A VOCAÇÃO DE PAULO E DOS CRENTES DE ROMA - ROMANOS 1.1-7
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 3 viewsNotes
Transcript
CONTEXTO
CONTEXTO
Na época de Jesus, a república de Roma havia se transformado em império. E foi em pleno coração daquele Império Romano, em parte admirável e em parte cheio de conflitos e moralmente degradado, onde surgiu a igreja para a qual o apóstolo Paulo escreveu esta epístola, sem dúvida a mais importante das suas do ponto de vista teológico.
DATA E OCASIÃO
DATA E OCASIÃO
Evidencias internas da epistola apontam que a data de Romanos pode ser estabelecida por volta do ano 57, escrita de Corinto, durante a terceira viagem missionária de Paulo.
PROPÓSITO
PROPÓSITO
CONTEÚDO
CONTEÚDO
Na Epístola aos Romanos aparece uma apresentação completa e ordenada da mensagem de Paulo:
Depois de saudar os leitores e falar do seu grande desejo de conhecê-los pessoalmente, Paulo anuncia a doutrina básica: o evangelho é o poder de Deus para a salvação de todos os que o aceitam e conclui que “o justo viverá por fé” (1:17).
Na primeira parte da sua epístola (1:18–11:36), Paulo mostra que todos, judeus e gentios, precisam da salvação, pois todos pecaram e estão afastados de Deus.
Na segunda parte da epístola (12:1–15:13), Paulo mostra como os cristãos devem tratar uns aos outros e quais são os seus deveres para com as autoridades.
A epístola termina com uma série de saudações pessoais e uma oração de louvor a Deus.
A SAUDAÇÃO DE PAULO (1.1-7)
A SAUDAÇÃO DE PAULO (1.1-7)
Este é o início da mais extensa saudação de abertura feita por Paulo, são 93 palavras.
I - A VOCAÇÃO DE PAULO - V.1-5
I - A VOCAÇÃO DE PAULO - V.1-5
1. Sabia quem era: SERVO DE JESUS - V.1
1. Sabia quem era: SERVO DE JESUS - V.1
Antes de qualquer título ou cargo Paulo reconhecia que em primeiro lugar era um servo de Deus. Isso é o mais importante em nossa vida e traz duas implicações:
Humildade (somos servos, não é Deus quem nos serve) e Responsabilidade (servimos ao Deus todo poderoso, isso requer de nós dedicação e compromisso).
Um das coisas que mais Jesus ensinou aos seus discipulos foi que eles deveriam buscar servir em humildade. Ver Mt 23.11-12
Mas o maior dentre vós será vosso servo. Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado.
2. Sabia qual a sua função: APOSTOLO - V.1
2. Sabia qual a sua função: APOSTOLO - V.1
Apóstolo (grego apostolos), termo derivado de um verbo que significa enviar. Era alguém enviado ou por meio de quem se envia uma mensagem; portanto, um embaixador, emissário ou mensageiro. No Novo Testamento, o termo assume um sentido distintamente religioso. Em seu significado mais amplo, refere-se a qualquer mensageiro do evangelho.
Paulo, pois, era apóstolo no sentido mais rico do termo. Seu apostolado era o mesmo apostolado dos Doze. Por isso, falarmos sobre “os Doze e Paulo”. Paulo ainda enfatiza o fato de que o Salvador ressurreto lhe aparecera tão realmente como aparecera a Cefas (1Co 15.5, 8). Esse mesmo Salvador lhe havia designado uma tarefa tão ampla e universal que toda a sua vida seria doravante ocupada com ela (At 26.16–18).
O mais importante é notar que Paulo tinha em mente qual era a sua função no serviço do Reino de Deus.
3. Sabia o que deveria fazer: LEVAR O EVANGELHO - V.1
3. Sabia o que deveria fazer: LEVAR O EVANGELHO - V.1
Desde o princípio ele tinha sido designado por Deus para a proclamação do evangelho. Observe especialmente em Gálatas 1.15–16, onde o apóstolo se expressa como se segue: “Aprouve à aquele que me separou desde o ventre materno e me chamou por meio de sua graça revelar seu Filho em mim, para que eu pudesse pregar seu evangelho entre os gentios…”
4. Sabia de quem era a mensagem: DEUS - V.2
4. Sabia de quem era a mensagem: DEUS - V.2
5. Sabia qual o conteudo da mensagem: JESUS, O FILHO DE DEUS - V.3-4
5. Sabia qual o conteudo da mensagem: JESUS, O FILHO DE DEUS - V.3-4
Jesus é o descendente de Davi; Jesus é o Filho de Deus; Jesus é poderoso; Jesus é Santo; Jesus é nosso Senhor!
6. Sabia da Graça do Senhor e que o chamado exige amor e obediência - V.5
6. Sabia da Graça do Senhor e que o chamado exige amor e obediência - V.5
Jesus derramou sua Graça salvando a Paulo e o enviando para uma missão! Certamente Paulo entendia o quão grande era aquele privilegio em servir a Cristo, por isso a sua resposta de amor e obediencia por fé.
Aqueles que entendem isso vão fazer o que o seu Senhor os chamou por Amor em obediencia!
II - A VOCAÇÃO DOS CRENTES DE ROMA - V.6-7
II - A VOCAÇÃO DOS CRENTES DE ROMA - V.6-7
Paulo fala no final do V.5 que o alvo principal da seu ministério era pregar o evangelho aos gentios. No V.6 ele cita os crentes de roma como sendo parte tambem dos gentios, aqueles que nâo faziam parte do povo judeu por nascimento, mas foram adotados por Deus como seus filhos.
Os crentes de Roma tinham também dupla vocação:
Chamados para serem de Jesus. Eles tmabeém tiham um dono, um Senhor!
Chamados para serem santos. Separados do proceder dos demais gentios. Eles deveriam apresentar uma vida transformada pelo evangelho.
Somente aquele que primeiro pertence a Jesus pode apresentar essa vida de separação do mundo.
CONCLUSÃO
CONCLUSÃO
Vamos aplicar o exemplo de Paulo as nossas vidas:
QUEM É VOCÊ, E A QUEM SERVE?
QUAL É A TUA FUNÇÃO NO REINO, O QUE FAZ NA IGREJA?
QUAL É A MENSAGEM QUE VOCÊ PREGA? È REALMENTE O EVANGELHO?
VOCE A GRAÇA E PRIVILEGIO DE SER ESCOLHIDO E DE PODER SERVIR AO MESTRE?
Nem todos foram chamados para serem apostolos, pastores ou mestres, mas todos fomos chamados para ser santos e para abunciamos o evangelho, que são as boas novas da salvação em Cristo Jesus!