Paulo em Éfeso: Superstição e Arrepedimento
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 66 viewsNotes
Transcript
8 >> A Pregação do Reino de Deus
Falava ousadamente, discutindo e persuadindo.
Reino de Deus. A pregação do Reino e do Evangelho são a mesma coisa. O Reino cresce pelo evangelho, e o evangelho é a boa notícia de que Jesus reina no céu, e no coração e vida de seu povo, depois de ter triunfado sobre a cruz.
At 20:24-25 “Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus. Agora, eu sei que todos vós, em cujo meio passei pregando o reino, não vereis mais o meu rosto.” At 28:30-31 “Por dois anos, permaneceu Paulo na sua própria casa, que alugara, onde recebia todos que o procuravam, pregando o reino de Deus, e, com toda a intrepidez, sem impedimento algum, ensinava as coisas referentes ao Senhor Jesus Cristo.”
9-10 >> Os teimosos e os temerosos
Teimosos e descrentes, falando mal do Caminho. Uma minoria de judeus, teimosos (de coração endurecido), incrédulos (a incredulidade é a mãe de todos os pecados, falavam mal do Caminho (como era chamado o cristianismo em seu início. Só há um Caminho! [para vida eterna]
… se afastou deles. Paulo fez o que era sua responsabilidade. Ele não podia mudar o coração. O que lhe restava era se afastar. Não temos parte com aqueles que falam mal do Caminho.
Escola de Tirano. Um local que pertencia a uma homem apelidado de Tirano, que era talvez professor nessa escola e foi assim apelidado por seus alunos. Paulo usou aquele espaço para ensinar a Palavra de Deus diariamente. Em outro lugar é dito que Paulo fez isso os quase três anos em que esteve em Éfeso, de 11h até 16h, todos os dias. Era o horário em que Tirando não usava o espaço pq as pessoas costumavam descansar nesse horário quente. Provavelmente muitos discípulos de Paulo saíram daqui e se tornaram pregadores, missionários e pastores.
ouviram a palavra do Senhor. A marca da igreja, de sua saúde e de seu crescimento!
11-12 >> Milagres Extraordinários
Deus, pelas mãos de Paulo. Fica claro que os milagres eram obras de Deus através dos apóstolos. Diferente do que se vê hoje, em que o indivíduo age como se detivesse o poder.
Milagres extraordinários… lenços e aventais. O milagre por si só já é algo extraordinário, mas Lucas adiciona que esse milagres era extraordinários. Milagres já são fora do comum, e estes mais ainda. As pessoas foram curadas e libertas pegando nos objetos de uso pessoal de Paulo. Algo parecido aconteceu com Pedro At 5:15 “a ponto de levarem os enfermos até pelas ruas e os colocarem sobre leitos e macas, para que, ao passar Pedro, ao menos a sua sombra se projetasse nalguns deles.”
Esses milagres não são feitos mais dessa forma. Ninguém detém o dom do milagre, como os apóstolos detiveram. Os milagres cessaram.
Os milagres eram um sinal da autoridade de Jesus e dos apóstolos Hb 2:3-4 “como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; dando Deus testemunho juntamente com eles, por sinais, prodígios e vários milagres e por distribuições do Espírito Santo, segundo a sua vontade.” Mt 9:6 “Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados —disse, então, ao paralítico: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa.” 2Co 12:12 “Pois as credenciais do apostolado foram apresentadas no meio de vós, com toda a persistência, por sinais, prodígios e poderes miraculosos.”
Os ligres não são um fim em si mesmo, eles apontam para a mesangem. FALAR DO BISPO MACÊDO E DA TRANSFORMAÇÃO DA ÁGUA EM VINHO.
13-17 >> Os falsos profetas e o demônio
nome de Jesus. O nome de Jesus representa o seu caráter. Não deve ser usado de modo supersticioso, como se pronunciar o nome ‘Jesus” tivesse algum poder sobre a matéria. Isso é autoajuda.
Mas vocês, quem são. Aquelas pessoas queria usar Jesus, sem conhê-lo. São zombados pelo demônio, que conhecia Jesus melhor do que eles, e que não os conhecia.
18-20 >> Verdadeiro arrependimento
Confessando e denunciando… suas próprias obras. Uma bela descrição do arrependimento. As pessoas confessavam seus pecados, reconheciam suas fraquezas e que precisavam mudar. Denunciavam a si mesmas. E fizeram isso publicamente. Todos sabiam que elas não se consideravam melhor do que ninguém, e que a vida mudou.
seus livros, queimaram diante de todos… cinquenta mil denários. Um prática comum em Éfeso era a magia, advinhação, consuta aos mortos etc. Os efésios tinham a terceira maior biblioteca da época. Um denário correspondia a um dia de trabalho.
a palavra do Senhor crescia e prevalecia poderosamente. O crescimento da igreja era descrito pelo poder e crescimento da Palavra de Deus. A ênfase sobre o ensino, a aplicação, e a disseminação da Palavra. Se uma igreja VERDADEIRA cresce, a Palavra cresce; mas se a Palavra cresce, se dá-se muita ênfase na Palavra a igreja pode não crescer em quantidade, mas certamente crescerá em santidade e vida.
APLICAÇÃO
Não seja teimoso com a Palavra, não lute contra ela. Se renda a Palavra, aprenda, escute, e obedeça a Palavra. Não com fé cega, mas com entendimento.
Não seja supersticioso, acreditando que algum objeto ou alguma prática diferente vai salvar você, isso não é cristianismo, isso mandinga, candomblé, espiritismo, ou catolicismo popular, religião oriental. Você precisa apenas enteder a Palavra, crer na Palarva, e viver a Palavra. Não acredita nessas igrejas que dão ênfase em milgres. Isso é mentira.
Se arrependa dos seus pecados, abandone aquilo que afasta você de Deus. Coisas ruins, mas também coisas boas de que você feito mau uso. Lance fora. Perca um olho, uma mão, mas não perca sua alma.