Cooperadores de Deus na edificação do Lar

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 9 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

Sl 127.1Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.
Meus irmãos, Deus deseja edificar a família. Não temos nenhuma dúvida sobre isso. Quando ele chama Abraão lá em Gn 12.1-3Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.”. Deus está dizendo a Abraão: “olha, eu quero abençoar as famílias da terra e você vai cooperar comigo nessa missão. Abraaão é um cooperador de Deus. Deus decide o que fazer, planeja e executa. Abraão coopera. Deus não precisa de Abraão, mas pela sua graça, misericórdia e bondade, convida Abraão a participar daquilo que Ele vai fazer. Deus diz a Abraão: você vai ser um exemplo de fé, eu vou te abençoar, e depois do seu exemplo as pessoas vão olhar para você, para o seu exemplo de fé, e seguindo esse exemplo elas também terão as suas famílias abençoadas.” Então, não tenho nenhuma dúvida de que Deus deseja abençoar as famílias e edificar as famílias. Entretanto, meus irmãos, assim como no exemplo de Abraão, a benção da família depende da obediência a Deus. Se não seguirmos a orientação de Deus, de forma alguma a nossa família será abençoada. Se Deus não for o protagonista da construção, essa construção é em vão! Para que a família seja abençoada é necessário seguir a orientação do Arquiteto Maior, do Engenheiro Maior, do Mestre de Obras. Ele projeta, Ele orienta, Ele executa. É necessário seguir a orientação de Dele. É vão o esforço de tentar ter sucesso na família sem obediência a Deus. Na verdade, eu preciso reconhecer que somos meros ajudantes que Deus convocou não por mérito ou capacidade nossa, somente por sua infinita graça podemos participar dessa construção! E é sobre isso que o salmo está falando.

REFLEXÕES

E quando lemos nesse primeiro versículo a expressão “Se o SENHOR não edificar a casa”, esse “se” aí não porque exista alguma dúvida a cerca da vontade de Deus de querer edificar a casa ou não. Deus quer edificar toda e qualquer família, essa é a vontade de Deus. O que está submetido a uma condição aqui é se nós como responsáveis terrenos pela nossa família queremos que Deus edifique, do jeito dele, segundo a vontade dele, ou se vamos ignorar a vontade de Deus enquanto tentamos edificar a nossa casa. E na verdade não é só uma questão de família, mas é uma questão de verificar se Cristo é o SENHOR da minha vida como um todo. Se cada centímetro da minha existência já pertence realmente a Cristo, é comandado somente por Ele através da Sua Palavra, ou se nós ainda teimamos em fazer as coisas do nosso jeito. Mas, aqui estamos falando especificamente do senhorio de Jesus Cristo no âmbito da família. A Bíblia está dizendo que Deus precisa ocupar esse lugar de primazia na edificação da nossa família. Caso contrário todo nosso esforço será em vão.
De nada adianta meu irmão você acordar cedo, pegar no batente como costumamos dizer, garantir o sustento financeiro, a feira da semana ou do mês, se o SENHOR não for o teu Senhor, se você não se atentar a tudo que Deus espera de você como homem do lar. Quantos homens reduzem o seu papel familiar apenas à questão de provisão financeira, se acomodam nesse aspecto e negligenciam a atenção à sua esposa e seus fihos, o tempo de qualidade de lazer, diálogo, educação dos filhos, o suprimento emocional da esposa e dos filhos.
De nada adianta minha irmã, você trabalhar (fora ou dentro de casa), cuidar do lar, dar banho nas crianças, fazer as refeições, ajudar nas atividades da escola, se o SENHOR não for o teu Senhor, se você não se atentar a tudo que Deus espera de você como adjuntora no lar! Quantas mulheres reduzem o seu papel familiar a organização do lar (limpeza, comida, filhos) e negligenciam a atenção ao marido, ser sensível às necessidades físicas, emocionais e espirituais do marido, valorizar a liderança do marido.
Gn 2.15Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.” Deus coloca o homem em um lugar frutífero, fértil, e dá ao homem a responsabilidade de cultivar e guardar. O homem precisa proteger o jardim, mas não só isso, precisa administrar de forma que o jardim cresca e frutifique. E depois Deus dá a mulher como uma adjuntora, como aquela que vai auxiliar o homem nessa missão de proteger e cutivar o jardim. Meu irmão, minha irmã! o seu jardim é a sua casa, é a sua família! Você precisa proteger e administrar para que a sua família frutifique! E isso em todos os aspectos. O homem conduzindo, a mulher auxiliando, colaborando:
Espiritualmente. Precisamos proteger a nossa família das investidas de Satanás. Esteja atento ao que sua mulher, seus filhos, seu marido estão absorvendo como ensino bíblico. Pai, mãe, a reponsabilidade do que seu filho está aprendendo é sua! Deus lhe deu essa responsabilidade! Ore pela sua família, ore pela sua esposa, ore pelos seus filhos, ore pelo seu marido. Estimule sua família a congregar.
Emocionalmente. Precisamos cuidar da saúde emocional da nossa família. Dar carinho, afeto, abraçar, expressar seu amor com palavras, ações, presentes, tempo de lazer, refeições.
Fisicamente. Seja presente, transmita segurança, cuide da saúde física, higiene, invista na saúde da sua família.
Deus deseja edificar a sua família meu irmão, minha irmã! Você é um cooperador, é um ministro de Deus para edificação da família! Deus é aquele que supre as necessidades da família. O que a tua família precisa?
Se precisa de sabedora peça a Deus que ele vai dar Tg 1.5Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.”
Se precisa de paz, Ele é o príncipe da paz Is 9.6Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;
Se precisa de esperança, Ele é a esperança Is 40.31mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.”
Se precisa de libertação, Ele é o libertador Jo 8.36Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
Se precisa de vida, Ele é a vida Jo 10.10O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.
Se precisa de Salvação, Ele é o Salvador At 4.12E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.
Seja lá por qual motivo você sente necessidade de uma intervenção de Deus em sua família, saiba que Deus deseja edificar a tua família na presença Dele!
Related Media
See more
Related Sermons
See more