Devocional - 05.03.2023

Devocional Matutina  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 31 views
Notes
Transcript

Amor ou ódio, qual escolher?

Amor é andar na Luz; ódio é andar nas trevas
1João 2.7–11 NAA
7 Amados, não lhes escrevo um mandamento novo, mas um mandamento antigo, que vocês tiveram desde o princípio. Esse mandamento antigo é a palavra que vocês ouviram. 8 Por outro lado, o que lhes escrevo é um mandamento novo, aquilo que é verdadeiro nele e em vocês, porque as trevas vão se dissipando, e a verdadeira luz já brilha. 9 Quem diz estar na luz, mas odeia o seu irmão, está nas trevas até agora. 10 Quem ama o seu irmão permanece na luz, e nele não há nenhum tropeço. 11 Mas quem odeia o seu irmão está nas trevas, anda nas trevas e não sabe para onde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos.
Introdução:
Vamos lemrar que a questão de João é contra os divisionistas da igreja, ou seja, os mestres hereges. Diziam ter comunhão com Deus, mas andavam nas trevas e afirmavam que não tinham pecados. O contraste é entre os que andam na Luz e os que andam nas trevas. Resumindo, os divisionistas diziam que conheciam a Deus, mas não guardavam os Seus mandamentos. Agora João se dirige a igreja e a instrui para que há um ampor mútuo. quando a amor, há obediência dos mandamentos.
vv.7-8. Disrinção entre os mandamentos:
Mandamento Antigo= os judeus tinham o mandamento de amar, Lv19.18
Levítico 19.18 NAA
18 — Não procure vingança, nem guarde ira contra os filhos do seu povo, mas ame o seu próximo como você ama a si mesmo. Eu sou o Senhor.
Continua na era cristã; o mandamento que regia a vida dos crentes desde o começo foi ensinado por Jesus Cristo, “Esse Mandamento Antigo é a palavra que ouviste”.
Mandamento Novo= é reaplicado em novos atos de amor: não sessou, mas é continuo; não com fonte no homem, mas em Cristo; não apenas no interior do homem, mas exteriormente, “aquilo que é verdadeiro Nele e em vós...”. Jesus é a Fonte e você á o canal. Jo 13.34
João 13.34 NAA
34 Eu lhes dou um novo mandamento: que vocês amem uns aos outros. Assim como eu os amei, que também vocês amem uns aos outros.
desde o princípio”= Seria desde a criação? Não. João está se referindo ao começo do movimento cristão com as instruções de Jesus, v.24; 3.11; 4.21
Qual era a mensagem desde o princípio?
2João 5–6 NAA
5 E agora, senhora, peço-lhe, não como se escrevesse mandamento novo, mas o mesmo que temos tido desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. 6 E o amor é este: que andemos segundo os mandamentos de Deus. Este mandamento, como vocês ouviram desde o princípio, é que vocês vivam nesse amor.
Se João explica aos irmãos que eles são canais ou que os atos de amor precisa externar a Palavra que há neles, como entender essa ação transbordadora?
Quando há amor sincero, v.9. João aqui está confrontando os irmãos que vivem na Luz ou no amor com aqueles que vivem no ódio, na hipocresia e falsidade. Essa é a aplicação geral, no entanto a explessão “Quem afirma”; “Quem diz”; “Aquele que diz”, são expressões diretas aos divisionistas. O amor pertence ao Reino da Luz o ódio pertence ao Reino das trevas, Jo 15.18-19
João 15.18–19 NAA
18 — Se o mundo odeia vocês, saibam que, antes de odiar vocês, odiou a mim. 19 Se vocês fossem do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas vocês não são do mundo — pelo contrário, eu dele os escolhi — e, por isso, o mundo odeia vocês.
1Coríntios 13.2 NAA
2 Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei.
Se João explica aos irmãos que eles são canais ou que os atos de amor precisa externar a Palavra que há neles, como entender essa ação transbordadora?
Quando há amor sincero, v.9.
2. Quando há constância no amor, v.10. Como manter constância no amor? Permanecendo na Luz. Assim denota-se que: é preciso a busca perene da santidade, da Verdade e o desejo de ter mais de Deus.
causa de tropeço= cair no pecado ou fazer outro cair. 1Jo 2.10
1João 2.10 (NTLH)
10 Quem ama o seu irmão vive na luz, e não há nessa pessoa nada que leve alguém a pecar.
1João 3.14 NAA
14 Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama permanece na morte.
2Pedro 1.10 NAA
10 Por isso, irmãos, procurem, com empenho cada vez maior, confirmar a vocação e a eleição de vocês; porque, fazendo assim, vocês jamais tropeçarão.
3. Quando há visão pela ótica do amor, 11. Sai da destruição.
para onde vai” - para a destruição Pv 4.18-19
Provérbios 4.18–19 NAA
18 Mas a vereda dos justos é como a luz do alvorecer, que vai brilhando mais e mais até ser dia claro. 19 O caminho dos ímpios é como a escuridão; nem eles sabem em que tropeçam.
Quem não ama vive na escuridão; caminha na escuridão; fica perdido na escuridão e não enxergam na escuridão. As pessoas ficam tão perdidas que elas acham que as pessoas não percebem.
A ótica do amor te faz:
Ver o brilho da verdadeira Luz
Permanecer na Luz
João 12.35 NAA
35 Jesus respondeu: — Ainda por um pouco a luz está com vocês. Andem enquanto vocês têm a luz, para que não sejam surpreendidos pelas trevas. E quem anda nas trevas não sabe para onde vai.
Conclusão/Aplicação:
Amor...
A ordem para amar é tão antiga quanto o homem, a ideia é amemos uns aos outros.
Levítico 19.18 NAA
18 — Não procure vingança, nem guarde ira contra os filhos do seu povo, mas ame o seu próximo como você ama a si mesmo. Eu sou o Senhor.
Mateus 22.39–40 NAA
39 E o segundo, semelhante a este, é: “Ame o seu próximo como você ama a si mesmo.” 40 Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.
João 13.34–35 NAA
34 Eu lhes dou um novo mandamento: que vocês amem uns aos outros. Assim como eu os amei, que também vocês amem uns aos outros. 35 Nisto todos conhecerão que vocês são meus discípulos: se tiverem amor uns aos outros.
Eu amo ou sou hipócrita com o meu próximo?
O verdadeiro amor está no sacrifício expiatório de Jesus, no seu sacrifício. O quanto nós amamos o próximo?
Tenhamos a segurança na Luz mediante a comunhão verdadeira entre irmãos.
Related Media
See more
Related Sermons
See more