Marcas de uma Mãe em Tempos de Crise [Ex 2.1-10]

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 15 views

Investigação na perspectiva da mãe de Moisés quanto ao seu nascimento

Notes
Transcript

Introdução

Hoje é dia das mães! uma excelente oportunidade de refletirmos a respeito desse papel essencial em nossas famílias, sociedade e igrejas. Assim gostaria de retirar importantes lições da vida de uma mãe em um momento desafiador da história de Israel que teve o resultado debaixo da soberania de Deus de um dos grandes nomes, se não o maior, da nova aliança. A mãe de Moisés.

Proteção [2.1-3]

Um jovem casal da tribo de Levi se casam e dão a luz a um menino. Em um momento muito doloroso para qualquer mãe hebreia naquele tempo. Os Israelitas se tornam numerosos e um rei, que não conhecia José e o bem que esse povo fizera aos Egípcios, sobe ao trono e é responsável pela opressão dos Israelitas, vendo que ainda assim se multiplicavam e ofereciam risco ele decide pela eliminação dos Israelitas.
Qualquer mãe nessa posição teria a mesma reação, e com certeza a mãe de Moisés não foi a única que decide assumir uma postura desse tipo, em uma tentativa desesperada ela faz um cesto simples, capaz de boiar na água, percebendo que não seria capaz de proteger seu filho consigo toma a decisão desafiadora de tentar proteger seu filho com sua ausência, sabendo que o bebê era bonito fica na expectativa de que alguém capaz de proteger o menino o visse e fizesse o papel que ela não poderia. Não teria mais como esconder o menino e sem dúvidas ele seria jogado no Nilo.
A primeira marca de uma mãe em tempos de crise é a proteção, nesse momento para mãe de Moisés não importava se ela estaria com seu filho, mas que ele sobrevivesse a essa perseguição que vinha condenando filhos dos hebreus.

Prudência [2.4-8]

Apesar de não haver uma indicação clara, é razoável pensar que a irmã de Moisés foi orientada a seguir o menino para ver o fim que ele levaria e eventualmente pudesse haver algum tipo de apoio caso surgisse a oportunidade. E de fato foi o que acontece, a irmã de Moisés, o acompanha e tem a oportunidade que aguardentava.
Provavelmente não esperavam que o menino seria encontrado e adotado por alguém da corte, mas estavam se preparando em meio a dificuldade da melhor forma possível para proteger e direcionar o menino.
A Segunda marca que aprendemos com uma mãe em tempos de crise é a prudência para lidar com qualquer desafio em tempos difíceis. Ela não sabia exatamente como proteger seu filho ou o que aconteceria então dentro de suas limitações e recursos usou de sabedoria.

Preparo [2.9-10]

A última marca de uma mãe fiel em tempo desafiadores é confiar ma providência divina e estar pronta para preparar seu filho para cumprir o plano de Deus.
Poucos textos deixam tão claro a providência. Se olharmos para o todo da Antiga Aliança, pentateuco ou até mesmo Êxodo percebemos a ação divina na história de Israel e História da Redenção.
O principal objetivo desse texto não é uma reflexão da atuação da mãe, ainda que as aplicações sejam legítimas, mas destacar como Deus preserva o seu povo, liberta e escolhe o libertador e mediador da Antiga Aliança de forma soberana. A mãe de Moisés confia na soberania de Deus e recebe o privilégio não apenas de salvar o seu filho, mas ensiná-lo e prepará-lo nos caminhos do SENHOR no ambiente ideal para a função que ele desempenharia.
Deus não precisaria dela para executar seu eterno plano, mas decide usar pessoas em sua soberania. A mãe confiou na graça e soberania de Deus, foi honrada e teve a oportunidade de ser ferramenta nas mãos de Deus para preparar seu filho para função que na soberania de Deus seu filho deveria desempenhar.

Princípios Eternos

Proteja seus filhos naturais ou espirituais
Os ataques do inimigo para destruir os planos de Deus mudaram, mas a responsabilidade da proteger os filhos continua a mesma
Mesmo que as circunstâncias sejam adversas precisamos fazer tudo o que tiver ao nosso alcance e confiar na soberania de Deus
Seja prudente na condução, proteção e criação do filho
Observe, aja e encontre soluções, mesmo que isso não pareça ser possível
Esteja preparado para ensinar e discipular seu filho para viver em um mundo hostil a fé
Confie em Deus em todo o processo de proteção e criação dos filhos
Deus é soberano e nosso papel é não criar os filhos para nós, mas termos a consciência de que os preparamos para os planos de Deus, ainda que eles sofram ou possam morrer por isso.

Proteja e Prepare seu Filho com Prudência Confiando na Soberania de Deus

Desafios

Ore por seus filhos diariamente
Abrace sua mãe e agradeça por seu cuidado
Related Media
See more
Related Sermons
See more