O AMOR DE UMA MÃE - JO 19.26-27
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 11 viewsNotes
Transcript
I. É UM AMOR QUE NÃO ABANDONA O FILHO (v. 25a)
1. AQUELE ERA O PIOR MOMENTO DA VIDA DE JESUS. (Evangelizar)
2. MESMO ASSIM MARIA ESTAVA COM ELE. TODOS OS OUTROS ABANDONARAM
AP: A MÃE É AQUELA QUE ESTÁ NOS MELHORES MOMENTOS DA VIDA: quando o filho nasce, cresce, se forma, trabalha, casa, netos, conquistas.
AP: MAS A MÃE TAMBÉM É AQUELA QUE ESTÁ NOS PIORES MOMENTOS, COMO MARIA ESTAVA. (Mãe que visita o filho na delegacia) É aquela que chega quando todos os outros vão embora.
II. É UM AMOR QUE MERECE CUIDADO (v. 26-27)
1. JESUS GARANTIU A SEGURANÇA E MORADIA DE SUA MÃE.
2. ELE FEZ ISSO NA HORA QUE ELA MAIS PRECISADA: VIÚVA, IDOSA.
1. O AMOR DE MÃE ACOMPANHA SEUS FILHOS ATÉ NOS PIORES MOMENTOS
Maria acompanhou Jesus na sua pior hora, quando ele morria na cruz pelos pecadores. Mesmo vivendo um pesadelo, Maria permaneceu ao pé da cruz, quando todos os outros amigos abandonaram Jesus.
Ela não estava com Jesus apenas nos milagres e vitórias de Jesus.
O próprio Simeão já tinha profetizado sobre esse momento dificil na vida dela.
O rosto que ela beijou em primeiro lugar quando Jesus nasceu, agora estava desfigurado pela coroa de espinho.
As mãos do nenem Jesus que ela segurou, agora estão presas ao madeiro com pregos.
O filho do coração dela, agora está sendo zombado por todos e torturado de forma desumana.
Ela não podia livrar Jesus daquela situação. Mas ela sabia que podia acompanhar Jesus naquilo tudo. Foi o que ela fez.
Aplicação: A mãe é aquela que chega quando todos os outros vão embora. Ela está com o filho nos melhores e piores momentos da vida. O amor de mãe é forte.
2. O AMOR DE MÃE MERECE OS MELHORES CUIDADOS DOS SEUS FILHOS
Antes de morrer, Jesus deu exemplo de bom filho ao cuidar de sua mãe viúva e idosa e providenciar para ela o necessário para viver bem e em segurança.
Mesmo estando sofrendo sua pior dor, Jesus se preocupou com o bem estar e o futuro de sua mãe.
Quando João diz que Jesus "viu" sua mãe, ele está falando sobre um amor atento e não um mero olhar.
Jesus disse para seu amigo João cuidar de Maria como se fosse sua própria mãe, o que João fez. Com a partida de Jesus, João seria um filho substituto de Maria na terra.
Jesus não entregou sua mãe nas mãos de qualquer um. Ele também não esqueceu sua mãe. Jesus escolheu um dos seus melhores discipulos para cuidar. Maria merecia o melhor. A mãe merece o melhor.
Cristo proveu carinhosamente para sua mãe em sua morte. Às vezes, quando Deus remove um conforto de nós, ele levanta outro para nós, onde não o procurávamos. O exemplo de Cristo ensina todos os homens a honrar seus pais na vida e na morte; suprir suas necessidades e promover seu conforto por todos os meios ao seu alcance. - Mattew Henrry
Aplicação: Os filhos precisam enxergar a necessidade de cuidar das suas mães, como Jesus fez. Filhos precisam ser cuidados e não aproveitadores. Eles precisam agir para que as mães estejam seguras e suprridas, porque o amor de mãe merece ser recompensados.
CONCLUSÃO:
O texto mostra um exemplo perfeito de como mães e filhos devem viver. Mesmo estando no pior momento, Maria amou e acompanhou Jesus. E mesmo estando no pior momento, Jesus amou e cuidou de Maria. É dessa forma que o amor de mãe é expressado e recompensado.