AS TREVAS DA ALMA. A MÃO PESADA DE DEUS - SL 88:6-9
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 58 viewsNotes
Transcript
6 Puseste-me na mais profunda cova,nos lugares tenebrosos, nos abismos.7 Sobre mim pesa a tua ira;tu me abates com todas as tuas ondas.8 Apartaste de mim os meus conhecido se me fizeste objeto de abominação para com eles;estou preso e não vejo como sair.9 Os meus olhos desfalecem de aflição;dia após dia, venho clamando a ti, SENHOR,e te levanto as minhas mãos.
INTRODUÇÃO
Quem nunca perdeu o sono com medo da prova no dia seguinte ou ficou com frio na barriga ao ter de falar em público? Quem nunca suou frio antes de falar com a pessoa de quem está a fim ou ficou com o coração na mão ao imaginar que ia ficar pra titia? Quem nunca teve medo de não passar no vestibular ou até mesmo de não conseguir um emprego? Quem nunca…
Por que o Brasil tem a população mais ansiosa do mundo
De acordo com o último grande mapeamento global de transtornos mentais, realizado pela OMS, o Brasil possui a população com a maior prevalência de transtornos de ansiedade do mundo.
Para se ter uma ideia, aproximadamente 9,3% dos brasileiros sofrem de ansiedade patológica. Em seguida, aparece o Paraguai (7,6%), Noruega (7,4%), Nova Zelândia (7,3%) e Austrália (7%).
Todos podemos passar por ansiedades momentâneas por exemplo: imagine que você vai fazer uma viagem de carro por um percurso que ainda não conhece. É natural que você fique ansioso, logo, vai dirigir com mais cuidado e atenção.
A ansiedade tem três elementos principais: emocional, fisiológico e cognitivo.
Ainda no exemplo da viagem de carro: você pode sentir medo (questão emocional), sudorese e aperto no estômago (sinais fisiológicos) e pensamentos preocupantes, como “e se eu me perder no trajeto?” (componente cognitivo).
A ansiedade passa a ser patológica - quando começa a prejudicar o dia a dia, causando transtornos físicos e emocionais e interferindo na qualidade de vida do indivíduo, que não consegue controlá-la.
Contudo, se a ansiedade atrapalha diversas áreas da vida da pessoa, impedindo-a de viver experiências (se ela deixa de sair de casa, por exemplo), é considerada uma ansiedade patológica, conhecida como transtorno de ansiedade generalizada. Alguns sintomas são:
Preocupação excessiva e persistente (com vários assuntos ou sem motivo aparente)Sensação de “estar no limite” ou de que algo ruim pode acontecer a qualquer momento Fadiga, alterações no sono ou inquietação Dificuldade para se concentrar Irritabilidade e tensão.
CORPO DO SERMÃO
A MÃO PESADA DE DEUS
O salmista se sente abandonado do homem e de Deus (vs. 6,7)
6 Puseste-me na mais profunda cova,nos lugares tenebrosos, nos abismos.
PUSESTE-ME - (šyt), VB. colocar. Equivalente grego: τίθημι
Uso como Verbo
1. colocar (lugar) — mover e estabelecer em um determinado lugar ou localização
Puseste-me no mais profundo abismo. O salmista então reconhece mais distintamente que, quaisquer que fossem os adversários que ele aturava, isso procedia das mãos divinas.
Tampouco alguém recorreria sinceramente a Deus em busca de alívio sem uma prévia persuasão de que é a mão divina que o golpeia e que nada acontece por acaso.
É observável que, quanto mais perto estava o profeta de Deus, mais sua tristeza se faz amarga; pois nada é mais terrível para os santos do que o juízo divino.
DEIXEM-ME MOSTRAR OUTRO QUADRO DESSA AFLIÇÃO:
(“Puseste-me”, v. 6; “me tornaste repugnante”, v. 8). Ele não pode explicar por que isso lhe aconteceu, contudo sabe que a mão de Deus tem estado em ação.
Sua angústia é ainda mais intensa por causa de sua tristeza que foi provocada pelo Salvador a quem ele ora apela (v. 1).
Almeida Revista e Atualizada (Salmo 18:4-5)
4 Laços de morte me cercaram,torrentes de impiedade me impuseram terror. 5 Cadeias infernais me cingiram,e tramas de morte me surpreenderam.
Almeida Revista e Atualizada (Salmo 69: 1-5)
1 Salva-me, ó Deus,porque as águas me sobem até à alma.2 Estou atolado em profundo lamaçal,que não dá pé;estou nas profundezas das águas,e a corrente me submerge.3 Estou cansado de clamar,secou-se-me a garganta;os meus olhos desfalecem de tanto esperar por meu Deus.4 São mais que os cabelos de minha cabeça os que, sem razão, me odeiam;são poderosos os meus destruidores,os que com falsos motivos são meus inimigos;por isso, tenho de restituir o que não furtei.5 Tu, ó Deus, bem conheces a minha estultice,e as minhas culpas não te são ocultas.
Vs 7 - Sobre mim pesa a tua ira; tu me abates com todas as tuas ondas.
סמך (smk), VB. sustentar; ajudar.
Uso como Verbo
1. colocar (lugar) — mover e estabelecer em um determinado lugar ou localização abstrata.
SENTIDO TAMBÉM AQUI É DE: TORNAR ANSIOSO.
7a - Sobre mim pesa a tua ira;
SL 32.4 - Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim,e o meu vigor se tornou em sequidão de estio.
SL 39.10 Tira de sobre mim o teu flagelo; pelo golpe de tua mão, estou consumido.
SL 38.2 Cravam-se em mim as tuas setas,e a tua mão recai sobre mim.
JÓ 6.4 Porque as flechas do Todo-Poderoso estão em mim cravadas,e o meu espírito sorve o veneno delas;os terrores de Deus se arregimentam contra mim.
JONAS 2.3 Pois me lançaste no profundo,no coração dos mares,e a corrente das águas me cercou;todas as tuas ondas e as tuas vagas
7b Tu me abates com todas as tuas ondas.
O SALMISTA sustentava todo o peso da ira de Deus, visto ser ele afligido por suas ondas. Além disso, como tão terrível INUNDAÇÃO não o impede de elevar seu coração e orações a Deus, podemos aprender de seu exemplo a lançar a âncora de nossa fé e orações diretamente ao céu, ante todos os perigos de naufrágio a que porventura sejamos expostos.
O quadro de ondas vindo sobre ele é usado para descrever o dilúvio de tribulações que lhe sobreveio.
MEUS IRMÃOS NÃO SEI QUANTOS DE VOCÊS JÁ ENTRARAM EM UM NAVIO E TIVERAM O PRAZER DA NAVEGAR?
HEBREUS 6.19-20.
19 a qual temos por âncora da alma, segura e firme e que penetra além do véu, 20 onde Jesus, como precursor, entrou por nós, tendo-se tornado sumo sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.
Âncoras são imagens claras e familiares de segurança, no entanto há algo especial sobre esta âncora em Hebreus 6.19. Todas as outras âncoras afundam no mar, esta, porém, vai para o céu. A âncora de um navio afunda sob as ondas para um lugar invisível, para nos manter seguros, todavia, essa âncora da nossa esperança vai para um lugar onde pela fé podemos ver “que penetra além do véu” (Hb 6.19).
Que descrição poderosa da esperança cristã, que é como nenhuma outra neste mundo. Para outros, esperança é simples desejo; é desejar, mas não ter. E o fracasso da mera expressão do desejo leva tantas pessoas ao desespero e à depressão.
Nossa esperança vai aonde não podemos ir por nós mesmos. Adentra os céus, onde Cristo está, e ali ele fixa a âncora de nossa esperança com sua própria mão trespassada, de modo que nossa esperança da salvação se encontra unida à obra finalizada de Cristo no seguro fundamento do caráter imutável de Deus.
SL 88.8 Apartaste de mim os meus conhecidos e me fizeste objeto de abominação para com eles;estou preso e não vejo como sair.
Segue o isolamento de seus companheiros (vs. 8,9a). Embora ele realmente não seja afligido com lepra, contudo se considera como um leproso e se sente encurralado por seus companheiros de outrora e o pranto constante tem afetado sua vista (cf. Sl 6.7).
SL 6. 7 Meus olhos, de mágoa, se acham amortecidos, envelhecem por causa de todos os meus adversários.
AQUI TEMOS UM PRECIOSO ENSINAMENTO:
Salmos, Vols. 1–4 (Salmo 88)
Ele estava então destituído de todo auxílio humano, e isso também ele atribui à ira de Deus, em cujo poder está ou curvar os corações da humanidade ou torná-los empedernidos e ainda mais cruéis.
Este é um ponto bem digno de nossa atenção; pois a menos que tenhamos em mente que nossa destituição do auxílio humano, em qualquer caso, se deve ao fato de Deus esconder sua mão, nos agitaremos sem fim nem medida.
A PROFUNDIDADE DESSE VERSÍCULO NÃO NOS AGRADA:
Podemos, aliás, queixar-nos da ingratidão ou crueldade dos homens sempre que nos defraudam das justas reivindicações do dever que temos sobre eles; mas ainda assim nos considerarão como nada, a menos que estejamos totalmente convencidos de que Deus PODE subtrair os meios de auxílio que PRECISAMOS; assim como é fácil para ele, sempre que lhe agrade, inclinar os corações de todos os homens a estender sua mão em nosso socorro.
Com um elemento adicional e ainda mais grave, em sua angustiante condição, nos diz que seus amigos o abominaram. Finalmente, ele conclui, em sua observação, que não conseguia perceber nenhuma via de escape de suas calamidades: Eu estou encerrado e não há como sair.
SL 88.9 Os meus olhos desfalecem de aflição; dia após dia, venho clamando a ti, SENHOR, e te levanto as minhas mãos.
Meus olhos choram por causa de minha aflição. Para prevenir-se de uma plausível suposição de ter um coração férreo, ele novamente reitera que suas aflições eram tão severas e dolorosas, que produziam nítidos traços de sua dor, inclusive em seu semblante e olhos – uma clara indicação da miserável condição a que ele fora reduzido.
Não obstante, ele testifica que não se esquivara de Deus, como fazem muitos que, pranteando secretamente em seus corações e, para usar uma expressão proverbial, amuando-se num canto, nada mais fazem senão curtir seus pensamentos em vez de descarregarem suas preocupações no seio de Deus, a fim de derivar conforto de sua presença. Ao falar de estender suas mãos, ele põe o sinal em lugar da coisa significada. Em outras partes tive a oportunidade de explicar a implicação dessa cerimônia, a qual foi sempre usada em todas as épocas.