O EVANGELHO A TODAS AS NAÇÕES
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 3 viewsNotes
Transcript
Porque eu devo ouvir este sermão?
Introdução:
Almeida Revista e Atualizada (Capítulo 1:8)
Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.
Nesse texto, Lucas apresenta o tema de todo o livro.
Ele contém a promessa do Pentecoste e a ordem de testemunhar de Jesus nas seguintes áreas geográficas: Jerusalém, Judeia, Samaria e o mundo
a. Promessa – Vemos um distinto paralelo entre Jesus e seus discípulos, quando estão para iniciar seus respectivos ministérios.
Quando Jesus foi batizado, o Espírito Santo desceu sobre ele e o fortaleceu para que se opusesse ao poder de Satanás (veja Mt 3.16).
Antes que os apóstolos possam assumir a tremenda responsabilidade de construir a igreja de Jesus Cristo e conquistar as fortalezas de Satanás, eles recebem o poder do Espírito Santo.
No cenáculo, no Domingo da Páscoa, Jesus soprou sobre os apóstolos e disse: “Recebei o Espírito Santo” (Jo 20.22).
Mas, imediatamente, antes disso, ele lhes dissera: “Assim como o Pai me enviou a mim, assim também eu vos envio a vós” (v.21).
b. Ordem – Somente por intermédio do poder e da morada da pessoa do Espírito Santo é que os discípulos serão capazes de testemunhar Jesus Cristo.
Não só os discípulos recebem o Dom do Espírito, mas, como Lucas mostra em Atos, inúmeras pessoas são cheias do Espírito Santo e se tornam testemunhas de Cristo.
“O testemunho eficiente só pode ser levado a cabo onde o Espírito estiver presente; e onde o Espírito está presente, sempre haverá testemunho eficiente.”
A palavra de Jesus – “e recebereis poder” – se aplica primeiramente aos 12 apóstolos e depois a todos os crentes que testemunham eficientemente em favor de Jesus Cristo.“Sereis minhas testemunhas.”
Em Atos, o termo testemunha tem um duplo significado. Primeiro, refere-se à pessoa que presenciou um ato ou acontecimento.
Em segundo lugar, se refere à pessoa que apresenta um testemunho no qual defende ou promove uma causa.
Lista de perseguição mundial:
Coreia do Norte
Somália
Iémen
Eritréia
Líbia
27. Cuba
Como desempenhar esta missão?
Assim como Jesus recebeu o Espírito para evangelizar, assim também os apóstolos: batismo, Espírito, deserto, o início é o mesmo para Jesus e para os apóstolos.
O Espírito funda a missão.
A Igreja não é o tema dos Atos, mas a marcha da palavra.
A vida itinerante dos profetas e dos evangelistas como Lucas ainda é mais importante ou anterior ao estabelecimento das comunidades.
O Espírito prolonga a ação de Jesus também. Por meio do Espírito, os apóstolos permanecem em conexão com Cristo.
A missão dos apóstolos consiste em ser testemunhas.
Graças a eles, os cristãos das gerações seguintes conhecem a Jesus.
A mediação dos Doze é a garantia da legitimidade da comunidade cristã.
Os cristãos vivem do testemunho dos apóstolos. Este testemunho tem por objeto a morte, a ressurreição, a ascensão de Jesus assim como tudo o que disse e fez até o dia da ascensão.
Envolve também de certa maneira a parusia futura: pois na ascensão já viram o sinal da volta de Jesus.
A missão estende-se a Jerusalém que é o seu centro e ponto de partida, e, atravessando círculos cada vez mais afastados dó centro, chega aos confins da terra (Is 49.6).