Cristo é um templo vivo, que cresce pela ação de Deus.
Conclusão
“A igreja é central no propósito de Deus no mundo, porque é um sinal da reconciliação final de todas as coisas em Cristo.” (R.C. Sproul - BEFR).
O fundamento dos apóstolos, tendo Cristo como Pedra Ângular, concede à igreja este caráter de centralidade em Sua Missão.
Em Cristo, fomos aproximados e estamos unidos.
Aplicação
Estender o evangelho de Cristo a todas as nações. Àqueles que estão de passagem por nossa vida; àqueles que chegaram de repente para ficar; aos que pensam diferente de nós; e, aos que não querem o êxito do cristianismo, como um dia o próprio apóstolo Paulo não o quis.
Como santuários de Cristo, em nosso templo não cabe separação. Não decidimos quem deve ou não deve ser beneficiado pela mensagem do evangelho. Precisamos, juntos, ser edificados na Palavra de Deus para que pela fé em Cristo, sejamos templo do Espírito Santo de Deus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.