aconselhai-vos mutuamente
retiro mulheres Nuc. 3 • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 19 viewsNotes
Transcript
subtema: virtudes ligadas ao aconselhamento.
subtema: virtudes ligadas ao aconselhamento.
virtudes relacionadas ao nosso proximo.
texto: colossenses 3.12-15
proposição: como crentes precisamos por em pratica virtudes que nos foram recomnedadas.
transição: vejamos nesta noite algumas virtudes ligadas ao aconselhamento.
aconselhei-vos
admoestar; instruir
O verbo noéō significa “dirigir a mente para”. A princípio, ele é usado no sentido amplo de “perceber”, mas depois passa a significar apenas “perceber mentalmente” e, em seguida, “pensar”, “entender”, “pretender” e “conhecer” como uma função da mente (noús). Na LXX, o órgão de noeín é, muitas vezes, o coração (kardía), contudo a esfera de noeín é sempre mental. No NT, o verbo tem sentidos tais como “notar”, “compreender”, “reconhecer”, “entender” e “imaginar”.
1. virtudes diretamente relacionadas ao nosso proximo.
revseti-vos como eleitos
“Revistam-se” é repetição do verso 10. E a palavra “portanto” significa (ampliando o seu sentido): “Já que em princípio vocês receberam a Cristo em seu coração, sejam, portanto, na prática – sim, plenamente – o que têm professado ser,
escolhido (de Deus) s. — uma pessoa que foi escolhida pelo Deus de Israel para um propósito particular.
“A eleição afeta a vida em todas as suas fases; não é abstrata. Apesar de pertencer ao mandado de Deus desde a eternidade, ela se torna uma força dinâmica no coração e vida dos filhos de Deus. Produz frutos. É uma eleição não somente para a salvação, mas definitivamente também para o serviço (como um elo da corrente).
santos; santo (puro) adj. — ter as características de pureza ritual ou moral; o contexto enfatiza frequentemente um ou outro.
compaixao v.12a
“ternos afetos de misericórdia”
afetos; entranhas- compaixao; compaixão ⇔ entranhas s. — um profundo sentimento de compaixão; característica de um fator psicológico entendida como as entranhas.
ter misericordia de algume.
coração compassivo indica um sentimento muito profundo, “um anseio com a afeição profunda de Cristo Jesus” (Fp 1.8).
2. bomdade v.12
bondade (qualidade) s. — a qualidade de ser bondoso, atencioso, gentil, humano e solidário.
A próxima qualidade é a bondade. Essa é a benevolência do coração conferida pelo Espírito, oposta a malícia, ou perversidade, mencionada no v.8
3. humildade. 12
Humildade – virtude desprezada pelos pagãos (como notado anteriormente) – é também mencionada como uma qualidade que os crentes devem se esforçar mais e mais por adquirir.
A pessoa que é bondosa para com os outros geralmente não possui um conceito muito elevado de si mesma. (humildade)
4. mansidão. v.12
mansidão s. — agindo de uma forma que é gentil, suave e calmo.
A mansidão, mencionada a seguir, definitivamente não é fraqueza ou oscilação, uma característica da pessoa que está pronta a se curvar ante qualquer brisa. É submissão sob provocação, a disposição de sofrer injúria em vez de praticá-la. Moisés é um exemplo marcante (Nm 12.3).
5. paciencia. 12
“longaniminidade”
paciência s. — resistência do paciente à dor ou infelicidade.
6. suportar v.13
aguentar (suportar) v. — suportar algo desagradável ou difícil, quer seja para si mesmo ou em nome de outra pessoa.
7. perdão. v.13
8. amor v.14
vinculo da perfeição; conexão ⇔ vínculo s. — uma conexão com base no parentesco, casamento ou interesse comum, compreendida como alguma coisa que fixa várias partes juntas (como em um navio).
ligamento, laço. o elo da perfeição
perfeição; maturidade.
Essa supremacia do amor – note o “acima de todas as coisas” – é clara também a partir de 1 Coríntios 13.13. O amor encabeça a lista dos “frutos do Espírito” (Gl 5.22)
O amor, então, é “o elo da perfeição” no sentido de que é aquilo que une os crentes, fazendo-os prosseguir adiante, em direção ao alvo da perfeição.
O Pastor e o Aconselhamento: Um Guia Básico para Pastoreio de Membros em Necessidade (O Método > Capítulo Três: Seu Método: Como Você Faz Aconselhamento?)
Você ouve o problema – para entender o contexto de vida e dos problemas da pessoa (Pv 18.2, 13; Tg 1.19).• Você considera as respostas do coração – como o coração da pessoa está respondendo a Deus, ao ego, aos outros e às circunstâncias (Pv 20.5).• Você fala a verdade em amor – a fim de ensinar, confortar, advertir, encorajar, aconselhar e admoestar de modo apropriado (2 Co 1; Cl 3.16; 1 Ts 5.14).