O CUMPRIMENTO DA PROMESSA DE SALVAÇÃO

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 7 views
Notes
Transcript
Lucas 1.1.
Lucas, era um médico, é o único dos autores do evangelhos que não conheceu Jesus visivelmente.
Lucas é o único escritor gentio do Novo Testamento. Provavelmente, natural de Antioquia da Síria, converteu-se a Cristo por intermédio do ministério de Paulo. Não foi testemunha ocular dos acontecimentos registrados no Evangelho que leva seu nome. Não presenciou o nascimento, a vida, a morte e a ressurreição de Cristo. Mas foi um pesquisador zeloso, um entrevistador perspicaz e um cooperador daqueles que presenciaram os fatos auspiciosos do ministério de Cristo.
Porém, Lucas não esteve presente durante os três anos do ministério de Jesus, mas, ele escreveu esse evangelho tendo várias fontes, e elas eram testemunhas oculares, elas viram com seus próprios olhos, e testemunharam da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. (V.2)
Ele mesmo disse que não é uma fonte única, mas, que ele e outros escreverem sobre a narração dos fatos que foi realizado entre eles sobre Jesus Cristo. (V.1)
Muito provavelmente Lucas bebeu dos escritos de Mateus e Marcos, os evangelhos.
V.3: igualmente a mim me pareceu bem, depois de acurada investigação de tudo desde sua origem, dar-te por escrito, excelentíssimo Teófilo, uma exposição em ordem.
Lucas escreveu para um cristão anônimo chamado Teófilo. Contudo, esse evangelho foi distribuído para todos, pois, embora tenha sido escrito para uma pessoa, isso não o limita o alcance, pois, a Palavra de Deus é para todos. É tanto que esse livro foi escrito para fortalecer o povo de Deus e defender o seu povo dos ataques feitos contra o cristianismo no primeiro século.
V.4: para que tenhas plena certeza das verdades em que foste instruído
Lucas escreveu para que Teófilo que já estava sendo instruído na Palavra, tivesse certeza plena das verdades que ele estava abraçando e que estava aprendendo.
Estamos situados no Novo Testamento, estamos aqui falando de alguns meses antes do nascimento do Messias, e milhares de anos após o começo do mundo.
Estamos falando sobre o nascimento do Salvador, Jesus.
Jesus foi prometido por Deus há 4 mil anos, e ainda não havia nascido o Filho de Deus, o Menino da Paz.
V.5-7:
5. Nos dias de Herodes, rei da Judeia, houve um sacerdote chamado Zacarias, do turno de Abias. Sua mulher era das filhas de Arão e se chamava Isabel.
6. Ambos eram justos diante de Deus, vivendo irrepreensivelmente em todos os preceitos e mandamentos do Senhor.
7. E não tinham filhos, porque Isabel era estéril, sendo eles avançados em dias.
A primeira narração aqui é de um homem chamado Zacarias e uma Mulher chamada Isabel, essa mulher não podia ter filhos, pois ela era estéril.
Mas quem eram esse casal?
Era o pai e a mãe de João Batista.
Eles viveram no tempo de um Rei malvado chamado Herodes o Grande, ele era rei da Judeia, e era descendente de Esaú. A data de seu nascimento parece ter sido 74 a.C. O período durante o qual ele governou sobre os judeus é geralmente datado em 37–4 a.C.
Zacarias, seu nome significa O Senhor lembra.
Ele era um sacerdote e pertencia ao turno de Abias.
Como assim turno?
Os sacerdotes eram muitos, e dentre eles, todos serviam e cada turno era chamado para servir no templo em Jerusalém duas vezes no ano, de sábado a sábado.
Havia tantos sacerdotes naquele tempo que o privilégio de queimar incenso no Santuário ocorria uma vez na vida, se ocorresse. Por isso era dividido em turno.
Essa divisão aconteceu durante o reinado de Davi, os sacerdotes foram organizados e divididos em 24 grupos (1Cr 24.1–6). Essas divisões foram reafirmadas por Salomão, filho de Davi (2Cr 8.14). A oitava divisão ou classe ou grupo, a de Zacarias, era a divisão de Abias (1Cr 24.10). Somente quatro divisões regressaram de Babilônia (Ed 2.36–39). Essas quatro, porém, foram redivididas em 24 e lhes foram dados nomes antigos.
E sua esposa se chamava Isabel, e o seu nome significava “Meu Deus é um voto, ou o juramento de Deus”.
Ela era da descendência do sumo sacerdote Arão.
Ela e seu marido eram muito piedosos, e obedientes a Palavra de Deus, e justos diante de Deus.
Contudo, eles não tinha filhos. Isso era uma condição de vergonha para qualquer judeu. Dr. Lucas relata que a causa disso foi a esterilidade de Isabel. O problema foi agravado pelo fato de que eles eram bem avançados em idade.
V.8-23:
8 -Ora, aconteceu que, exercendo ele diante de Deus o sacerdócio na ordem do seu turno, coube-lhe por sorte,
9 segundo o costume sacerdotal, entrar no santuário do Senhor para queimar o incenso;
10 e, durante esse tempo, toda a multidão do povo permanecia da parte de fora, orando.
11 E eis que lhe apareceu um anjo do Senhor, em pé, à direita do altar do incenso.
12 Vendo-o, Zacarias turbou-se, e apoderou-se dele o temor.
13 Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João.
14 Em ti haverá prazer e alegria, e muitos se regozijarão com o seu nascimento.
15 Pois ele será grande diante do Senhor, não beberá vinho nem bebida forte e será cheio do Espírito Santo, já do ventre materno.
16 E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus.
17 E irá adiante do Senhor no espírito e poder de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos, converter os desobedientes à prudência dos justos e habilitar para o Senhor um povo preparado.
18 Então, perguntou Zacarias ao anjo: Como saberei isto? Pois eu sou velho, e minha mulher, avançada em dias.
19 Respondeu-lhe o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para falar-te e trazer-te estas boas-novas.
20 Todavia, ficarás mudo e não poderás falar até ao dia em que estas coisas venham a realizar-se; porquanto não acreditaste nas minhas palavras, as quais, a seu tempo, se cumprirão.
21 O povo estava esperando a Zacarias e admirava-se de que tanto se demorasse no santuário.
22 Mas, saindo ele, não lhes podia falar; então, entenderam que tivera uma visão no santuário. E expressava-se por acenos e permanecia mudo.
23 Sucedeu que, terminados os dias de seu ministério, voltou para casa.
8–10
Certo dia, Zacarias estava exercendo os deveres sacerdotais no santuário do Senhor (o templo).
Era um dia memorável na sua vida porque ele fora sorteado para queimar o incenso no santuário. (v.9)
(V.10) O povo se reuniu fora do templo e estava orando.
Parece que ninguém sabe com certeza a hora chamada de hora de incenso.
Portanto, esse era o momento mais importante da sua vida inteira. A parte mais solene de toda a liturgia era o ato da queima de incenso, que era oferecido duas vezes ao dia: de manhã e à tarde. É nesse cenário que sua vida é radicalmente mudada.
É inspirador notar que o evangelho começa com gente orando fora do templo.
1:11–14 Com o sacerdote e o povo ocupados em oração, foi a hora e o ambiente apropriados para uma revelação divina.
E então apareceu um anjo do Senhor, em pé, à direita do altar de incenso.
Zacarias quando vê aquele anjo, se turbou, ficou cheio de medo; nenhum dos seus contemporâneos já tinha visto um anjo.
Mas o anjo o tranquilizou com notícias maravilhosas. Um filho nasceria a Isabel e seria chamado João (Favor ou Graça de Jeová). Além de trazer prazer e alegria aos próprios pais, ele seria uma bênção a muitos.
v.15
Essa criança seria grande diante do Senhor (o único tipo de grandeza que tem valor).
Primeiramente, ele seria grande na sua separação pessoal a Deus, ele não beberia vinho (feito de uvas) nem bebida forte (feita de cereais).
Em segundo lugar, ele seria grande na sua capacidade espiritual, seria cheio do Espírito Santo, já do ventre materno. (Isso não pode significar que João era salvo ou convertido de nascença, mas somente que o Espírito de Deus estava nele desde o princípio a fim de prepará-lo para a missão especial como o precursor de Cristo).
V.16–17
Em terceiro lugar, ele seria grande na sua função de arauto do Messias.
Ele converteria muitos dos judeus ao Senhor. O ministério dele seria como aquele de Elias, o profeta, tentando conduzir o povo a um relacionamento real com Deus através do arrependimento.
Como G. Coleman Luck indica: Sua pregação mudaria o coração dos pais negligentes para uma preocupação espiritual com seus filhos.
Também ele faria voltar o coração dos filhos desobedientes e rebeldes ao “juízo do justo”.
Em outras palavras, ele lutaria para tirar do mundo uma comitiva de cristãos que estaria pronta para encontrar o Senhor quando ele aparecesse.
Isso é um ministério valioso para cada um de nós.Note como a divindade de Cristo é inferida nos versículos
V.18
O velho Zacarias ficou impressionado com a simples impossibilidade da promessa.
Tanto ele como a mulher eram velhos demais para ter um bebê. Sua pergunta lamentosa expressou toda a dúvida encurralada no seu coração.
V.19
O anjo respondeu apresentando-se como Gabriel (O forte de Deus). Apesar de descrito geralmente como um arcanjo, ele é mencionado nas Escrituras somente como aquele que assiste diante de Deus e que traz mensagens de Deus para o homem (Dn 8:16; 9:21).
V.20
Porque Zacarias duvidou, ele ficou mudo até a criança nascer.
Em qualquer tempo que um cristão nutrir dúvidas acerca da palavra de Deus, ele perderá seu testemunho e seu cântico.
Incredulidade sela os lábios, e eles permanecem selados até a fé voltar; depois do retorno, explodem em louvor e testemunho.
V.21–22
Lá fora, o povo esperava impacientemente; em situação normal, o sacerdote que queimava incenso teria aparecido bem mais cedo.
Quando Zacarias finalmente saiu, ele precisou se comunicar com eles por sinais.
Assim, eles entenderam que ele tivera uma visão no santuário.
V.23
Terminados os dias de seu ministério, o sacerdote voltou para casa sem poder falar, como o anjo tinha predito.
24–25
Quando Isabel engravidou, ela ficou em reclusão no próprio lar por cinco meses, regozijando-se consigo mesma que o Senhor dignou-se livrá-la do opróbrio de não ter filhos.
Fazia anos que o povo não tinha revelação, mas agora, temos a promessa sendo cumprida. de Jesus, o Salvador.
Related Media
See more
Related Sermons
See more