SANTA CEIA DO SENHOR

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 41 views
Notes
Transcript
SANTA CEIA DO SENHOR, SUBLIME MEMORIAL
OCASIÃO: CELEBRAÇÃO DA CEIA DO SENHOR – SEDE DA ADPAZ – NATAL (RN) – 07 DE MAIO DE 2023.
TEXTO BÍBLICO DE REFERÊNCIA:
23Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;24e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim.25Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim
INTRODUÇÃO
- O DESAFIO DE PREGAR UM SERMÃO TÓPICO (EM TEMPOS DE EXALTAÇÃO DOS SERMÕES EXPOSITIVOS)
Mas o Espírito é criativo e independente das formalidades humanas.
- O DESAFIO DA RENOVAÇÃO DA MENSAGEM A CADA CELEBRAÇÃO DE CEIA
Mas a palavra é viva. Portanto se move, se renova e responde a cada situação vivida pelo povo de Deus.
- O DESAFIO DE PREGAR A VERDADE DE DEUS EM MEIO AO IMPÉRIO DA MENTIRA (FAKE CULTURE), OBRA DOS FILHOS DO DIABO (Jo 8.44)
DESENVOLVIMENTO
EXPOSIÇÃO
Uma ordenança para a Igreja
Uma celebração tão sublime que o Senhor transmitiu seus detalhes para Paulo (1 Co 11.23)
No Didaquê – Ensino dos primeiros apóstolos, consta uma orientação clara sobre a execução da eucaristia:
Cap 8. 9 Agora sobre a eucaristia. Esta é a forma de dar graças: 2 primeiro, em relação ao cálice: “Pai nosso, nós te agradecemos a santa vinha de Davi, teu filho, que tu revelaste por meio de Jesus, teu filho. A ti seja dada a glória para sempre”.
3 Depois, em relação ao pão partido: “Pai nosso, nós te agradecemos a vida e o conhecimento que tu nos revelaste por meio de Jesus, teu filho. A ti seja dada a glória para sempre. 4 Como este pedaço de pão estava espalhado pelas colinas e depois foi recolhido e unificado, permite que assim a tua Igreja seja reunida desde os confins da terra no teu Reino. Pois tua é a glória e o poder por meio de Jesus Cristo para sempre”.
5 Vocês não podem permitir que alguém coma ou beba de sua eucaristia, exceto os batizados em nome do Senhor. Pois referindo-se a isso disse o Senhor: “Não deem o que é sagrado aos cães” (Mt 7.6).
10 Depois de terminar a refeição, deem graças desta maneira: 2 “Nós te agradecemos, Pai santo, teu nome sagrado que plantaste em nosso coração e o conhecimento e a fé e a imortalidade que revelaste por meio de Jesus, teu filho. A ti seja a glória para sempre. 3 Mestre onipotente, tu criaste todas as coisas em benefício de teu nome, e deste aos homens comida e bebida à vontade para que eles possam te agradecer. Mas a nós tu nos deste um alimento e uma bebida espirituais e a vida eterna por meio de Jesus, teu filho. 4 Acima de tudo, nós te agradecemos o fato de seres poderoso. A ti seja a glória para sempre. 5 Lembra-te, Senhor, da tua Igreja, para salvá-la do mal e torná-la perfeita por teu amor. Santifica-a e reúne-a dos quatro ventos em teu Reino que para ela preparaste. Pois teu é o poder e a glória para sempre. 6 Que venha a Graça e que este mundo acabe. Hosana ao Deus de Davi! Se alguém for santo, que venha. Se não for, que se arrependa. Nosso Senhor, vem! Amém”.
PORTANTO, É MUITO IMPORTANTE PARA A IGREJA EXAMINAR DETIDAMENTE O SIGNIFICADO E AS IMPLICAÇÕES DA NOSSA PARTICIPAÇÃO MENSAL NESSE SUBLIME MEMORIAL
O QUE A CELEBRAÇÃO NOS CONVIDA A LEMBRAR?
ESTE É O MEMORIAL DA LIBERTAÇÃO DO POVO DE DEUS
A raiz desse memorial nos remete àquele dia 14 de abibe, nas terras do Egito, quando o Anjo da Morte passou por cima da casa do povo de Deus e puniu os egípcios. Foi o marco da constituição do povo de Israel: da escravidão a Faraó para a servidão a Yahweh.
Nada nem ninguém pode nos escravizar novamente
Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Se o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres (Jo 8.32, 36).
Ainda há muito crente escravizado por aí; participando da ceia ainda em território egípcio – sentimentos, coisas, pessoas, memórias, ideias e práticas que não têm nada a ver com a vontade de Deus
NA CEIA, DEVEMOS NOS LEMBRAR QUE A IGREJA DE JESUS É UMA NAÇÃO DE VERDADEIROS ADORADORES
– Elementos do verdadeiro culto: comunhão, oferta, louvor, ministração de verdade (pedro, judas, todos confrontados), purificação, reunião centrada no cordeiro (Rm 11.36).
A partir da Páscoa dos Judeus, foi estabelecido que aquele povo devia caminhar constantemente acompanhado de um altar e, posteriormente, do um santuário. Eram o povo da Aliança do Sinai. Diariamente, ofertas e sacrifícios deveriam ser entregues ao Senhor por meio dos sacerdotes levitas.
A igreja precisa entender que também é uma nação sacerdotal (1 Pe 2.9), povo único, distinto (Nm 23.9).
Somos o povo que caminha sob a égide da Aliança do Corpo e Sangue do Cordeiro. Caminhamos com o sacrifício nos braços – o fator José de Arimateia. Ao invés de viajar com um santuário, somos o Santuário (1 Co 3.16)
OS EVENTOS DA PRIMEIRA PÁSCOA E DA CEIA DO SENHOR NOS ENSINAM QUE SERVIMOS A DEUS, QUE É TODO-PODEROSO, PORTANTO, SOBERANO, ALÉM DE OUTROS ATRIBUTOS DE SUA MAGNITUDE.
Deus, literalmente sacudiu, o Egito em favor de seu pequeno povo, usando homens aparentemente insignificantes.
Um anjo terrível percorreu as ruas e casas do Egito, executando o juízo do Senhor (sim Ele executa severo juízo)
Note os atributos da divindade de Jesus nos eventos da Ceia. Onisciência/presciência. Autoridade. Nos desdobramentos dos eventos, Ele só é preso porque quis que fosse assim (Cf. Mt 26.53; Jo 18.6). Portanto, o mesmo poder que operou na primeira páscoa está presente na Ceia do Senhor. A Aliança no Corpo e Sangue de Jesus outorgou poderes à igreja (Cj Mt 28.18).
Paulo ressalta o perigo real e imediato de não considerarmos a sublimidade dessa celebração (1 Co 11.26-30)
d. CELEBRAMOS A CEIA COM ALEGRIA E ESPERANÇA
Um momento de comunhão com Deus – sentar a mesa é coisa pra quem é chegado.
29E digo-vos que, desta hora em diante, não beberei deste fruto da videira, até aquele dia em que o hei de beber, novo, convosco no reino de meu Pai.
1Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.2Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.3E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também
26Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha
APLICAÇÃO
QUAL É O NOSSO ESTADO AGORA?
O QUE ACONTECERÁ CONOSCO APÓS ESSA REUNIÃO?
A PALAVRA DE DEUS DEVE PRODUZIR EFEITO EM NOSSA VIDA. PORTANTO USUFRUA DAS VERDADES QUE FORAM APONTADAS HOJE AQUI.
CONCLUSÃO
GRATIDÃO
PEDIR ORAÇÃO
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.