JESUS, O PÃO DA VIDA.

Sermon  •  Submitted   •  Presented
1 rating
· 9 views
Notes
Transcript
João 6.22-40.
Jesus agora está falando para toda a multidão que o acompanhava, e essa multidão é a mesma que ele alimentou antes, eram 5 mil homens e sem contar as mulheres e crianças.
Jesus havia dito aos seus discípulos que fossem na frente para Cafarnaum, outra cidade no outro lado do mar, e também ele se despedido dessa multidão na cidade de Betsaida, mas, a multidão mesmo vendo os discípulos irem embora e vendo que Jesus subiu ao monte sozinho, eles não foram embora, mas, ficaram ali a espera de Jesus.
E passou a noite, no outro dia, esses mesmos notaram que ali estava um pequeno barco e que Jesus não embarcou nele com os discípulos, eles então, começaram a procurar Jesus por ali, e não o encontraram.
E ficaram sem entender, como Jesus tinha desaparecido dali, sem nem ao menos usar o braco.
Na verdade, Jesus tinha andando sobre o mar, e se encontrou com os discípulos em meio a toda aquela tempestade que houve e ele acalmou a tempestade e assim seguiram viagem.
Então, a grande multidão vendo que Jesus e seus discípulos não se encontravam ali, pegaram alguns barcos de Tiberíades (uma cidade próxima) esses barcos vieram de lá exatamente aonde Jesus tinha multiplicado os pães e peixes e a multidão foi com eles para Cafarnaum em encontro a Jesus.
Chegando no outro lado, ali encontraram Jesus e esses perguntaram a Jesus:
Mestre, quando chegastes aqui?
Eles queriam saber, qual o mistério que Jesus chegou ali, sem uso do barco, e queria se ali havia passado algum barco que eles não viram nem ficaram sabendo, ou mesmo se ele havia dado a volta no mar, algo muito mais improvável, por conta que ao norte do mar existia pântanos e mesmo se ele tivesse feito isso, eles tinham visto ele dá a volta.
Por isso, essa é a primeira pergunta deles: Mestre, quando chegastes aqui?
V.26: Jesus responde dizendo: Em verdade, em verdade vos digo: vós me procurais, não porque vistes sinais, mas porque comestes dos pães e vos fartastes.
Jesus não responde a pergunta deles, mas diz a eles que eles estavam em busca dele por uma motivação errada, era por causa dos pães e peixes que haviam comido que eles estavam ali.
Então, Jesus dá uma ordem a eles:
V.27: Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará; porque Deus, o Pai, o confirmou com o seu selo.
Jesus quer despertar o povo com isso, para que eles tirem os olhos das coisas deste mundo, dos alimentos desse mundo, e abram os olhos para a eternidade, para as coisas espirituais.
E ele diz aqui, que o Filho do Homem (Jesus) nos dará um alimento que não perece, e que é para vida eterna.
Que alimento é esse?
Esse alimento só pode ser recebido através do Filho do Homem.
Jesus então disse que eles deveriam trabalhar para essa comida eterna que o Filho do Homem está autorizado com o selo para nos dar.
Então, eles perceberam a importância da palavra “trabalhar” e isso levou eles a segunda pergunta:
V.28: Dirigiram-se, pois, a ele, perguntando: Que faremos para realizar as obras de Deus?
Eles queriam que Jesus dissesse quais as obras que eles deveriam trabalhar, eles queriam dizer o seguinte: Então, se precisamos trabalhar para ganhar o favor de Deus, o que devemos fazer?
Eles entenderam errado, pensavam em boas obras para serem salvos, mas, Jesus estava falando apenas de uma tarefa, de um trabalhar e ele diz:
V.29: Respondeu-lhes Jesus: A obra de Deus é esta: que creiais naquele que por ele foi enviado.
Jesus estava falando de crer nele mesmo com o enviado de Deus.
Queridos, a salvação não é por obras que fazemos para Deus, mas, é Deus quem faz por nós e Ele já fez isso.
Então eles continuam com suas perguntas:
V.30: Então, lhe disseram eles: Que sinal fazes para que o vejamos e creiamos em ti? Quais são os teus feitos?
Os judeus estão dizendo a Jesus, mas, quem é você pra nos dizer isso?
Quais são as suas credenciais?
Quais os sinais que você fez?
Veja, Jesus havia feito diversos sinais, mas veja, eles mesmo assim perguntaram isso, e o versículo seguinte explica a pergunta.
V.31: Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito:Deu-lhes a comer pão do céu.
Talvez esse era o pensamento da multidão: “Se ele é maior do que Moisés, então deve realizar um sinal maior que o de Moisés ao nos dar pão do céu. Ele tinha pães, e dali proveu mais pães. Mas tinha algo com que começar (cinco pães e dois peixes). Além disso, ele nos deu pão terreno, mas Moisés nos deu pão diretamente do céu!”.
V.32: Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: não foi Moisés quem vos deu o pão do céu; o verdadeiro pão do céu é meu Pai quem vos dá.
V.33: Porque o pão de Deus é o que desce do céu e dá vida ao mundo.
E é a partir dai que eles entenderam que o Pão que Jesus estava oferecendo era maior e melhor, superior ao que Moisés ofereciam então eles dizem:
V.34: Então, lhe disseram: Senhor, dá-nos sempre desse pão.
E Jesus responde dizendo:
V.35 Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede.
Related Media
See more
Related Sermons
See more