A oração de Elias
Notes
Transcript
Introdução
Introdução
A oração é fundamental para a vida do cristão. Porque é a forma em que o crente se comunica com o Senhor, mas é necessário ter ação e não simplesmente ficar pedindo a Deus se não reagir as situações.
Nos dias atuais os cristãos tem orado muito pouco, nas igrejas essa prática tem ficado para trás. Além disso, alguns pedidos de oração tem sido pouco praticado. Hoje iremos estudar a vida de um homem que fez uma oração incrível e essa oração fez uma grande diferença.
Contexto
Contexto
Deus envia Elias para se apresentar diante do rei Acabe
1 Depois de um longo tempo, no terceiro ano da seca, a palavra do Senhor veio a Elias: “Vá apresentar-se a Acabe, pois enviarei chuva sobre a terra”. 2 E Elias foi.
Como a fome era grande em Samaria,
O rei Acabe era filho de Onri, ele começou a reinar sobre a nação de Israel, mas fez coisas detestáveis aos olhos de Deus. O primeiro pecado de Acabe foi se casar com uma mulher estrangeira, chamada Jezabel, lembrando que Deus proibiu essa prática dentro do povo de Israel.
3 Não se casem com pessoas de lá. Não dêem suas filhas aos filhos delas, nem tomem as filhas delas para os seus filhos, 4 pois elas desviariam seus filhos de seguir-me para servir a outros deuses e, por causa disso, a ira do Senhor se acenderia contra vocês e rapidamente os destruiria.
O outro pecado que o rei Acabe cometeu foi de adorar outros deuses, ao ser o único DEUS de Israel. Ele destruiu o altar de Deus e construiu o altar para Baal, além disso, levou Israel a pecar.
Adoração a outros deuses
1 E Deus falou todas estas palavras:
2 “Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão.
3 “Não terás outros deuses além de mim.
4 “Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. 5 Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor, o teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam,
Destruiu o alta de Deus
31 Ele não apenas achou que não tinha importância cometer os pecados de Jeroboão, filho de Nebate, mas também se casou com Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios, e passou a prestar culto a Baal e a adorá-lo. 32 No templo de Baal, que ele mesmo tinha construído em Samaria, Acabe ergueu um altar para Baal. 33 Fez também um poste sagrado. Ele provocou a ira do Senhor, o Deus de Israel, mais do que todos os reis de Israel antes dele.
Deus Baal
Significa “dono, marido, senhor”. Era uma divindade do povo cananeu, o deus da tempestade e que trazia chuva.
Elias desafia os profetas de Baal no monte Carmelo, através de um sacrifício, ou seja, aquele que destruir o altar será considerado Deus.
23 Tragam dois novilhos. Escolham eles um, cortem-no em pedaços e o ponham sobre a lenha, mas não acendam fogo. Eu prepararei o outro novilho e o colocarei sobre a lenha, e também não acenderei fogo nela. 24 Então vocês invocarão o nome do seu deus, e eu invocarei o nome do Senhor. O deus que responder por meio do fogo, esse é Deus”.
Então todo o povo disse: “O que você disse é bom”.
Mas Baal não respondeu porque não era Deus
26 Então pegaram o novilho que lhes foi dado e o prepararam.
E clamaram pelo nome de Baal desde a manhã até o meio-dia. “Ó Baal, responde-nos!”, gritavam. E dançavam em volta do altar que haviam feito. Mas não houve nenhuma resposta; ninguém respondeu.
27 Ao meio-dia Elias começou a zombar deles. “Gritem mais alto!”, dizia, “já que ele é um deus. Quem sabe está meditando, ou ocupado, ou viajando. Talvez esteja dormindo e precise ser despertado.” 28 Então passaram a gritar ainda mais alto e a ferir-se com espadas e lanças, de acordo com o costume deles, até sangrarem. 29 Passou o meio-dia, e eles continuaram profetizando em transe até a hora do sacrifício da tarde. Mas não houve resposta alguma; ninguém respondeu, ninguém deu atenção.
Transição
Transição
Duas lições importantes sobre a oração de Elias
Desenvolvimento
Desenvolvimento
1° Mostrar que Deus é o único Deus
1° Mostrar que Deus é o único Deus
1Reis 18.36 (ARA)
36 No devido tempo, para se apresentar a oferta de manjares, aproximou-se o profeta Elias e disse: Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, fique, hoje, sabido que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo e que, segundo a tua palavra, fiz todas estas coisas.
Tu és Deus em Israel
No momento do sacrifício, o profeta Elias orou clamando a Deus para que todos pudessem conhecer que Deus é o único em Israel. O propósito de Elias era que o povo de Israel se voltasse para Deus, lembrando do que Deus havia feito por eles, o qual é a libertação da terra do Egito.
Mas o povo tinha dado as costas para Deus, ou seja, eles abandonaram o Senhor em troca da adoração a Baal.
2 Dêem graças ao Deus dos deuses.
O seu amor dura para sempre!
Deus é o único Deus e verdadeiro.
Eu sou o teu servo
Elias ora para que Deus pudesse confirmar para o povo, que ele era um servo de Deus, ou seja, Elias estava ali por causa da ordem do Pai Celestial e não por ele mesmo.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Precisamos orar para que as pessoas possam reconhecer que existe apenas um único DEUS. Porque hoje em dia existe vários deuses, por exemplo, o dinheiro, o emprego, as redes sociais, a televisão.
2° Para que povo se arrependesse
2° Para que povo se arrependesse
1Reis 18.37 (ARA)
37 Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo saiba que tu, Senhor, és Deus e que a ti fizeste retroceder o coração deles.
Elias ora para que Deus respondesse a sua oração, não para trazer glória para ele mesmo, mas para que o povo pudesse reconhecer que existe apenas um Deus. Além disso, para que povo se volte para Deus e deixe de adorar a Baal.
Retroceder - Significa de volta a condição original. Diante do contexto, Elias estava pedindo para que o povo de Israel voltasse a adorar somente ao Senhor, ou seja, servir ao DEUS Todo Poderoso.
Elias orou por evidências práticas, ou seja, orou para que Deus se revelasse ao seu povo, e essas evidências foi o próprio Elias, como servo de Deus e o fogo consumir o holocausto (1 Reis 18.31-35).
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Precisamos orar para que o povo se volte para o Senhor constantemente. Especialmente aqueles que estão afastados da presença do Senhor.
Conclusão
Conclusão
Elias foi um homem que tinha muito intimidade com Deus. E ele foi usado por Deus para que a nação de Israel pudesse se voltar para o Senhor, visto que eles estavam adorando o deus Baal ao invés de adorar a Deus.
Aplicação
Aplicação
Você precisa orar para que as pessoas reconhecem e sirvam ao nosso DEUS.
Você precisa orar por aqueles que estão desviados da fé cristã.
