DEUS NOS USA PARA A SUA OBRA
Atos • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 27 viewsDeus salvando os povos de todas as nações, usando a pregação do seu servo A missão de Deus. O ide do povo de Deus
Notes
Transcript
Introdução
Introdução
Texto Base: Atos 8.26-40
É maravilhoso poder pensar em como Deus usa o seu povo para que o Evangelho chegue a cada pessoa. Poderíamos sentar em roda e falarmos sobre como conhecemos a Jesus. Alguns diriam que sempre ouviu de seus pais, avós, tios. Outros, ouviram na casa de um vizinho, amigo, colega. Outros, tiveram curiosidade e ouviu na Igreja. A verdade é que Deus nos alcançou, Glória a Deus. E sabemos que não é de hoje que Deus faz assim, Ele levanta homens, mulheres, crianças para pregarem o Evangelho. O melhor de tudo, Ele quer nos usar. A história da Igreja mostra que nada pode parar os servos de Deus quando estamos pregando o Evangelho, nem mesmo a morte! O apóstolo Paulo chega a dizer que se o Evangelho não for pregado por mim, eu estou indo contra os desígnios de Deus.
Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho!
Precisamos ser firmes e lembrar que se o Evangelho chegou até nós, é porque um dia homens se levantaram, sairam da sua zona de conforto e pregaram o Evangelho. Se não pregarmos, Deus levantará outros, porém além de ser uma obrigação é também um privilégio.
Gostamos muito de contar novidades para os amigos e familiares. Se compramos um carro, uma casa, se mudamos de emprego, se vão ter um bebê, muitas vezes não conseguimos segurar a emoção e a euforia. Devemos ser assim com o Evangelho, pois são as Boas Novas de salvação. O que é melhor que a salvação? Um sorteio valendo um carro ou uma casa? Claro que não! Nada é melhor que a salvação em Jesus Cristo. Por isso, temos que nos alegrar na salvação que recebemos através de Jesus e contarmos com alegria.
Hoje, o diácono Filipe vai nos ajudar entender isso. Filipe foi um escolhidos para servir às mesas, em Atos 6. Filipe era um homem de boa reputação, de fé e sabedoria. Foi um dos escolhidos, juntamente com Estêvão e outros 5 que também foram escolhidos. Depois da morte de Estêvão, muitos foram dispersos. Filipe desceu e foi para a Samaria, como está escrito em Atos 8.5 “Filipe, descendo à cidade de Samaria, anunciava-lhes a Cristo.” Olhando para Filipe, podíamos pensar que Ele não precisava de pregar, pois era um diácono e sua função era servir às mesas, porém o chamado da pregação era pra todos e Deus nos usa! Filipe anuciava a Cristo, era o que importava pra Ele, para Paulo 1Co 1.23 “mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios;” e deve ser para nós também.
Devemos sempre estar disponíveis para sermos usados por Deus. Que a nossa agenda e os nossos compromissos não sejam um empecilho, mas um meio da graça de Deus para nos usarmos onde estivermos. Lembre-se, você deve pregar o Evangelho e Deus quer te usar. Que combinação maravilhosa!
Vamos ver hoje a maneira que Deus salvou um homem e provalvemente uma nação. Vamos dividir em três partes, para ficar mais fácil de compreender.
Primeira Parte
I- Condução de Deus
Deus é soberano, irmãos! Como vimos, Filipe estava pregando o Evangelho em Samaria e Deus estava realizando vários milagres. Isso é muito bom. Todo pastor, pregador que pregar e as pessoas se converterem. Estava acontecendo isso com Filipe. Filipe levou a Alegria de Jesus para aquela cidade. Penso que esse é o objetivo de um líder, ser usado por Deus e ver Deus agindo na vida das pessoas.
Osborne comenta Gaza é a cidade mais ao sul de Israel, um importante pólo comercial reconstruído pelos romanos na rota para o Egito. A menção para a “estrada desértica” é uma provável referência para a antiga cidade destruída por Alexandre Janeu em 96–98 a.C., que ficara essencialmente em ruínas. Essa é a estrada em que ele estava prestes a encontrar o eunuco.
Esse etíope tinha origem de Núbia, no sul do Egito. Ele era eunuco, portanto, ele era castrado, com isso, conseguia ter cargos mais altos porque era menos propenso para ter prazer e assim, era mais fácil de confiar. Ele era um oficial poderoso, pois era responsável por todo o tesouro da nação, de sua rainha, Candace.
Há comentaristas que dizem que ele era um prosélito, um novo convertido no judaísmo. Mesmo que não fosse, o que sabemos é que ele era temente a Deus e por causa que era eunuco, havia muitas limitações nas festas e no templo em Jerusalém, nem podia entrar. Ele havia viajado para Jerusalém e sabia disso, mas não deixou de ir. Provavelmente Lucas, o autor do livro de Atos, tenha dado esse enfoque porque em Isaías 56.3-5 mostra que Deus daria um novo lugar para os estrangeiros e eunucos.
Esse eunuco só poderia saber disso se conhece o Evangelho de Cristo. Deus conduziu Filipe para a carruagem desse homem. Ele estava numa estrada bem deserta, o sol estava raxando, não tinha como ficar bem, e mais ainda, quando ele a vista a carrugem, o Espírito diz a Filipe para correr e acompanhar. Uma carruagem corre a mais de 40km/h, ele teve que correr bastante e assim, ouviu que o Etiope estava lendo o profeta Isaías.
Até aqui parece uma história de filme. Você está num lugar e recebe uma missão sem entender, para um lugar que não faz sentido e muito mais, correr atrás de um carro. Se Filipe fosse pensar racionalmente, ele diria? Eu não vou fazer isso. Mas Ele sabia que era a direção de Deus.
Para sabermos o que Deus quer de nós, precisamos estar cheios do Espírito. Paulo a Igreja de Efésios diz Ef 5.17-21
Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.
Encher do Espírito não é algo místico. Procurar a vontade de Deus não é ir em uma direção com medo de não ser aqui o nosso lugar. Precisamos entender que tudo que fizermos é para a Glória de Deus. Se somos casados, é para glória de Deus, vamos amar profundamente, mandar o orgulho embora, os olhares impuros, se somos pais, vamos ensinar os nossos filhos na disciplina e admoestação do Senhor. Somos empregados? Seja o melhor, faça isso para glorificar a Deus. Somos crentes? Toda a sua vida é para Deus? Não há uma divisão da nossa vida secular e da Igreja, tudo o que somos é para glória de Deus. Se Deus está te chamando para servir na sua escola, no seu trabalho, ou se é para ir para um seminário, até mesmo para outro país, VAI! Não hesite. Não duvide, apenas vá! Eu te garanto, não haverá um lugar melhor do que obedecer ao chamado de Deus.
Que sejamos como Filipe, obedientes ao ouvir a voz do Espírito. Diferente de Jonas, Filipe levantou e foi! Eu preciso ser usado por Deus onde Ele quiser. Tenho que estar sensível a voz de Deus. Para Filipe o melhor era Samaria, era onde Deus estava movendo os corações, mas nesse momento Deus queria usar Filipe numa estrada deserta.Amém!
Primeira parte, vimos a condução de Deus.
Segunda parte, A pregação de Filipe
II- Pregação de Filipe
O que será que Filipe estava pensando quando foi atrás da carruagem? Ele não sabia o que esperava por ele. Mas sabemos de algo, Filipe estava pronto para pregar. Ele pregou quando a igreja começou a se dispersar em Samaria, e aqui novamente, ele está pronto para pregar. Um bom servo de Cristo sabe que não é sobre a nossa capacidade ou retórica, mas sobre a dependência do poder de Deus.
O Eunuco estava lendo uma passagem de Isaías, que está lá Is 53.7-8 “Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca. Por juízo opressor foi arrebatado, e de sua linhagem, quem dela cogitou? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo, foi ele ferido.” Ele não sabia o que essa passagem realmente dizia. Eu acho fantástico a forma como Filipe entendia de pregação/evangelização.
Filipe ouve essa passagem e pergunta, compreende o que vens lendo? A resposta parece imedianta do eunuco, Como vou entender se ninguém me explicar? O eunuco pergunta, a quem se refere o profeta? Fala de si mesmo ou de algum outro? Filipe podia simplesmente dizer, é sobre Jesus, e pronto. Pergunta respondida. Porém, no versículo diz At 8.35 “Então, Filipe explicou; e, começando por esta passagem da Escritura, anunciou-lhe a Jesus.”
Filipe anunciou, ele deve ter passado pelas passagens do AT que falavam de Jesus, mostrando que Ele era o Messias, o servo sofredor e que todas as coisas apontava para o Filho de Deus. Isso é magnífico. A pregação era sobre Jesus, quem é Jesus, porque Jesus morreu… Ele não ficou debatendo coisas do momento sobre as coisas terrenas ou passageiras, mas anunciou a CRISTO, o SALVADOR! AQUELE QUE DEVE SER ADORADO E EXALTADO! ALELUIA.
E não deve ser diferente de nós, irmãos. Não podemos esquecer de Cristo. Se temos algum amigo, algum conhecido sem esperança, sem entender a graça de Deus, não fique falando que vai dar tudo certo ou que precisa ter esperança ou alegria, mas se não conhecem a Cristo, isso não vai mudar em nada. Precisamos sim, levar a esperança e alegria, quando pregamos a Cristo! Em Samaria, Filipe pregou, pessoas foram curadas e o texto diz que houve grande alegria naquela cidade. Se queremos ver pessoas felizes, preguem a Cristo. Casamentos restaurados, preguem a Cristo. Familias estruturadas, preguem a Cristo. E o mais importantes, Vidas salvas eternamente, preguem a Cristo!
Temos uma grande missão pela frente. Em Palminópolis, em Goiás, no Japão e no mundo. Onde Deus está te chamando? A verdade é, pregue a Palavra de Deus onde estiver. Que sejamos aqueles que perguntam, compreendes o que vens lendo? Que sejamos vasos de barros nas mãos de Deus. Seja em um discipulado, em uma conversa informal, em um encontro inesperado, mas que Cristo seja conhecido por todos! Levantemos os olhos e vejamos os campos brancos para a ceifa. Diga Eis-me aqui Senhor para a sua vontade. Amém!
Terceira etapa que temos no texto é a conversão do Etíope.
III- Conversão do Etíope
Filipe pregou o evangelho! O Espírito convenceu do pecado, da justiça e do juízo. Esse homem que antes, nem sabia quem era a quem se referia o profeta, agora conhece o seu salvador. Ele teve um encontro com Jesus. De fato, isso é loucura, mas isso é o poder de Deus. Deus salva, Ele continua salvando homens e mulheres para a Sua glória.
Filipe deve ter explicado a grande comissão, que era preciso fazer discípulos, batizando em nome do pai, do filho e do espírito santo e que fossem guardadas no coração o Evangelho. O Eunuco vê a importância do batismo, a confissão pública que Jesus é o Senhor e salvador de sua vida. Alegria no céu por um pecador se arrependendo.
Qual foi a última vez que vimos pessoas se converterem? Nosso papel de fato não é converter ninguém, precisamos pregar o Evangelho, o Espírito fará a obra. Porém, devemos ter algo em mente, será que estamos pregando o evangelho de fato, a ponto de vermos pecadores se arrependendo? Temos que pedir a Deus mais intrepidez, coragem, ousadia para pregar. Paulo pede oração para quando vai pregar o Evangelho, pois sabe que somente assim será eficaz. Aos tessalonicenses ele chega a dizer 1Ts 1.5 “porque o nosso evangelho não chegou até vós tão somente em palavra, mas, sobretudo, em poder, no Espírito Santo e em plena convicção, assim como sabeis ter sido o nosso procedimento entre vós e por amor de vós.”
O evangelho de Deus traz restauração, traz cura, traz paz! Traz sentido para a vida. Cremos nisso, por isso estamos no Japão. A única esperança para este país é Jesus e queremos que Jesus seja conhecido por todos os japoneses.
Essa história traz algo tão marcante para nós. Aquele que não podia nem entrar no templo por ser um eunuco, agora tem o seu nome escrito no livro da Vida. Aquele que era rejeitado pelos religiosos, é aceito na família da fé. O Evangelho é para salvação! Este homem sai dali cheio de júbilo! Houve salvação! E Filipe é arrebatado e o eunuco não o viu mais. Não sabemos a razão, mas era algo sobrenatural. Quero citar novamente Osborne, ele comenta o Espírito orquestrou cada detalhe desse significativo evento na história da extensão global da igreja. A Bíblia não fala mais sobre o Eunuco, a não ser o que Irineu e Eusébio citam, dizendo que ele se tornou um missionário do povo Etíope. E Filipe foi encontrado em Azoto. Mais uma vez, ele sai dali e continua pregando o evangelho. Ambos tem uma experiência marcante, e os dois saem felizes e pregando o Evangelho. Essa é a consequência da vinda da salvação.
Como foi a sua salvação? Entenda, esse foi o maior milagre de Deus na sua vida. Estávamos mortos e ganhamos vida. Estávamos perdidos e fomos encontrados. Fomos libertos do império das Trevas e fomos transportados para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados. As Boas-Novas de Jesus é que Ele continua salvando pecadores como vocês e eu. Não somos salvos pelas nossas obras ou méritos, é exclusivamente graça. Somos merecedores do inferno, da condenação! Por isso, quando há conversão em nosso meio, louve a Deus, glorifique a Ele, pois estamos vendo o maior milagre!
Para concluirmos. Vimos que Deus quer nos usar para a Sua obra e precisamos estar atentos e disponíveis, com o coração cheio do Espírito!
E nessas três etapas,
Vimos a condução de Deus na vida de Filipe, que ouviu e obedeceu a Deus.
Vimos a pregação de Filipe que pregou com intrepidez o Evangelho de Jesus
E por último, vimos a conversão do Etíope, que trouxe salvação e grande alegria.
Sejamos firmes irmãos, vamos avançar com o Reino de Deus! Oremos.