Quatro Pilares da Familia

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 438 views
Notes
Transcript
Handout
Propósito: Levar as pessoas ao entendimento de que existe uma familia segundo o coração de Deus, e que bem estruturada é um “pedacinho” do céu aqui na terra.
Passagem Principal: Efésios 5:22-33
Efésios 5.22–33 ARA
As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido. Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito. Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama. Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja; porque somos membros do seu corpo. Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne. Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja. Não obstante, vós, cada um de per si também ame a própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite ao marido.
HISTÓRIA
Considere essas duas situações. Um homem tem sérios problemas com seu carro velho, então ele o leva ao mecânico. Depois que uma avaliação é feita, ele descobre que o carro precisa de uma revisão geral, o que custaria boa parte do seu orçamento. Por causa do alto custo do reparo, ele decide abrir mão do carro e gastar suas economias em um veículo novo. Parece lógico certo? Outro homem, um engenheiro, acidentalmente comprime sua mão em um equipamento. Ele corre para o hospital, tira o raio-x, descobrindo que existem vários ossos quebrados. Apesar de frustrado e com muitas dores, ele utiliza suas finanças de bom grado para ter a mão medicada e restaurada. Então, o engenheiro cuidadosamente trata dela de forma que, nos meses seguintes, seja restabelecida. Este caso, provavelmente, também lhe parece lógico. O problema com a nossa cultura é que o casamento é tratado mais como o primeiro caso. Quando o seu relacionamento passa por dificuldade, você é encorajado a trocar a sua esposa por um “modelo mais novo”. Mas aqueles que têm essa visão não entendem o laço significante entre um esposo e uma esposa. A verdade é: o casamento é mais como o segundo caso. Somos parte um do outro. Você nunca arrancaria a sua mão se ela estivesse ferida, mas pagaria o que pudesse pelo melhor tratamento médico possível. Isso acontece porque a sua mão é muito valiosa para você. Ela é parte de quem você é assim como seu cônjuge.
INTRODUÇÃO
A família é um projeto de vida criado por Deus antes do pecado, para fazer parte da humanidade. Hoje, mesmo vivendo num mundo extremamente conturbado e complicado, podemos desfrutar de um ambiente familiar saudável mesmo nestes dias aonde a familia criada por Deus vem sofrendo fortes ataques de Satanas. Assim como um casa que precisa ter bons alicerces para permanecer em pé, uma família também necessita de bons pilares para ficar e permancer firme.
O nosso fundamento é Jesus Cristo. Sobre esse fundamento a Palavra de Deus nos orienta a levantarmos quatro pilares que poderão dar sustentação a nossa casa Precisamos colocar em prática os pilares essenciais de uma família descritos na Palavra de Deus, para podermos desenvolver um ambiente familiar saudável em nossas casas.
Quantas vezes sabemos o caminho correto em que devemos andar, mais mesmo assim teimamos em seguir lutanto contra o inimigo sem fortalecer os nossos pilares familiares. Devemos parar hoje de lutar sozinho e deixar de confiar em nossas próprias forças, confie mais em Deus, hoje Deus te chama para parar de lutar sozinho, e clama em participar da vida de cada um de vocês. Com Cristo seremos mais que vencedores.
PARTE I - AMOR DO MARIDO PELA ESPOSA
Efésios 5.25–30 ARA
Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito. Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama. Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja; porque somos membros do seu corpo.
A palavra amor possui vários significados, amor é um sentimento de carinho e demosntração de afeto que se desenvolve entre os seres que possuem a capacidade de o demosntrar. O amor motiva a necessidade de proteção e pode se manisfestar de diferentes formas: amor materno ou paterno, amor entre irmãos (fraterno), amor físico, amor platônico, amor à vida, amor pela natureza, amor pelos animais, amor altruísta, amor próprio, e etc.
Etimologicamente, o termo “amor” surgiu a partir do latim “amor”, palavra que tinha justamente o mesmo significado que atualmente: sentimento de afeição, paixão e grande desejo.
Quando olhamos para a escrita original da Bíblia em grego, observamos que a palavra amor possui vários sentidos, os quatro principais são os seguintes:
"Eros" (amor romântico, paixão no relacionamento de um casal)
"Filia" (amizade e companheirismo entre amigos e irmãos)
"Storge" (afeição e afeto entre pais e filhos)
"Ágape" (amor divino e sacrificial de Deus pelos homens)
O termo usado neste texto por Paulo no original grego faz referencia ao amor ágape, que possui alguns sentidos práticos para a familia. Esse amor é uma decisão, é um compromisso e exige ação e é incondicional, aqui temos queridos irmãos um amor que Cristo tem pela igreja que somos nós, e maridos é com esse amor ágape que você deve amar sua esposa, um amor que não espera nada em troca, apelas ama.
Hoje posso estar falando aqui para alguem que entrou em matrimonio para ser feliz, e quem sabe se realizar. Mais o amor ágape é você amar seu conjuge e fazer ele feliz, sem esperar nada em troca, queridos caso isso não esteja acontecendo não entre em desespero, temos hoje a oportunidade de mudar, temos uma pagina em branco para reescrever a nossa história.
PARTE II - AMOR DA ESPOSA PELO MARIDO
Efésios 5.22–24 ARA
As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido.
A submissão feminina é a causa de muita controvérsia, se analisarmos a conclusão que o apóstolo Paulo faz no versículo 33 desse texto, perceberemos que submissão nada mais é que respeito.
A diferença entre o homem e a mulher é funcional e não posicional.
O homem e a mulher tem funções diferentes no contexto familiar. O homem não é superior à mulher e nem a mulher é superior ao homem.
Submissão significa ter respeito à posição de liderança estabelecida por Deus para o homem.
A mulher que não respeita o marido influencia os filhos a não respeitarem às autoridades: o pai, professores, líderes e o próprio Deus.
PARTE III - A EDUCAÇÃO DADA PELOS PAIS NO CONVÍVIO COM OS FILHOS
1. Os pais devem ter cuidado para não provocar a ira nos filhos.
2. Dois aspectos podem causar a ira nos filhos:
2.1. A falta de educação
A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe. Provérbios 29:15
2.2. O exagero na educação
Castiga a teu filho, enquanto há esperança, mas não te excedas a ponto de matá-lo. Provérbios 19:18
3. A educação envolve dois aspectos:
3.1. A instrução formativa
Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele. Provérbios 22:6
3.2. A disciplina corretiva
O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo, o disciplina. Provérbios 13:24
4. A instrução formativa deve anteceder a disciplina corretiva:
A criança precisa saber o que é errado, antes de ser corrigida pelo erro que cometeu.
5. A instrução e a correção devem acontecer equilibradamente:
Alguns pais têm a tendência de enfatizar mais a instrução, e outros têm a tendência de enfatizar mais a correção.
PARTE IV - A OBEDIÊNCIA DOS FILHOS NA RELAÇÃO COM OS PAIS
1. A Palavra de Deus nos diz que os filhos devem obedecer aos seus pais.
2. Logo a seguir, citando Êxodo 20:12, o apóstolo Paulo diz que os filhos devem honrar os pais.
3. Honrar é mais que obedecer, mas o filho que obedece está honrando os pais.
4. O texto enfatiza que esse é um mandamento com promessa: para que tudo corra bem e o filho tenha uma vida longa.
5. Deus é Pai e zela pela autoridade paterna.
CONCLUSÃO
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.