(Êx 9:13-35) O SENHOR do Egito - A Sétima Praga: Chuva de Pedras

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 14 views
Notes
Transcript

O relato mais longo das pragas. Estamos nos aproximando do clímax do confronto entre o Deus de Israel e os deuses do Egito.
13-16 >> A razão e o propósito das pragas
De manhã cedo… Deixe o meu povo ir. O padrão do encontro e do ciclo das pragas e a repetição da razão da libertação.
Todas as minhas pragas. Se refere ou a força da sétima praga, ou ao início da terceira cessão em unidade com as duas últimas pragas que se seguirão.
Para que você saiba que em toda a terra não há ninguém semelhante a mim. O primeiro propósito da praga: A Singularidade da onipotência de Deus. Deus era maior do que o Faraó.
Para que o meu nome seja anunciado em toda a terra. O segundo propósito: A universalidade do louvor a Deus. As pragas tinham implicações globais. Junto do verso 29 vem um terceiro propósito: a autoridade ilimitada sobre toda a criação. As pragas eram demonstrações sobrenaturais do poder de Deus sobre o mundo que ele criou.
Deus realizou os mesmos propósitos por meio da morte e ressurreição de JesusCristo. Ao ressuscitar Jesus no terceiro dia, Deus manifestou seu poder sobre o pecado e a morte. Agora, a boa-nova da salvação em Cristo é proclamada no mundo inteiro para que o nome de Deus seja louvado em toda a terra.
17-26>> A grande praga e as duas reações
Como nunca houve. A glória de Deus no juízo e na natureza: Sl 18:11-13 “Das trevas fez um manto em que se ocultou; escuridade de águas e espessas nuvens dos céus eram o seu pavilhão. Do resplendor que diante dele havia, as densas nuvens se desfizeram em granizo e brasas chamejantes. Trovejou, então, o Senhor, nos céus; o Altíssimo levantou a voz, e houve granizo e brasas de fogo.”
Temiam a palavra do SENHOR… aqueles, porém que não se importavam. Há basicamete duas maneiras de reagir a Deus: uma é temer a sua Palavra; a outra é ignorá-la. Temer a Palavra de Deus significa crer na boa-nova sobre Jesus Cristo, aceitá-lo como Salvador e Senhor. Ignorar a Palavra de Deus significa não fazer nada. O que acontecerá com esses? Ap 16:17-18 “Então, derramou o sétimo anjo a sua taça pelo ar, e saiu grande voz do santuário, do lado do trono, dizendo: Feito está! E sobrevieram relâmpagos, vozes e trovões, e ocorreu grande terremoto, como nunca houve igual desde que há gente sobre a terra; tal foi o terremoto, forte e grande.” Ap 16:21 “também desabou do céu sobre os homens grande saraivada, com pedras que pesavam cerca de um talento; e, por causa do flagelo da chuva de pedras, os homens blasfemaram de Deus, porquanto o seu flagelo era sobremodo grande.”
27-35 >> A falsa confissão de pecado
Desta vez pequei… Orem ao SENHOR. Dessa vez Faraó não só pede que orem, mas confessa seu pecado.
(1) Faraó não confessou seus pecados a Deus. Spurgeon chama isso de Fé condenadora: “Existem pessoas que nunca oram pessoalmente, mas clamam aos amigos: ‘Orai ao Senhor por mim’. Há uma medida de fé que serve para aumentar a condenação de um homem, já que ele deveria saber que, se aquilo em que ele acredita é verdadeiro, a coisa correta a fazer seria orar pessoalmente”. Quando alguém se arrepende de verdade, leva seus pecados diretamente a Deus;
(2) O Faraó não confessou todos os seus pecados, “Esta vez pequei”;
(3) Faraó não abandoneu seus pecados. Ele sentia por causa do sofrimento, mas não por causa do pecado. Odiava as consequências do pecado, mas não o pecado em si.
APLICAÇÃO
Devemos saber que tudo o que Deus faz é para a sua glória. Quando Deus salva e quando Deus julga, é pra que o seu nome seja conhecido em toda terra. Nossa alegia deve estar nisso, em que o nome do Senhor está sendo glorificado, e portanto, nossa vida deve ser pra esse fim, glorificar o nome do SENHOR;
Devemos temer a Palavra do Senhor, e não ser indiferentes, como foram aqueles que a ignoraram e foram destruídos. Deus deu o aviso, ele anunciou, todos sabem, agora precisamos nos refugiar. O juízo virá, precisamos para o lugar seguro. Só Cristo é esse lugar. Não espere para dia do Juízo. Seu juízo pode acontecer hoje, agora Lc 12:20 “Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?”
Confesse seu pecado, vá diretamente a Deus, e abandone o pecado. Ore sinceramente, e se arrependa de verdade. Não seja como o Faraó, que quanto sofria, mas endurecido ficava: Pv 28:13 “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.”
Related Media
See more
Related Sermons
See more