TEMOR DO SENHOR

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 7 views
Notes
Transcript

Igreja Batista Logos 14/05/2023

Texto Base: Salmo 89:6-7 “Pois, quem nos céus poderá comparar-se ao Senhor? Quem dentre os seres celestiais assemelha-se ao Senhor? Na assembléia dos santos Deus é temível, mais do que todos os que o rodeiam.”
A) INTRODUÇÃO
Antes de falarmos sobre o Temor do Senhor, precisamos capturar um relance da grandeza e da glória do Deus a quem servimos. Nesses versos que acabamos de ler o salmista declara primeiramente as tremendas maravilhas de Deus, depois nos exorta a temê-lo. A pergunta feita por ele é a seguinte: QUEM EM TODO UNIVERSO PODE SE COMPARAR AO SENHOR?
Ao respondermos essa pergunta ficamos diante daquilo que está em nossos corações, que é Deus para cada um de nós de fato.
At 5:29 “Pedro e os outros apóstolos responderam: “É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens!”
Para explicar esse princípio, imagine-mos alguém que é famoso na nação. Essa pessoa é talentosa e sábia, todos em seu país conhecem a sua grandeza e a sua fama. Ora, o que aconteceria se este rei, ou pessoa famosa, fosse viajar para outro país onde sua grandeza e posição fossem desconhecidas. Que tipo de recepção ele teria? Mesmo que as pessoas daquele lugar estejam abaixo desta pessoa em importância, provavelmente as pessoas não teram nenhum apreço, e esse famoso será tratado de maneira comum.
Agora vejamos o relato de João com relação a Jesus, Emmanuel, Deus manifesto em carne:
Jo 1:10-11 “Aquele que é a Palavra estava no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o reconheceu. Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam.”
É muito triste saber que Aquele que é Criador do universo não tenha tido a recepção e a honra que merecia. E o mais trágico ainda, é que Ele veio para os seus, aqueles que esperavam por Ele e conheciam sua aliança, aqueles a quem Ele havia libertado inúmeras vezes.
Embora as pessoas falassem sobre a Sua vinda, frequentassem o templo regularmente na expectativa da Sua vinda, elas não o reconheceram quando Ele veio.
Is 29:13 “O Senhor diz: “Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam é feita só de regras ensinadas por homens.”
Bom, esses não são fatos isolados que vemos somente nos dias de Jesus, a causa raiz é a desobediência a palavra de Deus. Andar com Deus implica em sabermos que Ele é e obedecermos a Sua palavra.
QUANTO MAIOR A NOSSA COMPREENSÃO DA GRANDEZA DE DEUS, MAIOR A NOSSA CAPACIDADE DE TEMÊ-LO E REVERENCIÁ-LO.
B) DESENVOLVIMENTO
O TEMOR DO SENHOR ESTÁ ENTÃO EM: CONHECERMOS A DEUS - Ex:33:18 “Então disse Moisés: “Peço-te que me mostres a tua glória”.”
Moíses faz um pedido bem inusitado, ele pede para ver a Glória de Deus. Aquela geração não queria nem chegar perto do monte santo, eles davam graças a Deus pela vida de Moíses, porque assim não tinham que sair da sua zona de conforto.
Murmuraram que na escravidão do Egito era melhor, morreram no deserto porque foram incrédulos.
Isaías teve uma visão da inescrutável Glória de Deus e ficou completamente sem palavra e sem ação. Is6:3 “E proclamavam uns aos outros: “Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos, a terra inteira está cheia da sua glória”.”
A criação de Deus demonstra pra cada um de nós a sua Glória. Sl19:1-2 “Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos. Um dia fala disso a outro dia; uma noite o revela a outra noite.”
Sl145:10-11 “Rendam-te graças todas as tuas criaturas, Senhor, e os teus fiéis te bendigam. Eles anunciarão a glória do teu reino e falarão do teu poder,”
O TEMOR DO SENHOR TAMBÉM ESTÁ EM REVERENCIÁ-LO - Reverenciar significa, prestar culto, adorar, tratar com consideração, respeitar.
Aqui, talvez esteja uma das maiores dificuldades em nossos dias, isso porque Deus não se impressiona com performarce e discurso, Ele conhece o nosso coração e nos orienta a chegarmos a Ele, em arrependimento.
Sl51:17 “Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás.”
A reverência a Deus é essencial para aquela pessoa que deseja desfrutar de intimidade com Deus, aquela pessoa que deseja ouvir suas orientações, que deseja ser tomada pela presença do Espírito Santo.
C) CONSEQUÊNCIAS PRÁTICAS NA VIDA DE QUEM TEME AO SENHOR:
Sabedoria - Pv1:7 “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina.”
Insegurança -Pv1:29 “Visto que desprezaram o conhecimento e recusaram o temor do Senhor,”
Conhecimento de Deus - Pv2:4-5 “se procurar a sabedoria como se procura a prata e buscá-la como quem busca um tesouro escondido, então você entenderá o que é temer o Senhor e achará o conhecimento de Deus.”
Odiar o mal - Pv8:13 “Temer o Senhor é odiar o mal; odeio o orgulho e a arrogância, o mau comportamento e o falar perverso.”
Entendimento - Pv9:10 ““O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento.”
Fonte da Vida - Pv14:27 “O temor do Senhor é fonte de vida, e afasta das armadilhas da morte.”
A humildade antecde a honra - Pv15:33 “O temor do Senhor ensina a sabedoria, e a humildade antecede a honra.”
Evita o mal - Pv16:6 “Com amor e fidelidade se faz expiação pelo pecado; com o temor do Senhor o homem evita o mal.”
Descansar em paz - Pv19:23 “O temor do Senhor conduz à vida: quem o teme pode descansar em paz, livre de problemas.”
Riqueza, honra e vida - Pv22:4 “A recompensa da humildade e do temor do Senhor são a riqueza, a honra e a vida.”
D) CONCLUSÃO
Porque lemos tantos versículos, simples: Porque se realmente soubessémos o que é o temor do Senhor a nossa vida seria bem diferente.
Related Media
See more
Related Sermons
See more