Confiança Inabalável

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 12 views
Notes
Transcript
Nova Almeida Atualizada (Salmo 125)
1. Os que confiam no SENHOR são como o monte Sião,que não se abala, mas continua firme para sempre.
INTRODUÇÃO:
O salmo 125 está dentro do escopo ou lista de Salmos conhecido como Salmos de Romagem.
Do Salmo 120 - Salmo 134 temos a coleção de Romagem. Como romagem significa “caminho percorrido” e podemos entender como peregrinação, essa coleção de Salmos faz referência as canções que servos de Deus entoavam a caminho de Jerusalém. Também podiam ser chamados cânticos dos degraus ou da ascenção.
Isso vem de Moisés que em sua Lei mandava os Judeus 3 vezes ao ano irem em Jerusalém, até o templo para adorar a Deus com ofertas e sacrifícios. Então, pelo menos 1 vez o Judeu tinha que comparecer.
Quando chegava a época dessas festas eram feitas caravanas de romeiros judeus em direção à Jerusalém. Levavam animais para serem sacrificados, acampavam em tendas durante a viagem e cantavam incessantemente os Salmos que foram escritos para essa ocasião.
O Rei Davi escreveu pelo menos 4 desses Salmos - 122, 124, 131 e 134. Salomão, o filho de Davi escreveu o 1, o 127.
Os outros 09 Salmos são anônimos, Incluindo o que acabamos de ler.
Sabemos que muitas emoções humanas eram contempladas por essas canções: Alegria, Tristeza, Espanto, Medo, Dúvidas, Confiança, etc.
O Salmo 125 sendo um desses retratos dessas emoções parece nos mostrar sobre a necessidade da confiança em meio o enfrentamento da adversidade. Observamos nos Salmos que o povo de Deus está vivendo debaixo da Opressão dos ímpios.
Olhando para a História de Israel, existem três possibilidades:
Quando Israel estava na sua terra e estava sendo dominada em algum momento por uma outra nação. Ref. Reis e Crônicas.
Quando o Rei Judeu se tornava ímpio e passava a oprimir o povo. Ref. Acabe.
Israel dominava a terra, mas enfrentava inimigos dos mais diversos que pertenciam outras terras.
Qualquer que seja a possibilidade, vamos aprender que em meio a adversidade e dificuldades não podemos desanimar, mas confiar no Senhor.
Há pelo menos 3 atitudes, ou formas de se comportar que é recomendada pelo Salmista no Salmo 125:
a. Lembrar das Promessas de Deus (1-3)
b. Orar ao Deus das Promessas
c. Devemos ficar atentos para não desviarmos de Deus por causa das adversidades
Quero pensar de maneira objetiva com os irmãos de que mesmo em meio as mais diversas dificuldades a Confiança em Deus nos assegura o cumprimento das suas promessas.
Salmo 125.1 “Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se abala, firme para sempre.”
- Os que Confiam no verso 01, são os mesmos do Verso 03 e 04 - os Justos, os bons e retos de coração.
À luz do salmo 125 os verdadeiros Crentes confiam no Senhor. Sabemos que muitos ao longo da história do povo de Israel deixavam de confiar no Senhor em momentos de adversidade. Um grande e clássico exemplo é quando o povo murmura na peregrinação em direção à terra prometida.
- Vale Ressaltar que “Confiar no Senhor” NÃO é uma questão de sentimento positivo. É uma questão de fundamento. É receber a palavra de Deus e fazer dela uma verdade irrefutável. Isso é o que constitui um verdadeiro relacionamento com Deus, a confiança Nele no meio do fogo da vida.
Fundamento:
Lucas 6 47-48
47Eu vou mostrar a vocês a quem é semelhante todo aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as pratica. 48Esse é semelhante a um homem que, ao construir uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha. Quando veio a enchente, as águas bateram contra aquela casa e não a puderam abalar, por ter sido bem-construída.
Citação: “...mas confiar no Deus vivo é senso comum santificado, que não precisa de desculpa, seus resultados serão sua melhor justificativa.” — C. H. SPURGEON
Charles H. Spurgeon, O Tesouro de Davi, trans. Elisa Tisserant de Castro, 1.a edição. (Curitiba, PR: Publicações Pão Diário, 2018), 573.
Quando fazemos da Palavra de Deus uma verdade inegociável, temos uma vida prática de confiança em Deus.
Tiago (Capítulo 1)
22 Sejam praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando a vocês mesmos.
Um exemplo claro eu invoca a imagem da confiança em nosso Deus está expresso em Eclesiastes 11.1 “Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás.”
- Pão na Blíblia geralmente apontava para a ideia de alimento.
O alimento mais comum no contexto específico em Eclesiastes era o trigo ou a cevada e as pessoas não tinham comida o tempo inteiro pois eram cercados por terras muito secas e dificultava o plantio.
Eles só conseguiriam plantar as sementes no tempo das chuvas que era por volta de março e depois só em Outubro. Então quando chovia era o tempo certo de lançar as sementes na esperança que a terra amolecesse possibilitando o plantio.
Mas não era uma decisão fácil, pois como era um tempo de muita escassez de alimento, eles tinham duas decisões muito difíceis nas épocas de chuva.
Pegar a semente e transformar em Farinha para fazer o Pão, ou;
lançar a semente na época de chuva para colher depois.
Mas se eles lançassem a semente e não desse fruto, significaria um grande período de fome.
O conselho de Eclesiastes é: Confie. Isso não é uma confiança cega, mas uma fundametada na palavra.
O Tesouro de Davi (Versículo 1)
Mas aqui o salmista nos mostra claramente o caminho a Deus, pronunciando o seguinte como âncora principal de nossa salvação: esperar e confiar somente no Senhor; e declarando que o maior serviço que podemos prestar a Deus é confiar nele. Pois esta é a natureza de Deus: criar todas as coisas do que nada era. Portanto, na morte Ele cria e dá frutos de vida, nas trevas, luz. MARTINHO LUTERO.
Related Media
See more
Related Sermons
See more