AS CILADAS DE SATANÁS
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 5 viewsNotes
Transcript
IGREJA BATISTA LOGOS 07/05/2023
IGREJA BATISTA LOGOS 07/05/2023
Texto Base: Ef 6:10-11 “Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo,”
A) INTRODUÇÃO
Vivemos em período difícil de nossa história, os dias aparentam estarem sendo abreviados, para que assim nós possamos suportá-los. Notícias como assassinatos não nos causam estranheza, pedofilia, violência contra mulheres, crianças e idosos, abandono de pais e crianças, divórcios, corrupção, escânda-los, etc.... Tudo isso já é normal em nossa geração, ou seja, mais uma confirmação que a palavra de Deus é verdade e eterna. 1Jo 5:19 “Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno.”
As enfermidades tem a cada dia multiplicado, e não somente as enfermidades fisícas, mais em especial as enfermidades na alma. O que dizer da ansiedade, síndrome do pânico e depressão. Pra termos uma noção o Brasil, de acordo com o último grande mapeamento global de transtornos mentais, realizado pela OMS, o Brasil possui a população com a maior prevalência de transtornos de ansiedade do mundo. Índice elevado de desemprego, recorrentes mudanças no rumo da economia e falta de segurança pública são apontados por especialistas ouvidos pela BBC Brasil como principais fatores para a alta prevalência de transtornos de ansiedade na população. O Brasil tem uma alta taxa de violência, que faz muitas pessoas saírem de casa com o receio de serem assaltadas.
Diante desse cenário tão devastador e as vezes sem esperança, precisamos acordar a cada dia e vivermos, termos nossas forças renovadas.
As pessoas e nós também estamos em busca do que pode nos dar esperança. Jeremias em seu livro de lamentações, escreveu: Lam 3:21 “Todavia, lembro-me também do que pode me dar esperança:” E assim todos buscam alguma maneira de olharmos tudo e saírmos com saldo positivo ao final do dia, da semana, dos meses, do ano, e no final da vida.
Alguns buscam esperança em suas carreiras, casamento, poder, status, estética, tudo isso é muito bom, mais é como construir sua casa sobre areia. Mt7:26-28 “Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda”. Quando Jesus acabou de dizer essas coisas, as multidões estavam maravilhadas com o seu ensino,”
Sabemos que nosso porto seguro é Cristo, Ele é nossa esperança. E nessa noite quero meditar rapidamente sobre alguns pontos que minam as nossas forças e precisamos de atenção:
B) DESENVOLVIMENTO
1) O texto diz sobre sobre fortalecermos no Senhor e na força do Seu poder. Se já sabemos que temos um cenário tão maligno e desafiador, e que vamos passar por lutas e provações. Paulo então reitera aos seus ouvites da igreja de Éfeso e também a nós que precisamos ser fortalecidos por Deus.
Bem, vejamos na prática o que isso significa. É certo que todos nós passamos por lutas e adversidades e que provavelmente nesse instante todos nós estamos travando verdadeiras batalhas em nossas vidas.
Agora eu quero que você pense, contra quem ou o que tenho lutado? Quais armas tenho utilizado para vencer esse inimigo?
Paulo nos ensina que precisamos ser fortalecidos por Deus e na força do Seu poder. Ef6:12 “pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.”
Agora se eu te perguntar, como sou fortalecido por Deus e em Seu poder? Como você responderia essa pergunta.
MAESTRIA - Alguns estudiosos dizem que basta 30 minutos por dia para se obter maestria em algum determinado assunto.
AUTORIDADE - É caracterizada por pessoas que venceram as suas batalhas. Mt 7:28-29 “Quando Jesus acabou de dizer essas coisas, as multidões estavam maravilhadas com o seu ensino, porque ele as ensinava como quem tem autoridade, e não como os mestres da lei.”
Em que você tem se fortalecido? Em que poder, ou qual força tem buscado para solucionar seu problema?
2) Paulo continua dizendo que precisamos vestir toda armadura de Deus, para resisitirmos e ficarmos firmes contra as ciladas do Diabo.
Qualquer pessoa que tenha preparado armadilhas para animais sabe que uma armadilha precisa de duas coisas para ter êxito.
Ela precisa estar escondida, para que o animal tropece nela sem vê-la.
Ela precisa ter uma isca para atrair o animal para suas garras mortais.
Satanás, o inimigo das nossas almas, usa essas duas estratégias quando prepara suas armadilhas mais enganosas e mortais. Elas estão ocultas e contêm iscas preparadas. Ele é sútil e tem prazer e enganar, seu modo de agir é astuto e perspicaz, e não se esqueça que ele pode, se for o caso, transformar-se até em anjo de luz.
Paulo um pouco antes desse texto, na mesma carta, em Ef 5:15-16 “Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus.”
Paulo no cap.5 exorta a Igreja de Éfeso sobre a vida santificada, a pureza da vida. Ele escreve sobre o Fruto da luz e as obras das trevas, e ele chega a dizer Desperta o Tú que dormes.
Como vivemos diante de tantas coisas nem sempre as situações estão tão claras e acabamos nos enroscando em armadilhas.
A vida com Deus requer um preço, não para Salvação, isso porque Jesus Cristo pagou por nós, mais preço de santidade. Rm6:1-2 “Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente? De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele?”
Fortalecidos em Deus e em Seu poder, vestidos de toda armadura, e assim firmes de toda cilada.
Existem muitas ciladas, e aqui quero compartilhar duas para que a pregação fique bem prática para nós.
Família - Satanás quer destruir nossas famílias e sabendo que precisamos nos fortalecer em Deus para vencermos, ações práticas precisam ser feitas. Leitura da palavra juntos e também de maneira individual, culto doméstico, jejum, pais alertas, casais alertas, arrependimento rápido. (Erro).
Ofensa - Uma das maiores armadilhas de satanás é a ofensa, porque ela envolve o perdão. Mt 6:14 “Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará.” A ofensa é a fonte de divórcios, divisões, brigas familiares, amargura, doenças. Muitos são aqueles que tomam decisões não baseados na direção de Deus e sim pelas ofensas. Como assim pastor: Saem de igreja, trabalho porque estão ofendidos e não porque buscaram a Deus.
C) CONCLUSÃO
Existem momentos em nossas vidas que precisamos dizer CHEGA, não quero mais e não aceito mais. Pessoas ao redor do mundo dizem chegam para relacionamentos abusivos, dívidas, por estarem acima do peso, etc...
Em nossa vida com Deus precisamos tomar decisões e não podemos mais postergar. Que Deus te abençoe.
Josué 24:15 “Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor”.”
Jo 8:11 “Ninguém, Senhor”, disse ela. Declarou Jesus: “Eu também não a condeno. Agora vá e abandone sua vida de pecado”.”
Lc 19:5-10 “Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: “Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje”. Então ele desceu rapidamente e o recebeu com alegria. Todo o povo viu isso e começou a se queixar: “Ele se hospedou na casa de um ‘pecador’ ”. Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: “Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais”. Jesus lhe disse: “Hoje houve salvação nesta casa! Porque este homem também é filho de Abraão. Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido”.”
Dn 3:16-18 “Sadraque, Mesaque e Abede-Nego responderam ao rei: “Ó Nabucodonosor, não precisamos defender-nos diante de ti. Se formos atirados na fornalha em chamas, o Deus a quem prestamos culto pode livrar-nos, e ele nos livrará das tuas mãos, ó rei. Mas, se ele não nos livrar, saiba, ó rei, que não prestaremos culto aos teus deuses nem adoraremos a imagem de ouro que mandaste erguer”.”