Encontros com Jesus
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 31 viewsNotes
Transcript
Encontros com Jesus – João 1.43-51
43 No dia seguinte Jesus decidiu partir para a Galiléia. Quando encontrou Filipe, disse-lhe: “Siga-me”. 44 Filipe, como André e Pedro, era da cidade de Betsaida. 45 Filipe encontrou Natanael e lhe disse: “Achamos aquele sobre quem Moisés escreveu na Lei, e a respeito de quem os profetas também escreveram: Jesus de Nazaré, filho de José”.
46 Perguntou Natanael: “Nazaré? Pode vir alguma coisa boa de lá?” Disse Filipe: “Venha e veja”. 47 Ao ver Natanael se aproximando, disse Jesus: “Aí está um verdadeiro israelita, em quem não há falsidade”.
48 Perguntou Natanael: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Eu o vi quando você ainda estava debaixo da figueira, antes de Filipe o chamar”. 49 Então Natanael declarou: “Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!” 50 Jesus disse: “Você crê porque eu disse que o vi debaixo da figueira. Você verá coisas maiores do que essa!” 51 E então acrescentou: “Digo-lhes a verdade: Vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem”.
Onde procurar as respostas para os grandes questionamentos da vida?
· Qual o sentido da vida?
· Quem sou eu?
· Deus existe?
· E quando eu oro e o céu parece estar fechado?
· É possível algo ter sempre existido?
· A mente é capaz de enxergar o absoluto?
Muitas pessoas gastam boa parte da vida buscando algo de que dê significado e sentido a ela. Muito provavelmente você já teve alguma dúvida sobre qual não conseguiu responder.
Um jornalista britânico, certa vez escreveu: “Falando francamente, será que, antes de morrer, eu tenho tempo de descobrir por que nasci? Por que eu preciso saber o porquê do meu nascimento? Porque, é claro, não consigo acreditar que foi por acidente; e, se não foi, deve haver um significado”.
Dúvidas por vezes sequestram nosso coração e nos leva à um caminho de muita angústia e nos tira da zona de conforto.
Mas o modo mais fácil de descobrir o propósito de uma invenção é perguntar ao inventor.
João, em seu prólogo, apresenta Jesus como o Logos, como o verbo. Um início que os evangelhos sinóticos não apresentaram. João tem uma escrita muito particular.
Jesus então está diante do início de seu ministério e começa a chamar alguns de seus discípulos para que pudesse compor seu time ministerial.
Este é um texto que fala sobre encontros:
Jesus decide ir à Galiléia e encontra Filipe e diz à Filipe: “Siga-me” – e posteriormente Filipe encontra Natanael e Natanael depois se encontra com Jesus. E todos esses encontros trouxeram algum tipo de transformação.
E eu quero chamar a sua atenção para 3 características sobre estes encontros:
1 – Encontrar-se com Jesus é anunciá-lo.
Natanael é esse sujeito que buscava responder algumas questões da vida. Quando Filipe se encontra com Jesus, ele corre ao encontro de Natanael para contar o fato de ter achado alguém diferente. Alguém que provavelmente estava sendo procurado ou esperado.
“Achamos aquele sobre quem Moisés escreveu na Lei, e a respeito de quem os profetas também escreveram: Jesus de Nazaré, filho de José”.
Filipe faz uma clara referência ao Messias prometido. “Natanael, achamos o Messias o esperado”! É interessante dizer que o Antigo Testamento aponta para Jesus. Sendo Jesus a essência das profecias do Antigo Testamento.
A expectativa do coração de Natanael era que o Messias fosse alguém que lutasse com armas, que teria poder político para libertar Israel da administração do Império Romano.
- Natanael, Jesus chegou!
- Natanael, o Salvador chegou!
- Aquele que Deus anunciou por meio de Moisés, por meio dos profetas, chegou!
- “Jesus de Nazaré, filho de José”.
Quando Filipe diz essa frase, Natanael esquece tudo o que Filipe havia tido e só se concentra em: “Jesus de Nazaré, filho de José”.
Natanael como um bom estudioso e alguém conhecedor do contexto religioso tinha algumas razões para crer que aquela informação não batia muito bem:
1 – Se Jesus foi anunciado pelos profetas e Moisés, a cidade da qual ele viria já havia sido informada: Belém. Mas Filipe diz: “Jesus de Nazaré”. Jesus de fato nasceu em Belém, mas foi criado em Nazaré (Lc 4.16), Filipe com sua empolgação afirma este fato e que confunde a cabeça de Natanael;
2 – Outra possiblidade era o fato de que poderia haver uma rivalidade entre Nazaré e Caná da Galiléia – muito provavelmente Nazaré não tinha uma boa reputação com os Galileus. Natanael olha para Nazaré com desprezo.
“Nazaré? Nunca ninguém falou dessa cidade. Profeta nenhum falou sobre ela”. “Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?”
Filipe: “Natanael quero que você conheça aquele que tem respostas para os grandes questionamentos da vida. Jesus de Nazaré”.
E por vezes este é o pensamento de muitos quando ouvem sobre o evangelho. Cristianismo? Jesus? “Eu cresci num lar cristão. Meus pais me levavam na igreja, mas eu já tenho minhas opiniões formadas”.
**História com Frojer**
Como que Deus o criador do universo vai mandar o Seu filho para se desenvolver numa cidade sem expressão nenhuma? A lógica de Deus não é a mesma lógica que a nossa.
Então Filipe dá a melhor resposta possível: “Venha e veja”. Quando falamos sobre Jesus para as outras pessoas, muitas vezes queremos impor nossas ideias, criamos embates disfuncionais, brigamos sobre o assunto e ainda achamos que aquele velho ditado faz sentido:” Religião, futebol e política não se discutem”.
Não é sobre o quanto de pessoas você convence, não é sobre o quão embasado são seus argumentos, não é sobre o quanto você conhece, não é sobre você: É sobre Jesus.
Filipe não começou uma discussão filosófica com Natanael. Filipe foi para o caminho simples, profundo e funcional: “Venha e veja”. Filipe sai do testemunho e convida à experiência.
Aqui precisamos fazer uma pausa, pois Natanael estava diante de Jesus encarnado, um Jesus palpável. Mas hoje nós falamos sobre um Jesus ressurreto que se faz presente em nós e através de nós. O quanto do evangelho de Jesus tem na sua vida? O quanto do evangelho de Jesus os NATANAÉIS poderão ver em você?
Nós precisamos apresentar Jesus e viver uma vida que aponte para Jesus.
2 – Encontrar-se com Jesus é ter a resposta para as nossas perguntas
45 Filipe encontrou Natanael e lhe disse: “Achamos aquele sobre quem Moisés escreveu na Lei, e a respeito de quem os profetas também escreveram: Jesus de Nazaré, filho de José”.
E então Natanael vai. Porque como qualquer ser humano, existe uma necessidade de resposta em nosso coração. “Existe no homem um vazio do tamanho de Deus” – Dostoiévski
E é por isso que vemos na sociedade atual pessoas buscando se preencher de tudo, menos de Deus. Como alguém já disse: “Deus só vai ser tudo o que precisa, quando Ele for tudo o que você tem”.
Então Natanael vai – Natanael vai para ver e quando Natanael chega diante de Jesus Natanael é visto por Jesus: 47 Ao ver Natanael se aproximando, disse Jesus: “Aí está um verdadeiro israelita, em quem não há falsidade”.
Natanael espantado, pergunta: “De onde me conheces.”
Jesus diz: “Eu o vi quando você ainda estava debaixo da figueira, antes de Filipe o chamar”.
Foi nesse momento em que Natanael percebeu que estava diante de Jesus, porque ele percebeu que Jesus o conhecia tanto por dentro como por fora.
Jesus conhecia Natanael em sua integridade, para Jesus afirmar que “aí está um Israelita em que não há falsidade” – isso quer dizer que Jesus conhece o caráter, o coração e que Jesus o viu debaixo da figueira.
Essa declaração para Natanael quer nos ensinar uma coisa muito importante:
O olhar de Jesus nos alcança onde nós estivermos
Onde você está?
Você está imerso em dúvidas? O olhar de Jesus te alcança. Você está imerso em angústias? O olhar de Jesus te alcança. Você está imerso em uma crise de fé? O olhar de Jesus o alcança. Você está imerso em dores? O olhar de Jesus pode alcançar você. Você está imerso em lágrimas? O olhar de Jesus pode alcançar você.
Quais são as suas perguntas? Qual é a pergunta que seu coração precisa de resposta?
Jesus é a resposta de Deus para nossas perguntas
3 – Encontrar-se com Jesus é sair do lugar do lugar das dúvidas e ir para o lugar de adoração
Então, Natanael declara: “Mestre, tu és o filho de Deus, Tu és o Rei de Israel”.
Natanael sai do lugar dos questionamentos e vai para o lugar da adoração.
Como anda sua vida de adoração a Deus? Será que os questionamentos têm calado sua adoração? Será que os questionamentos têm esfriado sua vida com Deus? Será que suas dúvidas têm calado seu louvor? Será que os questionamentos têm te afastado de um coração quebrantado diante de Deus? Será que seus questionamentos têm colocado você num caminho de orgulho diante de Deus? De autossuficiência?
Jesus é a expressão de amor de Deus por nós.
Será que Jesus funciona mesmo? Por que essa notícia logo agora? Por que eu estou aqui, passando por esta situação? Por que ele conseguiu a promoção e eu não? Por que essa diagnóstico agora? Por que eu tenho que caminhar uma milha a mais para quem me fez mal? Por que eu tenho de caminhar o caminho do perdão?
Eu quero te dizer que um encontro com Jesus não é o fim, mas o começo de uma vida transformada.
Jesus conhece suas dúvidas. Jesus se importa com sua dor. Jesus se importa com seus questionamentos. Jesus conhece suas noites sem dormir. Jesus conhece as angústias da sua alma. Jesus conhece suas madrugadas sem dormir. Jesus conhece as lágrimas que rolam de seus olhos. Porque o olhar de Jesus te alcança em meio às estes momentos.
Nós temos 3 opções:
1 – Crer que ele não existe
2 – Fabricar o próprio Deus que se adapte aos nossos questionamentos
3 – Se deixar encontrar pelo Jesus verdadeiro
Eu não sei quais são perguntas, mas qualquer que seja sua expectativa, qualquer que seja sua pergunta, qualquer que seja o seu sonho, você descobrirá que há algo muito maior em Nazaré. Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?
Venha e veja – experimente Jesus
Venha e veja – Venha e experimente a Jesus.
Jesus está diante de você para um encontro especial. Abra seu coração, experimente a Jesus. Saiba que o olhar de Jesus te alcança aí onde você está.
Vem e vê