Aula EBD - 21.05.2023

EBD  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 20 views
Notes
Transcript

A família de Adão e Eva

Graça Divina envolve a família
Gênesis 2.18–25 NAA
18 O Senhor Deus disse ainda: — Não é bom que o homem esteja só; farei para ele uma auxiliadora que seja semelhante a ele. 19 Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os a Adão, para ver que nome lhes daria; e o nome que ele desse a todos os seres vivos, esse seria o nome deles. 20 O homem deu nome a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selvagens; mas para o homem não se achava uma auxiliadora que fosse semelhante a ele. 21 Então o Senhor Deus fez cair um pesado sono sobre o homem, e este adormeceu. Tirou-lhe uma das costelas e fechou o lugar com carne. 22 E da costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus formou uma mulher e a levou até ele. 23 E o homem disse: “Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; será chamada varoa, porque do varão foi tirada.” 24 Por isso, o homem deixa pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne. 25 Ora, um e outro, o homem e a sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam.
I. A formação do lar é uma manifestação da graça Divina
18 O Senhor Deus disse ainda: — Não é bom que o homem esteja só; farei para ele uma auxiliadora que seja semelhante a ele.
Tudo o que Deus criou era boa (1.4a luz era boa”) ou bom.
Tudo o que Deus criou, inclusive a criação humana, 1.27, “homem e mulher os criou”; tudo era muito bom; 1.31.
Após a criação, o Senhor, o Criador avaliou a sua obra e percebeu que havia algo que não era bom, 2.18não é bom que o homem esteja só”.
O que não era bom ou boa para o homem? A solidão.
Agora Deus vai solucionar o problema, como?
Formando a mulher
Instituindo o casamento
Salmo 68.6 NAA
6 Deus faz com que o solitário more em família; liberta os cativos e lhes dá prosperidade; só os rebeldes habitam em terra estéril.
Importância da mulher e o seu valor
Mulher = é companheira.
Mulher = presente de Deus.
Mulher = foi criada para o homem não entrar em depressão e viver solitário.
Mulher = foi criada do homem.
Mulher = é auxiliadora do homem.
Mulher = é semelhante ao homem.
19 Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os a Adão, para ver que nome lhes daria; e o nome que ele desse a todos os seres vivos, esse seria o nome deles.
20 O homem deu nome a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selvagens; mas para o homem não se achava uma auxiliadora que fosse semelhante a ele.
Podemos perceber que a graça Divina se manifesta:
Na criação do homem e da mulher é uma manifestação da graça Divina.
Do homem a mulher foi criada e
para o homem a mulher foi criada (não ser escreva e humilhada, mas ser semelhante e auxiliadora).
2. Na instituição do casamento.
3. Na confiança de Deus ao homem e a mulher, Ele confiou e ordenou:
Homem - Deus trouxe a ele os animais.
Homem - teve a responsabilidade de por nomes aos animais.
seria o nome permanente, sem alteração, 2.19esse seria o nome deles”.
Mulher- sua responsabilidade, dada por Deus:
Não deixar o seu marido na solidão.
Ser auxiliadora idônea, 2.20 “não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea”;
v.18 tem a promessa de Deus “far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea” ou “farei para ele uma auxiliadora que seja semelhante a ele =
auxiliadora no hebraico é עֵ֫זֶר 1 (ʿēzer 1), SUBS. ajuda.
ajudadora — uma pessoa que contribui para o cumprimento de uma necessidade ou a apoio a um esforço ou objetivo.
Idônea = נֶ֫גֶד (neged = negued), SUBS. diante de; na frente de.
Uso como Substantivo semelhançasemelhança na aparência, caráter ou natureza entre pessoas ou coisas.
Gênesis 2.18 (NTLH)
18 Depois o Senhor disse: — Não é bom que o homem viva sozinho. Vou fazer para ele alguém que o ajude como se fosse a sua outra metade.
Gênesis 2.18 (RC1969)
18 E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só: far-lhe-ei uma adjutora (auxiliar) que esteja como diante dele.
Na vida conjugal há igualdade e reciprocidade
21 Então o Senhor Deus fez cair um pesado sono sobre o homem, e este adormeceu. Tirou-lhe uma das costelas e fechou o lugar com carne.
22 E da costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus formou uma mulher e a levou até ele.
23 E o homem disse: “Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; será chamada varoa, porque do varão foi tirada.”
Ninguém é melhor que ninguém= ambos têm a mesma dignidade.
Deus criou uma companheira idônea= não foi tirada do pé para não ser pisada e não foi tirada da cabeça para não assenhorar dos pensamentos, projetos e sonhos dos homens, mas da costela, simbolismo disso é:
Companheira digna de afetividade
amor
carinho
Recomendação do apóstolo Paulo aos maridos. Ef 5.28-29
Efésios 5.28–29 NAA
28 Assim também o marido deve amar a sua esposa como ama o próprio corpo. Quem ama a esposa ama a si mesmo. 29 Porque ninguém jamais odiou o seu próprio corpo. Ao contrário, o alimenta e cuida dele, como também Cristo faz com a igreja;
O casamento transforma a individualidade em unidade. Gn 2.24
Gênesis 2.24 NAA
24 Por isso, o homem deixa pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.
Gênesis 1.27 NAA
27 Assim Deus criou o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Deus fez o homem e a mulher, seres distintos. Contudo, para viverem unidos.
II. Consolidação da família é um processo continuado.
Como se dá a consolidação diária da família?
Comunhão completa = envolve corpo e alma, Gn 2.24
Gênesis 2.24 NAA
24 Por isso, o homem deixa pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.
Quais as ideias aqui?
Unidade e Comunhão de corpo
Unidade e comunhão de objetivo e missão
1Pedro 3.7 NAA
7 Maridos, vocês, igualmente, vivam a vida comum do lar com discernimento, dando honra à esposa, por ser a parte mais frágil e por ser coerdeira da mesma graça da vida. Agindo assim, as orações de vocês não serão interrompidas.
1Coríntios 7.3–5 NAA
3 Que o marido conceda à esposa o que lhe é devido, e também, de igual modo, a esposa, ao seu marido. 4 A esposa não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim o marido; e também, de igual modo, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim a esposa. 5 Não se privem um ao outro, a não ser talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para se dedicarem à oração. Depois, retomem a vida conjugal, para que Satanás não tente vocês por não terem domínio próprio.
Envolve a benção da procriação - Gn 1.27-28
Gênesis 1.27–28 NAA
27 Assim Deus criou o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 28 E Deus os abençoou e lhes disse: — Sejam fecundos, multipliquem-se, encham a terra e sujeitem-na. Tenham domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.
Envolve a observância dos princípios Divinos.
Gênesis 2.16–17 NAA
16 E o Senhor Deus ordenou ao homem: — De toda árvore do jardim você pode comer livremente, 17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal você não deve comer; porque, no dia em que dela comer, você certamente morrerá.
A observância do principio estabelecido pelo Senhor resultaria em:
Vida abundante
felicidade
ambiente familiar proporcionado pelo Abençoador
Por outro lado, a infidelidade traria consequências, Gn 3.1-6
Gênesis 3.1–6 NAA
1 Mas a serpente, mais astuta que todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito, disse à mulher: — É verdade que Deus disse: “Não comam do fruto de nenhuma árvore do jardim”? 2 A mulher respondeu à serpente: — Do fruto das árvores do jardim podemos comer, 3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus disse: “Vocês não devem comer dele, nem tocar nele, para que não venham a morrer.” 4 Então a serpente disse à mulher: — É certo que vocês não morrerão. 5 Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerem, os olhos de vocês se abrirão e, como Deus, vocês serão conhecedores do bem e do mal. 6 Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto e comeu; e deu também ao marido, e ele comeu.
Consequência:
Os problemas familiáres tiveram início
Os problemas se agravaram, Gn 4.8
Gênesis 4.8 NAA
8 Caim disse a Abel, seu irmão: — Vamos ao campo. Estando eles no campo, Caim se levantou contra Abel, o seu irmão, e o matou.
Revista
Deuteronômio 30.15–20 NAA
15 — Vejam! Hoje coloco diante de vocês a vida e o bem, a morte e o mal. 16 Se guardarem o mandamento que hoje lhes ordeno, que amem o Senhor, seu Deus, andem nos seus caminhos e guardem os seus mandamentos, os seus estatutos e os seus juízos, então vocês viverão e se multiplicarão, e o Senhor, seu Deus, os abençoará na terra em que estão entrando para dela tomar posse. 17 Mas, se o coração de vocês se desviar, e não quiserem ouvir, mas forem seduzidos, se inclinarem diante de outros deuses e os servirem, 18 então hoje lhes declaro que, certamente, perecerão; não permanecerão muito tempo na terra na qual, passando o Jordão, vocês vão entrar para dela tomar posse. 19 Hoje tomo o céu e a terra por testemunhas contra vocês, que lhes propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolham, pois, a vida, para que vivam, vocês e os seus descendentes, 20 amando o Senhor, seu Deus, dando ouvidos à sua voz e apegando-se a ele; pois disto depende a vida e a longevidade de vocês. Escolham a vida, para que habitem na terra que o Senhor, sob juramento, prometeu dar aos pais de vocês, a Abraão, Isaque e Jacó.
Mateus 7.24–27 NAA
24 — Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. 25 Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e bateram com força contra aquela casa, e ela não desabou, porque tinha sido construída sobre a rocha. 26 E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que construiu a sua casa sobre a areia. 27 Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e bateram com força contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.
III. A família é uma instituição que sofre ameaças dede o início da Criação
Gênesis 3.14–17 NAA
14 Então o Senhor Deus disse à serpente: — Por causa do que você fez, você é maldita entre todos os animais domésticos e entre todos os animais selvagens. Você rastejará sobre o seu ventre e comerá pó todos os dias da sua vida. 15 Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela. Este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar. 16 E à mulher ele disse: — Aumentarei em muito os seus sofrimentos na gravidez; com dor você dará à luz filhos. O seu desejo será para o seu marido, e ele a governará. 17 E a Adão disse: — Por ter dado ouvidos à voz de sua mulher e comido da árvore que eu havia ordenado que não comesse, maldita é a terra por sua causa; em fadigas você obterá dela o sustento durante os dias de sua vida.
O silêncio de Adão
Larry Crabb Onde estava Adão quando a serpente tentou Eva?...
Gênesis 3.6 NAA
6 Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto e comeu; e deu também ao marido, e ele comeu.
O desconforto produzido pelo pecado.
Gênesis 3.9–10 NAA
9 E o Senhor Deus chamou o homem e lhe perguntou: — Onde você está? 10 Ele respondeu: — Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi.
De uma vida familiar:
Alegre
desfrutanto do paraíso
Agora a família passa por um desconforto, medo.
Revista
A perda do paraíso
Gênesis 3.15–24 NAA
15 Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela. Este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar. 16 E à mulher ele disse: — Aumentarei em muito os seus sofrimentos na gravidez; com dor você dará à luz filhos. O seu desejo será para o seu marido, e ele a governará. 17 E a Adão disse: — Por ter dado ouvidos à voz de sua mulher e comido da árvore que eu havia ordenado que não comesse, maldita é a terra por sua causa; em fadigas você obterá dela o sustento durante os dias de sua vida. 18 Ela produzirá também espinhos e ervas daninhas, e você comerá a erva do campo. 19 No suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, pois dela você foi formado; porque você é pó, e ao pó voltará. 20 E o homem deu à sua mulher o nome de Eva, por ser a mãe de todos os seres humanos. 21 O Senhor Deus fez roupas de peles, com as quais vestiu Adão e sua mulher. 22 Então o Senhor Deus disse: — Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal. É preciso impedir que estenda a mão, tome também da árvore da vida, coma e viva eternamente. 23 Por isso o Senhor Deus o lançou fora do jardim do Éden, para cultivar a terra da qual havia sido tomado. 24 E, depois de lançar fora o homem, Deus colocou querubins a leste do jardim do Éden e uma espada flamejante que se movia em todas as direções, para guardar o caminho da árvore da vida.
Tempo de restauração:
Gênesis 3.15 NAA
15 Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela. Este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar.
OBS: Aponta para aquele que traz calento e esperança a família, Jesus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more